GP Bélgica F1: Lewis Hamilton e Sebastian Vettel alertam para os pneus

Por a 1 Setembro 2019 12:19

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel alertaram para a necessidade de manter os pneus na janela de operação correcta, tendo a consequência de não os manter nessa janela o criar situações perigosas.

Em alguns circuitos, os condutores têm de equilibrar a necessidade de preparar cuidadosamente os seus pneus, garantindo ao mesmo tempo que se mantêm suficientemente próximos dos carros da frente para beneficiarem de um slipstream.

Houve várias ocasiões este ano em que os pilotos não conseguiram iniciar as voltas a tempo no terceiro trimestre ou tiveram voltas estragadas por causa disso. Hamilton esteve envolvido num quase acidente com o seu companheiro de equipa ontem durante a volta de preparação antes da primeira tentativa no Q3. Vettel queixou-se também deque a Q3 tinha sido ‘uma confusão’ depois de tido dficuldades para manter os pneus à temperatura correta.

No entanto, Vettel acredita que o problema não deve ser resolvido através de uma mudança de regras. “O que deve mudar, o que devemos tirar disto, é que, em termos de pneus, não devemos estar tanto no limite”, disse ele na conferência de imprensa imediatamente após a qualificação.

“Obviamente, estamos a lutar por um reboque e assim por diante, mas também estamos a lutar para entrar na janela ideal, o que há anos não era assim tão crítico, ao passo que agora é.”

A gravidade do problema tem variado de pista para pista. Vettel espera que seja um problema maior no Grande Prémio de Itália na próxima semana.

“Você está lutando pelo melhor lugar na pista que vai atingir o pico na próxima semana em Monza por encontrar o reboque certo porque isso faz a diferença. Também fez parte deste tipo de pista, digamos, mas sinto que se tivéssemos pneus melhores poderíamos jogar com provavelmente um pouco mais de velocidade e assim por diante”.

Hamilton disse que as pressões mínimas dos pneus definidas pela Pirelli também estão a contribuir para o problema. A Pirelli aumentou as pressões mínimas dos pneus slick traseiros para 21psi depois da segunda sessão de treinos em Spa.

“Concordo com o Seb”, disse Hamilton. “Todo fim de semana eles colocam as pressões tão altas que é uma loucura, o que torna tudo um pouco mais difícil para nós. Os pneus são tão duros que os fazem trabalhar.

O líder do Campeonato do Mundo disse que o problema piorou desde a época passada.

“Penso que este ano é definitivamente o mais lento em que estivemos. Hoje sentimo-nos um pouco perigosos a dada altura porque íamos à curva 15 na berma da estrada e havia um carro a chegar e eu não me conseguia mexer, ir para a relva. Estava preso atrás do Valtteri e penso que o próximo – Hulkenberg ou qualquer outra coisa.

“Posso imaginar que, se estivesse numa volta e estivesse a dar a volta, todos estavam a rastejar a cinco milhas por hora, seria um pouco de preocupação e um pouco de distracção.

“Não devíamos ser capazes de ir a cinco milhas por hora ou duas ou o que quer que estivéssemos a fazer”, acrescentou, “porque estávamos literalmente a ir o mais devagar possível para deixar passar as pessoas. Fi-lo na Áustria, penso eu, para deixar passar toda a gente porque fui o primeiro carro lá fora e o reboque é tão forte este ano com este carro.

Hamilton acredita que a natureza arrastada dos carros de 2019 piorou o problema.

“Eles falam sobre a asa dianteira [tornando-a] mais fácil de seguir, só que causou muito mais resistência. Este é um carro draggier este ano, então o slipstream é ainda mais poderoso ou o reboque é mais poderoso do que nós já experimentamos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado