WRC50: 1983, a era do “vale-tudo”…

Por a 2 Fevereiro 2023 12:33

Em 1983, a FISA introduz alterações ao Anexo J com vista ao aumento da popularidade do WRC, permitindo uma maior liberdade na homologação dos carros, incentivando a potência e a redução do peso.

Nascia o Grupo B, trazendo consigo uma guerra tecnológica sem precedentes, cujas respetivas batalhas se travavam em duas frentes: nos laboratórios e nas classificativas. Marcas como a Audi, Lancia ou Peugeot, empregavam meios até aí nunca vistos, para chegar ao degrau mais alto do pódio.

Helicópteros a perseguir os supercarros durante as classificativas, assistências montadas em todo e qualquer local, só as vitórias interessavam para justificar tão avultados investimentos. No Rali Sanremo de 1983 os Lancia 037 dominaram a primeira etapa em asfalto, preparando-se para “abrir” a estrada nos troços do segundo dia, em terra, onde teoricamente perderiam vantagem para a tração integral dos Audi Quattro.

Receando perder a liderança, Cesare Fiorio, pediu a quatro homens da sua equipa para pegarem nos muletos dos pilotos e percorrerem, durante toda a noite, os troços de terra, antes destes serem fechados ao trânsito.

Deste modo, a estrada estaria limpa quando Alen, Röhrl e Bettega iniciassem a segunda etapa. A Lancia ocupou no Sanremo os três primeiros lugares e, contra todas as previsões, conquistou por dois pontos o título de marcas à super favorita Audi…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado