24 Horas TT Vila de Fronteira: Portugueses dão luta aos franceses | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

24 Horas TT Vila de Fronteira: Portugueses dão luta aos franceses

José Luis Abreu by José Luis Abreu
6 Dezembro, 2025
in TT
A A
24 Horas TT Vila de Fronteira: Portugueses dão luta aos franceses

Share on FacebookShare on Twitter

A 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira está a confirmar ser uma das mais emblemáticas corridas de resistência da Europa, capaz de reunir mais de 300 pilotos e largos milhares de pessoas ao longo do percurso.
As primeiras horas foram dominadas pela equipa portuguesa formada por Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes.

Ao início da tarde, as boxes começaram a agitar-se com as últimas verificações (pressão de pneus, testes de iluminação e outros acertos) para a grande aventura. Pouco depois, os 81 veículos começaram a tomar o seu lugar na grelha de partida, era uma vista verdadeiramente impressionante com carros a preencher toda a reta da meta. Nessa altura, viam-se sorrisos e reinava a boa disposição entre pilotos, mecânicos, managers, entre os quais estava João Ferreira, que esteve em Fronteira antes do Dakar, e patrocinadores, que aproveitaram para imortalizar o momento junto dos seus carros, todos eles decorados de forma exuberante.

Foi num ambiente vibrante que os pilotos deram início à 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, uma maratona que coloca à prova a resistência de pilotos e máquinas, e houve quem não tivesse aguentado muito. A corrida ainda estava no início e já havia equipas nas boxes com problemas mecânicos.

Artigos relacionados

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

11 Junho, 2026
Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

11 Junho, 2026

Na partida, Laurent Poletti (MMP Buggy) surpreendeu Luís Cidade (Can-Am Maverick R), que largava da pole, e assumiu o comando. Essa vantagem durou pouco e, no final da primeira volta, era o piloto português quem liderava, com 30 s de avanço. A luta entre os dois foi emocionante, com o francês recuperar o primeiro lugar, mas a ser novamente ultrapassado por Luís Cidade, que admitiu “o ritmo era muito rápido, talvez não fosse o mais indicado para uma prova de resistência”.

Concluídas as primeiras três horas, os carros da categoria E, com as especificações técnicas FIA e do Campeonato de Endurance francês, estavam na frente. A equipa portuguesa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R) liderava com 8m.46 de vantagem sobre o segundo classificado. “A partida não correu muito bem, mas a meio da primeira volta já estava na frente. Imprimi um andamento bastante forte e fui ganhando tempo ao Poletti, mas nas ultrapassagens ele arriscou mais, recuperou terreno e chegou a ultrapassar-me. Depois, forcei novamente o ritmo e recuperei a liderança”, explicou Luís Cidade, que fez o primeiro turno de condução.

Em cima das três horas deu-se um golpe de teatro com a paragem da equipa Laurent Poletti/Ronald Basso/Tiago Reis (MMP Buggy) por falta de gasolina. Essa falha permitiu à equipa luso-francesa Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Nicola Cassiede (AC Nissan Proto) assumir o segundo lugar. “É um terreno complicado, mas estamos a andar depressa e a cumprir o nosso plano. Perdemos três minutos devido a problemas elétricos. Vamos manter um ritmo vivo até final”, disse Nicola Cassiede.

A equipa Gustavo Moura/Maria Luís Gameiro/Luís Carneiro/Gonçalo Moura/Gustavo Moura (Can-Am Maverick) subiu ao terceiro lugar da geral e primeiro da categoria Challenger.

Com o anoitecer aumentaram as dificuldades, foi a altura de os pilotos mais experientes assumirem o volante e avançarem para a noite de Fronteira. A troca de pilotos deu uma animação extra à zona de boxes, que mais parecia uma feira iluminada pelas luzes dos carros e das lanternas na cabeça dos mecânicos. Do lado de fora, as tendas de apoio eram espaços de restauração, onde a cozinha francesa desafiava os churrascos portugueses. Isto é Fronteira.

A emoção vivida nas primeiras horas com a luta pelas posições secundárias deixa antever uma corrida disputada até às 15h00 de amanhã, altura em que termina mais uma edição desta clássica do todo-o-terreno.

Consulte as classificações em direto: CLIQUE AQUI

A 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira tem três Zonas Espetáculo, onde o público pode observar em segurança o desenrolar da prova. Esses locais têm zonas de restauração e casas de banho. Existe também uma Zona Camping.

Programa
Domingo, dia 7 de dezembro
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
16h15 – Cerimónia de Pódio

Tags: 24 Horas TT de Fronteira
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas
Newsletter

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente
AutoSport Histórico

Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Next Post
Fórmula E, Félix da Costa: “Podia ter sido uma estreia de sonho” (vídeo)

Fórmula E, Félix da Costa: "Podia ter sido uma estreia de sonho" (vídeo)

F1, GP de Abu Dhabi: Quem foi o melhor piloto do dia (MPD)?

GP Abu Dhabi F1: Horários, domingo, corrida às 13h00

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

17 Junho, 2026
Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

Ricardo Sousa de Citroën C3 Rally2 no Rali de Castelo Branco

17 Junho, 2026

F1, Jacques Villeneuve: “A Ferrari tem de se focar no Lewis Hamilton se quiser ter uma pequena hipótese de vencer”

17 Junho, 2026

WRC: Hankook estreia pneu revisto no Rali da Grécia, após críticas em Portugal

17 Junho, 2026
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright