WRC, Rali da Turquia: Citroën quer reverter tendência
No regresso do Citroën Total World Rally Team à Turquia, país onde garantiu, em 2003, com o Xsara WRC, a primeira vitória em ralis de terra, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Esapekka Lappi/Janne Ferm estão determinados em seguir as pegadas de sucesso dos seus antecessores, mas para isso tem de inverter a tendência que vem mostrando nos últimos ralis. Desde o México que não consegue ser a equipa que mais pontos soma, e na luta pelo título de Pilotos (o de Construtores é uma miragem), Sébastien Ogier está a 40 pontos do líder, Ott Tanak.
No Rali da Alemanha ficou provado para a Citroën que era necessário mais trabalho nos ralis de asfalto. O chassis de Lappi ficou danificado no salto Panzerplatte, e os furos no evento foram causados por falhas nas rodas. De qualquer forma, os WRC e R5 da marca têm rodas diferentes.
O furo de Ogier deu-se devido a infortúnio, já as razões para o furo de Mads Ostberg (R5) não foram conhecidas. O desafio do Rali da Turquia passa por evitar furos e arrefecer bem o motor a altas temperaturas e baixas velocidades médias. A razão para o incêndio no carro de Craig Breen na Turquia, no ano passado, foi descoberta e as medidas necessárias foram tomadas.
A equipa realizou quatro dias de testes na Grécia, na região dos velhos troços tradicionais da Acrópole. Um dia Camilli e um dia e meio cada para Ogier e Lappi. Não são necessárias alterações para o desenho da asa traseira no Citroen C3 WRC. Ogier corre na Turquia com o seu carro vencedor em Monte Carlo e no México, Lappi corre com o seu carro da Finlândia.
Uma nota curiosa: O tempo previsto de viagem por estrada e ferry de Satory, em Paris, para Marmaris, na Turquia, para os camiões, incluindo os carros de rali é de seis dias inteiros.
Martin Holmes
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI