WRC, Rali de Monte Carlo, PE13: Sébastien Ogier termina dia 21.1s na frente de Sébastien Loeb

Por a 22 Janeiro 2022 15:05

“Mudei pneus, mas o Ogier viu..” disse Sébastien Loeb no fim do troço. E fez o mesmo, acrescentamos nós!

Este pode ser o momento-chave do rali, já que este Sébastien Ogier “estava a planear ir com os pneus de neve porque era a opção mais segura, mas vi que o Seb estava a montar pneus slicks e por isso mudei rapidamente no último minuto, antes do início. Foi complicado conduzir em alguns sítios mas divertido nas zonas secas” disse Ogier que deixou Loeb a 16,1s e agora tem 21.1s de avanço para o compatriota da Ford: “agora ele ficou um pouco longe. Tentámos, mas o Ogier viu e mudou no último minuto. Foi muito complicado nas zonas com gelo, era muito fácil de cometer um erro, mas estamos aqui”, disse Loeb.

E assim se pode decidir um rali. Loeb ia arriscar tudo, tentando diferenciar-se de Ogier, mas este “não foi na conversa” e provavelmente decidiu o rali.

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) venceu o troço 5.0s na frente de Ogier, com Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) e Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) empatados a 21.4s.

Na geral, Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) tem agora 21.1s de avanço para Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) com Craig Breen a 1m26.0s. A vitória no Rali de Monte Carlo vai decidir-se entre os dois ‘Seb’, em condições normais, claro…

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) subiram para o quinto lugar porque Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) saíram de estrada nesta especial.

Foi uma grande luta durante todo o dia entre Sébastien Ogier e Sébastien Loeb, que chegaram a este terceiro dia de prova separados por 9.9s a favor do francês mais velho, mas o mais novo deu a volta ao texto e vai para os últimos quatro troços com 21.1s de avanço.

A segunda passagem por Saint-Geniez/Thoard, o mítico Sisteron tinha tudo para ser épica, era exatamente a mesma zona que estava complicada, mas ao optar por montar pneus iguais aos de Loeb, Ogier certificou-se que não existiria o risco de Loeb ter a sorte de escolher melhor e com isso garantiu que seria no braço que ambos lutariam. Estavam separados por 5.0s, e Ogier acrescentou mais 16.6s à ‘conta’.

Kalle Rovanperä teve um grande dia. Começou em nono a 2m12.8s da frente, terminou em quarto a 2m03.08s

Ganhou cinco posições em cinco troços.

Craig Breen foi outro dos pilotos que ganhou várias posições no dia de hoje. Começou o dia em sexto, está no terceiro lugar, meio que em terra de ninguém já que dista mais de um minuto do segundo lugar de Loeb, mas tem no quarto lugar, Rovanpera a 37.8s e não parece que o jovem finlandês vá atacar para recuperar esse tempo. Com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) de fora por despiste na primeira passagem do Sisteron, quando quando estavam a fazer o tempo mais rápido na especial, 5.9s na frente de Ogier e 11.9s na frente de Loeb, portanto perto de recuperar tempo significativo a ambos, saíram de estrada e acabaram ali com as esperanças de um bom resultado.

Já Takamoto Katsuta, já tinha subido de oitavo para quinto, maioritariamente devido aos abandonos à sua frente quando na segunda passagem pelo sisteron bloqueou os travões num gancho, saiu de estrada e ficou preso numa vala. Os adeptos ajudaram a tirar de lá o carro, mas como se calcula perdeu muito tempo, caindo para 13º.

Depois da felicidade de ontem, em que ganharam o seu primeiro troço no WRC, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) tiveram hoje um dia conturbado devido a um problema no motor. Ontem mostraram o que podem fazer este ano, mas o dia de hoje foi péssimos perdendo mais de cinco minutos. Ainda assim são quintos, devido aos abandonos à sua frente.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) são sextos a quase oito minutos da frente num dia que lhes correu mal. Começaram-no em quarto, mas depressa as coisas começaram a correr mal com um problema num amortecedor, que partiu, a atrasá-los, mas tudo fizeram para chegar ao fim do dia. Foram heróicos, mas o resultado ‘foi-se’.

Por fim, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) tiveram um dia péssimo. Saíram de estrada no segundo troço do dia, recolocaram o carro na estrada, mas só depois de perderem muito tempo. Continuaram e mais à frente um furo lento e um toque atrasou-os ainda mais. Um rali cheio de peripécias, só mesmo na segunda passagem pelo sisteron deram um ar de sua graça ao fazerem o terceiro tempo no troço.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Vamos ver se isto se confirma amanhã, mas a táctica do Ogier deu resultados…

JPC
JPC
2 anos atrás

Está a ser um belo arranque de temporada 🙂

clk230
clk230
2 anos atrás

O verdadeiro oportunista…. Não tem cérebro para inovar…. Copia a tática de outros…. Enfim…. Esperto

Petter27
Petter27
Reply to  clk230
2 anos atrás

Não tem cérebro?!… Faz o que é inteligente e do seu interesse fazer: como vai à frente, não lhe convém arriscar. Ao Loeb, que ia atrás, convinha o contrário, arriscar algo para suplantar o Ogier. Ao cínica e hipocritamente (como é de resto seu apanágio) interpelar o Loeb para indagar acerca da sua escolha de pneus; dar-se ao trabalho de, desconfiando da sua resposta, ficar a ver que pneus ele montava mesmo, para copiar, está apenas a mostrar o enorme respeito (e temor) que tem ainda pelo Loeb. Que, aos 47 anos, está aqui provar ser um dos maiores sobredotados… Ler mais »

clk230
clk230
2 anos atrás

Se este bebé tivesse feito um Dakar…. Já estava na UCI…. Excelente piloto… Pena certos comentários em relação a um SR, chamado Loeb…. Nunca achei bem…. É um bebé chorão

clk230
clk230
2 anos atrás

Aprenda a aceitar outras opiniões, não seja estúpido, só pq gosta do piloto A, ou, B…. Tem a sua opinião sobre Ogier, respeito inteiramente, mas respeite a opinião de outros…. O seu Ogier não acabou de fazer um Dakar, já sei a sua opinião, ele tinha ganho e….. Além disso já era novamente campeão WRC… Fico contente com a sua opinião, mas respeite a de outros. Um grande bem haja e, bom fim de semana

Pascassio
Pascassio
Reply to  clk230
2 anos atrás

Um mal educado, a pedir respeito sobre opinião que nem deu.
É assim que vemos a cultura de alguns perdidos!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado