WRC, Rali da Suécia: O que está por decidir?

Por a 17 Fevereiro 2019 07:01

Com o acidente de Teemu Suninen, Ott

Tanak ficou com uma forte liderança que chega e sobra para gerir

hoje. Tänak começa a curta etapa final de domingo com uma vantagem

de 54,5s no seu Toyota Yaris WRC.

Se quanto à vitória já

restam poucas dúvidas, o segundo lugar está ao rubro! No entanto,

essa luta não inclui Suninen, que liderou uma prova do WRC pela

primeira vez, durante o dia de sexta-feira. O finlandês caiu na

classificação depois de enterrar seu Ford Fiesta em um banco de

neve, primeiro, antes de abandonar depois de bater numa árvore e

danificar o roll bar de segurança de seu carro.

Mas Tänak estava apenas a 2.0s de

Suninen, passando o finlandês na especial de abertura do dia de

ontem. Pouco depois, o erro de Suninen na segunda especial do dia deu

ao estónio uma vantagem de mais de meio minuto. As três vitórias

em troços elevaram a margem para um nível confortável: “Na

sexta-feira tivemos de fazer um trabalho difícil para estar nesta

posição e ontem conseguimos passar sem problemas. A aderência

mudava em todas as curvas e nunca se sabia o que esperar. Agora

espero que possamos controlar um pouco as coisas, mas esta nunca é

uma prova fácil,” disse ele.

Andreas Mikkelsen liderou um grupo de

quatro pilotos, com o seu segundo lugar durante a maior parte do dia,

no seu Hyundai i20 WRC. O quarteto trocou de lugar em todos os

troços, mas, apesar de um pião, o norueguês repeliu os

perseguidores até ao fim do dia, quando Esapekka Lappi empatou no

último troço.

Lappi fez bons progressos durante todo

o dia no seu Citroën C3 WRC. O finlandês tinha 2.3 segundos de

vantagem sobre Thierry Neuville, que teve a sorte de escapar de um

pião completo, de 360°, no troço de Vargåsen, em que perdeu

apenas alguns segundos.

Em quinto lugar ficou Elfyn Evans,

depois do galês ter caído para fora dos três primeiros enquanto

procurava mais ritmo no seu Ford Fiesta WRC. No entanto, permaneceu

firme na luta, 11.9 segundos atrás de Neuville.

Os troços da estrada florestal ao

redor de Hagfors estavam em perfeitas condições ontem. Uma sólida

base de gelo garantiu grande aderência, mas à medida que as

temperaturas foram subindo as estradas tornaram-se mais suaves e

escorregadias.

Kris Meeke foi incapaz de se manter em

contacto com os homens da frente no seu Toyota Yaris WRC e caiu nas

‘garras’ de Sébastien Loeb, terminando o dia apenas 1.6 seg à sua

frente.

O dia de hoje tem apenas três troços,

cobrindo 51,31 km. A dupla passagem pelo teste Likenäs é seguida

pela Power Stage em Torsby, com pontos de bónus para os cinco

pilotos mais rápidos.

Classificação:

1. O Tänak / M Järveoja EST Toyota

Yaris 2hr 19min 31.7sec

2= A Mikkelsen / A Jaeger-Amland NOR

Hyundai i20 +54.5sec

2= E Lappi / J Ferm FIN Citroën C3

+54.5sec

4. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai

i20 +56.8sec

5. E Evans / S Martin GBR Ford Fiesta

+1min 08.7sec

6. K Meeke / S Marshall GBR Toyota

Yaris +1min 36.5sec

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado