WRC, Rali de Portugal: Thierry Neuville é o primeiro líder
A Super Especial de Coimbra (2.82 km), percorrida pelas ruas da cidade dos estudantes, foi brindada com um mar de gente a ver de perto as máquinas do Rali de Portugal. Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) foi o mais rápido com o tempo de 2:37.9. Ott Tanak / Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) ficaram a 0.6 segundos da referência e Craig Breen / Paul Nagle (Ford Puma Rally1) completaram o top 3. Gus Greensmith / Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) e Sébastien Ogier / Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) completaram o top 5.
As diferenças são curtas, como é esperado numa especial deste tipo com os dez primeiros a caberem em 4.4 seg.
Amanhã os pilotos terão pela frente 8 especiais num exigente dia, sem assistência, o que obrigará a uma gestão criteriosa por parte dos pilotos.
Neuville: ” Uma especial de abertura realmente agradável – é bom ver as multidões novamente porque os últimos três anos não têm sido tão bons nesse aspeto. Esperemos que seja uma grande luta este fim-de-semana”.
Tanak: “A maior parte do campeonato é em gravilha e é bom começar aqui. Portugal é um evento fantástico, com estradas rápidas. Sempre gostei deste rali, por isso espero que o possamos desfrutar a partir de amanhã”.
Thierry Neuville foi o mais rápido e é o primeiro líder do rali. Dani Sordo enganou-se e deu uma volta a mais numa rotunda da Super Especial, perdendo alguns segundos com a situação.
Carro #46. FONTES/PONTE: José Pedro Fontes foi o primeiro na estrada na Super Especial de Coimbra.
Carro #23. SOLBERG/EDMONDSON: “É fantástico! Tanta gente e é tão bom guiar neste tipo de classificativas. O carro estava bastante subvirador, mas gostei tanto que isso nem importa”.
Carro #22. GRYAZIN/ALEKDSANDROV: “É divertida de guiar, mas muito difícil. O set-up do carro não é para uma classificativa como esta, mas completámo-la sem cometer qualquer erro”.
Carro #21. SUNINEN/MARKKULA: “A sensação com o carro é tão boa. É claro que, com um dia de testes, não tivemos tempo para verificar tudo, mas vamos ver o que conseguimos fazer aqui”.
Carro #20. MIKKELSEN/ERIKSEN: “Gosto muito deste rali. A última vez que o disputei foi em 2018, por isso, já há bastante tempo, mas penso que vamos ter um belo fim-de-semana à nossa frente”.
Carro #6. SORDO/CARRERA: “Estava a pensar apenas na forma como o carro estava a funcionar e não me concentrei o suficiente”.
Carro #16. FOURMAUX/CORIA: “Quero recuperar a confiança, especialmente na terra. Vai ser um rali duro para todos, o primeiro rali em terra com os novos carros. É um desafio novo”.
Carro #7. LOUBET/LANDAIS: “Vamos tentar seguramente o nosso melhor. É um rali de que gostamos e as sensações no shakedown foram boas, pelo que espero conseguir fazer o mesmo durante a prova”.
Carro #33. EVANS/MARTIN: “Há antas coisas desconhecidas, tal como tem havido todo o ano. Neste fim-de-semana, não sabemos exatamente qual será a sensação com estes carros, mas estou ansioso por saber”.
Carro #1. OGIER/VEILLAS: “Acho que foi muito bom. Tenho uma espécie de segunda família no que aos ralis diz respeito aqui em Portugal, pelo que espero poder dar-lhes um bom resultado. É bom estar cá”.
Carro #44. GREENSMITH/ANDERSSON: “É o meu rali favorito, é onde me sinto confortável. Detesto super especiais, pelo que tento sempre memorizar estas classificativas. Começar bem numa especial como esta é mesmo muito bom”.
Carro #18. KATSUTA/JOHNSTON: “Isto é só para o espetáculo, mas é bom guiar em frente aos adeptos dos ralis. Podes facilmente enganar-te, pelo que tive de ter muito cuidado. O carro transmite excelentes sensações e estou ansioso pelas classificativas de amanhã”.
Carro #8. TÄNAK/JÄRVEOJA: “A maior parte do campeonato é em pisos de terra e é bom começar aqui. Portugal é um evento fantástico, com troços rápidos. Sempre gostei da prova, pelo que espero desfrutar dela a partir de amanhã”.
Carro #19. LOEB/GALMICHE: “Vai ser difícil. Preciso, em primeiro lugar, de entrar no ritmo e a posição na estrada não será fácil. Vou tentar o meu melhor. Não acredito que possa lutar pela vitória, mas vou tentar fazer um bom rali”.
Carro #42. BREEN/NAGLE: “É excitante. Disputei este rali duas vezes, pelo que os troços de amanhã são relativamente novos para mim. Estou ansioso”.
Carro #11. NEUVILLE/VYDAEGHE: “Ainda estamos a descobrir. É uma classificativa de abertura muito boa – é bom voltar a ver as multidões, porque nos últimos três anos não tem sido tão bom. Espero que haja uma grande luta neste fim-de-semana”.
Carro #69. ROVANPERÄ/HALTUNEN: “Sinto-me bem. Vai ser interessante ver onde nos colocamos, amanhã, e será um dia duro a abrir a estrada. Oxalá consiga segurar uma boa posição”.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A RTP não merece o rali de Portugal. Direto da SS de Coimbra com intervalo no meio dos wrc1. Telejornal sem reportagens da partida, sem entrevistas, nada… Este rali bem merecia um programa especial….