WRC: Sébastien Ogier vence Rali da Croácia | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

WRC: Sébastien Ogier vence Rali da Croácia

José Luis Abreu by José Luis Abreu
21 Abril, 2024
in Ralis, WRC
A A
WRC, Rali da Croácia, PEC19: Sébastien Ogier perto da vitória

Share on FacebookShare on Twitter

Sébastien Ogier venceu o Rali da Croácia, naquela que é a sua 59ª vitória no Mundial de Ralis, e o 100º pódio. Há 14 anos a vencer no WRC, depois do ter feito pela primeira vez no Rali de Portugal de 2010.
O piloto francês foi segundo em Monte Carlo, nesta prova não estava a mostrar andamento para vencer, mas desta vez a sorte esteve do seu lado, aproveitou bem a oportunidade com os erros de Thierry Neuville (toque) e Elfyn Evans (piãoo), e voltou a dar à Toyota o triunfo na Croácia.
Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) eram terceiros a 11.6s da frente no final do segundo dia de prova, mas no segundo troço da manhã do último dia de prova, um erro de Neuville devido a uma nota de andamento um pouco atrasada, foi suficiente para uma forte batida e a queda para o terceiro lugar da geral. Num troço rápido, mas um pouco estreito, Thierry Neuville, Elfyn Evans e Adrien Fourmaux, que tinham estado irrepreensíveis nos primeiros dois dias, cometeram um erro com consequências distintas.
Os únicos que mantiveram a posição foram Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) que permaneceram em segundo mas Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) caíram de primeiro para terceiro enquanto Ogier fez percurso inverso, assumindo uma liderança que não perderia até final.
Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) tiveram muitas dificuldades nas condições lamacentas do 1º dia, e com o sexto lugar na estrada, foram dos mais afetados pela sujidade arrastada para a estrada. Sofreram um furo lento na PEC1 e de terem sido apanhados por um aguaceiro localizado na PEC5, mas o bom desempenho do piloto francês na PEC8 levou-os de volta à luta.
No 2º dia não conseguiram concretizar o objetivo que tinham e lograram apenas terminar a 11,6 segundos do primeiro lugar. Tiveram sorte com o que sucedeu a Neuville e Evans na segunda especial de domingo, mas os ralis são assim mesmo.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) foram segundos, só não ficaram no pódio no Safari, mas deram tudo o que tinham, só não estava a ser suficiente para Neuville, mas a luta acabou quando fizeram um pião numa zona escorregadia, depois de baterem com a traseira do lado esquerdo.
No primeiro dia, terminaram empatado com Neuville, com Sébastien Ogier a completar o pódio apenas 6,6 segundos atrás. No sábado, dia complicado devido às escolhas de pneus, andaram bem mas não conseguiram melhor do que terminar a 4.9s de Neuville. No primeiro troço de domingo diminuiram a margem para 2.6s, mas depois veio o pião ficaram a 9.1s de Ogier, e com isso limitaram-se a levar o carro até ao fim.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) foram terceiros e viram o seu rali ‘estragado’ com o toque no último dia. Não mereciam este azar porque o que fizeram nos dois primeiros dias estava a ser suficiente para vencer, mas depois de terem perdido metade do avanço no primeiro troço de domingo, ficaram pressionados e tendo que andar depressa para não voltar a ceder tempo,acabaram por bater.
Terminaram o primeiro dia empatados no 1º lugar, venceram quatro dos cinco primeiros troços, construindo uma vantagem de 10,1 segundos, mas um furo na PEC6 custou-lhe o avanço que conseguiu em performance: cerca de 10 segundos. No segundo, num dia muito equilibrado na frente, mantiveram uma vantagem de 4,9 segundos sobre o seu rival mais próximo da Toyota, Elfyn Evans, marcando provisoriamente 18 pontos para aumentar a sua vantagem no campeonato contra o galês, que somou menos três pontos. Pelos menos, em termos de pontos, não teve uma má operação, mas podia ter vencido o rali.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) tiveram mais um rali muito amorfo, sem chama. O piloto continua a não se conseguir entender a 100% com o carro e quando as coisas não estão bem, baixa muito os braços, queixa-se de tudo e mais alguma coisa. Foi quarto no Monte Carlo, 41º na Suécia, oitavo no Safari, e agora novamente quarto na Croácia, tardando a andar o que se sabe ser capaz. Tendo em conta que Neuville está na frente do campeonato, a margem começa a ser significativa. No primeiro dia, terminou a 41,1 segundos da liderança, em quarto lugar na geral.
Depois de ter notado que o seu Hyundai estava “nervoso” de manhã, o estónio teve uma tarde mais consistente e superou o Ford Puma M-Sport de Adrien Fourmaux por 11,6 segundos.
No segundo dia, terminou em quarto, mais de um minuto mais atrás de Ogier. Definitivamente, não se entende bem com o carro no asfalto, tal como ficou claramente provado com os resultados do monte Carlo e da Croácia.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) terminaram em quinto. Depois do segundo lugar no Safari, o asfalto não é tanto a sua ‘praia’, foram sétimos em Monte Carlo, pelo que este quinto posto é um bom resultado. Não têm andamento para fazer muito melhor face aos quatro pilotos que terminaram à sua frente: “terminámos o rali e marcámos alguns pontos para a equipa”, disse.
No primeiro dia, eram sextos, no segundo, um erro num troço em que falharam um cruzamento, nada mais. De resto, fizeram o esperado, e a surpresa veio do facto de terem ‘vencido’ o Super Domingo.

Artigos relacionados

Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos

Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos

24 Agosto, 2026
Andreas Mikkelsen vence Azores Rallye

Volta à Ilha de São Miguel – By Azores Rallye foi apresentado

22 Agosto, 2026

Sexto lugar para Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid), num rali que todos esperavam muito melhor da sua parte. A sua experiência é grande, mas claramente faltou ritmo ao piloto e já se percebeu que ao agarrar no carro de vez em quando para competir, será sempre muito complicado obter grandes resultados: “Hoje melhorámos, o que não foi muito mau. Mas nunca tive vontade de atacar”, disse. Durante a prova, foi sentindo cada vez mais confortável a bordo do seu Hyundai, mas sempre a um nível de andamento muito baixo.
Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) foram sétimos com o piloto a adquirir mais experiência valiosa no seu Puma.

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) bateram no último dia de prova, mas continuaram. Eram quintos ao cabo de dois dias de prova, mas o acidente tramou-os. Ainda assim, somaram bons pontos, os 8 de sábado e 5 do triunfo na PowerStage. Tendo em conta que foi quinto em Monte Carlo, e só somou 11 pontos, aqui termina muito atrasado na geral, mas soma 13…
No WRC2, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) venceram confortavelmente na frente de Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2) com Pepe López/David Vázquez (Skoda Fabia RS Rally2) dois minutos mais atrás.

Mais info quando possível…
Tempos Online – CLIQUE AQUI

Tags: Rali da CroáciaSébastien OgierWRC
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos
Ralis

Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos

by José Luis Abreu
24 Agosto, 2026
Andreas Mikkelsen vence Azores Rallye
Ralis

Volta à Ilha de São Miguel – By Azores Rallye foi apresentado

by José Luis Abreu
22 Agosto, 2026
Next Post

Bentley e a Boodles criam uma joia sobre rodas

GP China F1: Alpine multada por incidente na box

GP China F1: Alpine multada por incidente na box

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos

Jari-Matti Latvala domina Lahti Historic Rally no Campeonato da Europa de Ralis Históricos

24 Agosto, 2026
IndyCar: Kyle Kirkwood domina o histórico Freedom 250 Grand Prix em Washington

IndyCar: Kyle Kirkwood domina o histórico Freedom 250 Grand Prix em Washington

24 Agosto, 2026
FIA elogia sucesso do histórico da IndyCar em Washington DC

FIA elogia sucesso do histórico da IndyCar em Washington DC

24 Agosto, 2026
GP Países Baixos F1: Erro de cálculo e falta de ritmo, qualificação volta a assombrar a Ferrari

GP Países Baixos F1: Erro de cálculo e falta de ritmo, qualificação volta a assombrar a Ferrari

24 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright