WRC50: Ari Vatanen vence com ‘privado’ David Sutton em 1981

Por a 10 Fevereiro 2023 11:54

Não há outra memória no WRC de uma equipa privada ter vencido o Campeonato de Pilotos como em 1981 quando depois de muita emoção na estrada, Ari Vatanen bateu Guy Fréquelin por sete pontos com a decisão a dar-se apenas na última prova, no RAC.

Com Ford a tirar uma licença sabática enquanto trabalhava no desenvolvimento de um sucessor para o seu Escort, a equipa privada de David Sutton hasteou a bandeira da oval azul com Ari Vatanen ao leme. Mudam-se os tempos, e a estratégia da Ford é a mesma. Só que agora com a M-Sport, a estrutura é semi-oficial…

Voltando a 1981, a primeira metade do ano foi dominada por Guy Fréquelin e o seu Talbot Sunbeam Lotus, de fábrica (foi a Talbot que venceu o campeonato de Construtores), mas Ari Vatanen – pilotando o famoso Ford Escort RS1800 com as cores da Rothmans – reagiu na segunda metade da época e conquistou três vitórias na Grécia, Brasil e Finlândia e conquistou o título com o segundo lugar no RAC, no desfecho da temporada.

O triunfo de Vatanen significou que o finlandês é o único piloto a ter ganho o título de piloto do WRC enquanto conduzia para uma equipa privada.

Desde aí, em 1982 Walter Rohrl ganhou com a Opel Motorsport, depois disso, Audi Sport, Peugeot Talbot Sport, Lancia Martini, Toyota Team Europe, Subaru WRT, Mitsubishi Motors, Citroën Racing, Volkswagen MotorSport, M-Sport/Ford e Toyota Gazoo Racing WRT.

Para Ari Vatanen: “Quando conquistei o título, tudo me parecia irreal. Não muito tempo antes, andava às voltas num lago gelado na longínqua Tuupovaara. Daí até ser campeão foi tudo muito rápido.Quando cheguei às oficinas da Ford, em Boreham, para participar no Rali RAC de 75, deparei-me com três Escort prontos. Um tinha o nome do Timo Mäkinen o outro tinha o do Roger Clark e o terceiro tinha o meu nome. É impossível descrever o que senti naquele dia. É como se fizesses teatro amador por pura paixão, algures em Arganil e, de repente, fosses chamado para ir a Hollywood…”

David Richards, o seu navegador da altura teve muita mão na conquista desse título, pelo seu profissionalismo e pelo facto de, juntamente com o David Sutton, ter conseguido colocar de pé o projeto privado que lhes permitiu disputar e vencer o campeonato do mundo em 1981: “foi Incrível”, relembrou Vatanen. “Se soubessem quão pequena era aquela garagem em Acton, alguns mecânicos, uma Ford Transit, e com isso lutámos contra as equipas de fábrica. O David (Richards) vivia respirava ralis. Qualquer oportunidade, qualquer dinheiro extra encontrado, e dizia: ‘Vamos fazer um rali algures’. Fizemos tanto com um orçamento tão limitado…”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado