WRC50: Hannu Mikkola, vencer com cinco fabricantes diferentes no WRC…

Por a 2 Fevereiro 2023 16:05

Hannu Mikkola, o campeão do WRC de 1983, sempre guiou ‘qualquer coisa’. Literalmente.

O finlandês, com qualquer carro, fazia-o andar depressa. A prova, se alguma vez foi necessária, veio no Rali Suécia 1981, quando o triunfo de Mikkola significou que com esse triunfo passou a levar carros de cinco fabricantes diferentes a vitórias no Mundial de Ralis.

O seu primeiro sucesso veio, sem surpresas, com a Ford e o seu Escort RS1600 em solo nacional, no Rally dos 1000 Lagos em 1974.

Um ano depois, venceu em Marrocos com um Fiat 124 Abarth, e mais tarde nessa temporada, o hat-trick ficou completo, novamente na Finlândia, com um Toyota Corolla Levin TE 27. Depois disso, Hannu Mikkola teve de esperar até 1979 para ganhar com um quarto fabricante: que chegou à Costa do Marfim com um Mercedes-Benz SLC450.

E o quinto, como mencionado acima, foi com o Quattro de tração às quatro rodas da Audi no Rally Suécia.

Nesse ano, em 1981, começou, na Audi, a parte mais gloriosa da sua carreira. Chegou enfim ao título de Campeão do Mundo, em 1983 mas, com o final dos Grupos B, a sua carreira entrou em declínio. Ainda ganhou com o “tanque” Audi 200 Quattro (claro, no Quénia…) mas, quando decidiu ir para a Mazda, nunca se entendeu com as “fraquezas” do pequeno 323 4WD. Até 1991, ano em que semi-pendurou o fato e o capacete, desistiu mais do que terminou. A sua melhor classificação com o carro japonês foi o 4º lugar no “Vinho do Porto”, logo em 1988 e, no ano seguinte, no Monte Carlo. A sua última participação no WRC foi em 1993, depois de um ano sabático. E, como não podia deixar de ser, foi nos Mil Lagos: com um Toyota Celica Turbo 4WD, foi 7º. Depois disso, tem-se divertido, com os “velhos” Ford Escort MKI/MKII e RS 1800, em provas de longa distância ou para velhas glórias. Como ele.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Um dos melhores pilotos de rallyes de sempre. Ecléctico e versátil além de rapidissimo. A sua luta c/ M.Allen em 78 (se não estou enganado) no Vinho do Porto foi memorável a todos os titulos

últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado