10 ‘coisas’ que aprendemos com o GP da Austrália de F1

Por a 29 Março 2017 17:11

O inverno foi longo, a expetativa aumentou bastante quando se percebeu que a Ferrari poderia estar em condições de dar uma luta bem diferente do que a dos últimos dois anos e a corrida de Melbourne provou que… pode mesmo. Desde que as coisas não mudem muitos nas próximas corridas, é certo que a correlação de forças já não se deve alterar diametralmente face ao que foi visto na Austrália e isso são boas notícias para a F1. É verdade que a Red Bull ainda esteve abaixo do que se pensa poder fazer, mas também não se passou nada de muito complicado que nos diga que nada feito com a Red Bull. É melhor esperar para ver. Mas vamos ficar a conhecer 10 coisas interessantes desta ‘nova’ F1…

1 – Valtteri Bottas vai demorar até ter pedalada para Lewis Hamiltopn. Ninguém esperava o contrário, e apesar da prestação do finlandês ter sido digna, não está ainda, sequer perto da luta que Nico Rosberg deu a Hamilton. Bom, mas a verdade é que quando Hamilton está bem, não há muitos pilotos que lhe consigam dar luta…

2 – Regresso o ‘dedo’. Já não se via há algum tempo, mas voltou a ver-se em Melbourne. O célebre dedo de Vettel, tão ‘visto’ entre 2010 e 2013. No fim de semana passado, apesar da má escolha tática – o mesmo tinha sucedido à Ferrari 12 meses antes no mesmo local – desta vez calhou à Mercedes. Depois de Hamilton ter alcançado a pole, Vettel disse “Vamos apanhá-los amanhã”, e fê-lo…

3 – Luta Vettel/Hamilton promete. O alemão há muito andava afastado destas lides, mas um tetra campeão do mundo não desaprende de pilotar. E viu-se que Vettel é bem capaz de dar um tipo de luta igual ou ainda melhor que deu Nico Rosberg o ano passado. Bom, bom seria se Daniel Ricciardo e Max Verstappen tivessem carro para esta luta. Bottas, este ano, duvidamos que tenha ‘mãos’…

4 – As novas regras tornaram os F1 mais agressivos e rápidos, mas quanto às ultrapassagens fica a análise para outras núpcias, pois Melbourne nunca foi flor que se cheire a esse nível. O pilotos conseguem andar mais forte sem ter tanta preocupação com ‘poupanças’ o que é muito bom. não se viu muita e boa ação ao nível das ultrapassagens, mas fica para mais tarde. A China já deve poder dar um boa ideia…

5 – Começa a perceber-se qual é a ordem este ano. Lá na frente, não há dúvidas, Ferrari e Mercedes estão um bom bocado à frente da Red Bull, que para já não sabemos se vai juntar-se e fazer um trio. É que Max Verstappen terminou a 29 segundos de Vettel. Logo a seguir está a Williams, mas, porque tem um rookie na equipa, pode não terminar na 4ª posição do campeonato. Ou seja, tem carro para ser quarta classificado, mas a dupla é pior que a da Force India, Toro Rosso, perde para a Renault por causa de Nico Hulkenberg, perde para a Haas e também para a McLaren. A falta que Bottas vai fazer…

6 – Luta fabulosa que se prepara no meio do pelotão. Para além das três equipas principais, as cinco equipas do meio do pelotão, Williams, Force India, Toro, Rosso, Renault e Haas, têm tudo para nos proporcionarem uma época muito emotiva. Como já referimos antes, a Williams tem o melhor carro, mas porque não tem a melhor dupla, nos construtores será difícil ser quarta classificada, e se o for vai ser totalmente à custa de Felipe Massa. A Force India tem um bom carro e uma dupla muito boa e equilibrada. Com carro para isso qualquer um ‘faz’ top 10 na ‘boa’. Como aconteceu em Melbourne. E esteban Ocon vai melhor rapidamente. Da Toro Rosso pode dizer-se o mesmo, bom carro, bons pilotos e muito equilibrados e consistentes, qualquer um com capacidade de fazer top 10 regularmente. A Renault deve crescer e partindo do princípio que Jolyon Palmer faz bem melhor que o ano passado, vai andar na luta. O problema pode ser, somente, o tempo que demora até lá chegar. Por fim a Haas. Romain Grosjean é um excelente piloto, viu-se onde andou enquanto andou, em Melbourne. Mas Kevin Magnussen não começou bem, o que já ninguém lhe estranha, para dizer a verdade…

7 – McLaren de mal a pior. Ninguém sabe como esta história vai acabar, mas tem tudo para acabar muito mal. E o mais engraçado disto tudo é que entre os pingos da chuva, ninguém sabe o que ‘vale’ a McLaren hoje em dia, pois o motor é tão mau, que não se sabe o que vale o chassis. Mesmo que a Honda construa um novo motor em dois meses, nada garante que vão fazer bem em dois meses o que não conseguem há três anos, contando com o ano zero de desenvolvimento…

8 – Grande Felipe Massa! Muitos falaram da sua motivação na antevisão da época, incluindo eu. Mea culpa, para já, palavras engolidas. 50 dias ‘retirado’ fizeram-lhe bem, fez um excelente sexto lugar logo atrás dos Ferrari, Mercedes e Red Bull. O seu a seu dono…

9 – Pascal Wehrlein borrou um pé todo com o que fez na Corrida dos Campeões. Aleijou-se, permanece aleijado, ou pelo menos não completamente bom, e teve ‘medo’ de não aguentar a corrida. Os responsáveis da Sauber já o vieram defender publicamente, aceito a defesa, aceito a decisão de Wehrlein, mas contesto. E contesto com Niki Lauda, que todos sabe quando regressou à F1 depois do seu horrível acidente. Contesto com David Coulthard a correr cheio de dores depois duma queda do seu… avião. Mais valia ter feito a corrida, desistindo cheio de dores quando fosse necessário do que ’emprestar’ o carro a outro… Antonio Giovinazzi agradeceu, mas por acaso também não fez tudo o que devia para aproveitar a oportunidade. Limitou-se a ‘fazer’ a corrida. Não que fosse conseguir muito mais do que o lugar em que ficou, mas pelos menos franzia testas. Mesmo assim já convenceu o Cesare Fiorio…

10 – Webber e Vettel são amigos outra vez. Desta vez não houve Multi-21 no pódio. É apenas uma brincadeira, toda a gente compreende. Se um piloto não for ‘lixado’ em pista, ninguém nunca lhe terá respeito. Vejam o ‘puto’ Verstappen! Fartam-se de refilar com ele, mas respeitam-no e não é pouco…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Os carros são bem mais interessantes sob todos os aspectos que os dos últimos 20 anos! As ultrapassagens é uma falsa questão porque são artificiais por via dos gizmos como DRS e ca. O que vai ser o campeonato,acho prematuro dizer,quando apenas 1 prova se realizou. O panorama geral é pobre por via de apenas 20 carros fazerem os GPs. A Red Bull mais uma vez dá avanço aos outros, começa muito mal e atrasada,e assim nunca poderão ganhar o mundial,que é uma prova de regularidade. A Mclaren dá pena vê-la como está, mas as más opções estratégicas têm sido… Ler mais »

Cágado1
7 anos atrás

O que o Giovinazzi fez chega para convencer qq gajo com dedo e meio de testa, nem é preciso ser 2. Com 18 voltas de treino livre, ficou a 2 décimos do Ericsson e esteve o Q1 quase todo à frente dele. Na corrida Levou o carro até ao fim, sem ter feito qq preparação para isso – aquilo de que o Wehrlein teve medo. Foi mais rápido que o Ericsson (embora este pudesse ter o carro ligeiramente danificado), tendo feito a volta mais rápida quase no final, provando que ainda estava bem vivo. Se isso não é uma estreia… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Cágado1
7 anos atrás

Nem mais. E foi a sua estreia absoluta nesta pista. Com um Sauber que lhe deu alguns problemas, mas soube sempre superá-los. Por exemplo, com a embraiagem porque em 1ª o carro movia-se, pelo que na grelha teve que usar o travão até à fracção de segundo em que se acenderem as luzes verdes.

MVM
MVM
7 anos atrás

Pois eu cá não aprendi nada com este artigo. O melhor que posso dizer é que já li melhor da pena de JLA. E esta obsessão em amesquinhar o Bottas… Ele qualificou-se com uma diferença em relação ao tempo do Hamilton à qual o Rosberg nunca chegou em quatro GPs da Austrália como companheiros de equipa, fez uma gestão mais inteligente dos pneus durante a corrida, quase apanhava o Hamilton no final – mas pronto, é o ‘wishful thinking’ a funcionar. Há que rezar para que no fim do ano seja despedido e vá para lá outro piloto mais do… Ler mais »

gp4
gp4
Reply to  MVM
7 anos atrás

Só para acrescentar que quem viu a transmissão da Sky teve a oportunidade de ouvir o M.Brundle informar que o Bottas acabou por receber instruções para não atacar!

V8_scars
V8_scars
Reply to  gp4
7 anos atrás

Correcto, basta ver que assim que chegou perto do Hamilton deixou automaticamente de ganhar tempo, mantendo-se a distancia segura – claramente 2º piloto. Acredito que esta época, se entretanto a Mercedes voltar a superiorizar-se a Ferrari – No ano passado a Ferrari quase ganhava em Melbourne e depois foi-se afundando – o Hamilton não irá forçar tanto o seu andamento uma vez que é claro quem é o líder. Bottas é bom, sabia ao que ia, e pode muito bem ganhar umas corridas este ano. Sou da opinião que o Rosberg não era tão mau como o queriam pintar, fazia… Ler mais »

flavio-1982
flavio-1982
7 anos atrás

A dupla da Renault é mais forte que a da williams? Em que? Só se tivesse 2 hulkenbergs, que não é o caso. O Palmer não me parece que vá passar muito daquilo e quem sabe se o stroll não fará melhor que o Palmer? Parece que a luta para o campeonato vai ser só entre o Vettel e o Hamilton? Talvez mas não podemos esquecer os 2 Flying finns. O Kimi sem dúvida que pode fazer frente a qualquer piloto e só uma questão de acertar setups do carro e o Bottas esteve bem perto do Hamilton e tendo… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

O artigo mostra que anda tudo com a pita aos saltos após… Uma corrida. Uma corrida numa pista onde o ano passado a Ferrari também quase ganhou e até com dobradinha, apenas estragada pelo safety car. Depois o resto do ano não teve o mínimo de pedalada para a Mercedes e até perdeu para a Red Bull. Por isso, que tal esperarem 4 corridas antes de encomendarem as faixas para Maranello? Depois vem o ponto seguinte, mais uma vez, julgar Bottas por uma corrida e logo a primeira… Hum… É como julgar Rosberg após 2015 e dizer que nunca jamais… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado