O regresso de Sever do Vouga ao Rali de Portugal: memórias e desafios…

Está de regresso ao itinerário do Rali de Portugal a zona de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha com dois troços, um deles semelhante, ou praticamente igual aos que se realizaram na prova entre 1995 e 1999, em ambos os sentidos. Este troço foi feito pela primeira vez no Rali de Portugal em 1974, mas com a denominação de Monte Telégrafo…
O início (ou final) dava-se 2110 metros depois do cruzamento ao Km 17,8 da EN 328, direcão Senhorinha e o Final (ou início), 4300 metros depois do cruzamento em Ribeira de Fráguas na direção Silva Escura.
O miolo do troço deve ser, em grande parte, igual ao do passado, numa especial que nesses Guias da Prova, descrevíamos assim: “Esta PEC inicia-se com uma descida bastante sinuosa, com dois ganchos muito apertados, no segundo dos quais, os pilotos com menos mãos têm de fazer marcha atrás, na zona das Minas do Braçal.
Segue-se uma zona plana e rápida até à passagem na ponte. A partir daí a PEC sobe ligeiramente, entra numa curva de nível, e as características passam a ser de curva e contracurva, sem nunca esgotar rotações, sendo necessário apontar bem o carro para não perder ritmo, no final desta zona a PEC vira à direita num gancho muito longo (Gancho da Casa do Guarda). A partir daqui a especial vai-se tornando cada vez mais rápida até à zona final, que, para além de extremamente veloz é acompanhada de um respeitável precipício do lado do condutor, que hoje em dia, está, da última vez que vimos (houve fogos na zona) muito arborizado.
Tinha uma zona, que era preferida pelo público, pois era a que tinha mais fácil acesso, a casa do Guarda, mas hoje em dia, o que ali se viveu é impossível de recuperar, pois muitas pessoas posicionavam-se na saída da longa curva, de ambos os lados da estrada, numa zona em que as barreiras eram as pessoas e felizmente isso hoje em dia não é possível.
É um troço muito bonito, muito mais do estilo dos dois que se realizam na Serra do Açor, Arganil e Góis, e muito menos como Mortágua. Havia outro troço que nessa altura fazia ‘parelha’ com este, Ládário/Oliveira de Frades, que está hoje em dia bastante degradados e com várias partes asfaltadas.
Seja como for, tanto para os ralis, como para o todo-o-terreno, Portugal, apesar de ser um País pequeno tem grande variedade de troços e de locais com grandes troços para fazer ralis.

1995 PEC5 Sever – Albergaria, 15.08 km
1996 PEC6 Sever – Albergaria, 14.81 km
1997 PEC10 Sever – Albergaria, 14.81 km
1998 PEC6 Sever do Vouga, 14.73 km
1999 PEC10 Sever do Vouga, 14.83 km
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26 anos depois o Rali de Portugal volta á minha terra e ao meu concelho, apesar da espera ser longa, tinha a esperança/ convicção que voltaria a ser dia de “São Rali” em Sever do Vouga. Não é o troço mais bonito, a classificativa mais espetacular, mas é a “minha” e isso para mim basta. Esta classificativa realizou-se nos dois sentidos entre 95 e 99. A minha paixão pelos ralis nasceu em 1994, no ano anterior (93) estive quase a ir ver á Freita, mas por motivos a mim alheios não pude ir. Foi com enorme interesse e alegria que… Ler mais »
Uma pequena adenda ao meu primeiro comentário: …que venha para ficar algum tempo, mas que vá para outras paragens, outras terras, outros concelhos, apesar de gostar do Rali de Portugal e que ele passe no “meu” quintal, desejo que ele passe noutros sitíos, para que outros possam ter a alegria que eu tive e tenho de novo, se o rali não tivesse passado cá talvez eu não tivesse ficado tão fã de ralis, para criar e chamar novos adeptos para a modalidade é preciso diversificar e incluir. Existe mundo para além do nosso umbigo, basta tirar os olhos dos ecrãns….… Ler mais »
O troço de Oliveira de Frades/Ladário só tem cerca de 700 metros asfaltados, na zona da famosa curva de Antelas. Todo o resto está em terra, embora bastante degradado.
É uma pena o troço do Ladário estar como está, em boas condições podia ser usado para o rali ou para testes. O rali tem também a questão lateral de se arranjarem/requalificarem estradões e caminhos florestais, melhorando os acessos florestais, algo muito importante no combate aos incêndios. Esta zona, (como outras), tem bons troços para o Rali de Portugal ou para um rali do campeonato nacional. O troço Sever- Albergaria, o novo troço Águeda-Sever e o antigo troço do Ladário são muito próximos uns dos outros e com mais possibilidades de novos por explorar. Ainda falta muito para Maio? Entretanto… Ler mais »