WRC, Toyota ficou em Portugal: Por dois motivos…

Por a 26 Maio 2021 17:03

Depois de vencer o Rali de Portugal a Toyota permaneceu em Portugal, antes de rumar à Sardenha, nas instalações da Toyota Caetano Portugal em Vila Nova de Gaia. O AutoSport foi ver o trabalho feito nos carros logo após a prova portuguesa, sendo que estes seguirão do nossos país diretamente para a Sardenha, onde chegarão de barco, claro.

Como se sabe, a equipa de João Ramos no CPTT, chama-se agora Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, o que chancela o estreitamento cada vez maior que tem vindo a existir com a Toyota Gazoo Racing.

Mal terminou o Rali de Portugal, a equipa levou os quatro carros para as instalações da Toyota Caetano Portugal em Vila Nova de Gaia, onde foram preparados os carros, sendo que desta forma a equipa de ralis tem de fazer o mínimo de deslocações e no atual contexto de pandemia isso é uma grande mais valia. Na Toyota Caetano Portugal há excelentes condições, na segunda feira de manhã os carros já estavam totalmente desmontados, à tarde, quase prontos, já com as afinações base para o Rali da Sardenha. Hoje ao final do dia estarão prontos.

Neste momento no WRC a equipas desloca mais de 30 pessoas, que se revezam em algumas provas. Já em 2019 os camiões com os carros ficaram em Portugal algum tempo, isto para agilizar o trabalho duma equipa que tem sede na Finlândia, onde trabalham nos chassis, e está toda a equipa, há também um escritório logístico em Talin, na Estónia, os motores são feitos na Toyota Gazoo Europe, em Colónia, na Alemanha. Curiosamente estreou um motor mais evoluído em Portugal, com maior resistência e potência, houve uma melhoria logo traduzida em resultados, isto numa altura em que secretamente a equipa trouxe a Portugal o novo Rally1 de 2022, testando-o na zona de Viseu.

Esse carro já tem a nova tecnologia híbrida, mas a experiência da Toyota no WEC não serve para o WRC, pois a do WEC é muito diferente da que vai ser utilizada no WRC. A do WEC foi 100% desenvolvida pela Toyota, tem um cariz diferente da do WRC, onde há muita partilha de componentes, que são iguais para as três equipas. Fique com algumas imagens do trabalho, habitualmente secreto, nos carros, após uma prova.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
2 anos atrás

Boas condições para montar um projeto para o CNR, assim a Toyota tivesse um R2 disponível.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Dá gosto ler isto.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado