WRC, Rali Safari: Hyundai Motorsport desculpa-se, mas ‘acusa’: “acabar com a prática habitual”

Por a 26 Junho 2023 09:35

A Hyundai Motorsport emitiu uma declaração na sequência da desclassificação de Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe dos resultados do Rali Safari, em que aceita a decisão, mas o que diz no final é arrasador para o WRC: pelos vistos, este não foi caso único, não forçosamente nesta prova, e agora a Hyundai quer trabalhar com a FIA para “promover a segurança e a igualdade”.

Eis a declaração: “A Hyundai Shell Mobis World Rally Team reconhece a decisão dos Comissários Desportivos de desclassificar o carro #11 (Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe) do Rali Safari Quénia por violação do artigo 35.4.2 – acesso aos troços com carro.

Apesar das circunstâncias apresentadas pela equipa em relação à incerteza dos limites das estradas neste evento específico, compreendemos e tomamos nota da posição da FIA de tomar as medidas necessárias para acabar com a prática habitual dos participantes acederem às estradas para melhorar os seus conhecimentos.

Trabalharemos com a FIA para continuar a promover a segurança e a igualdade das equipas nos troços.”

Como se percebe, estas frases finais: “compreendemos (…) a posição da FIA de tomar as medidas necessárias para acabar com a prática habitual dos participantes acederem às estradas para melhorar os seus conhecimentos” e “trabalharemos com a FIA para continuar a promover a segurança e a igualdade das equipas nos troços”, é arrasador. Então isto é prática habitual no WRC? Não há igualdade?

Pode dizer-se que se abriu a caixa de Pandora no WRC no que aos reconhecimentos ilegais diz respeito…

Pensávamos que este tipo de coisas só aconteciam a outro nível, por exemplo cá em Portugal onde os reconhecimentos ilegais são globalmente um autêntico regabofe em que a federação encolhe os ombros porque não tem meios para vigiar os alegados múltiplos atropelos às regras que nos chegam aos ouvidos.

Já foi muito pior, mas continua a ser um ‘cancro’ nos nossos ralis em que o ‘mind set’ é sempre o mesmo: “se os outros fazem, eu não posso deixar de fazer senão estou lixado…”

Agora, no WRC? Prática habitual no WRC? Será que a Hyundai está a falar somente para ‘dentro’ (ao não especificar que concorrentes) ou é uma bicada às marcas ‘colegas’. Era bom que fosse esclarecido…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
icebergemchamas
icebergemchamas
11 meses atrás

Espero que este assunto se resolva de forma clara por forma a que todos fiquem cientes do que podem ao não fazer.
O que não precisamos é de decisões ambíguas que mais cedo ao mais tarde afastem mais equipas do WRC! Já só temos 3 (que são mais 2,5…) e agora só faltava ir mais uma embora

hellrun
hellrun
Reply to  icebergemchamas
10 meses atrás

Foi por causa deste tipo de coisas que a Hyndai marchou do extinto WTCC. Tinham o melhor carro, e os sucessivos BOP’s, aplicados com criterios pouco claros, resultaram no abandono da marca.

serrote
serrote
10 meses atrás

Aplicavam uma multa representativa da infracção e a desclassificar era logo que os factos foram apurados e não no fim do rallye. Estão a cag… na mão que lhe dá de comer e sendo a responsabilidade dos representantes locais da FIA ,como diz o regulamento, não é de excluir, numa sanção tão severa como esta, que ‘outros interesses’ se tenham levantado.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado