WRC, Rali da Suécia: a posição na estrada e a importância dos pneus

Por a 25 Fevereiro 2022 22:32

Já na antevisão da prova, quando falámos com alguns dos pilotos relativamente aos pneus para esta prova, o assunto foi referido e nesta primeira etapa ficou perfeitamente claro que apesar de se ter julgado que a ordem na estrada seria complicada para os homens mais à frente, não se enganou, mas havia nuances.

É que as estradas utilizadas no rali são percorridas no dia a dia por locais, e por isso o gelo nunca tem muito tempo de ‘crescer’ em cima da terra, e o que sucedeu no dia de hoje foi simples: os pilotos da frente gastaram menos pneus, porque apesar de terem de limpar neve, tinham uma camada de gelo para os pregos atuarem, e os pilotos mais atrás já começavam a ter uma linha com cada vez mais terra a aparecer e os pregos são feitos para o gelo e não para a terra, o que significa que os pregos na terra vão desaparecendo.

Ao olharmos para os tempos do último troço, percebemos que Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) e Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), os pilotos que foram 1º e 3º na estrada (o segundo foi Craig Breen (Ford Puma Rally1), que desistiu cedo, foram quem chegou ao fim do dia com melhores pneus.

Veja-se o que aconteceu a Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) e Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1). O galês perdeu 9.1s em 5.53 Km, Lappi 9.0s e Solberg, 15.8s, tudo isto porque já não tinham, ou tinha muito poucos pregos nos pneus, porque rodavam mais atrás na estrada e foram-nos perdendo durante o dia. São nuances destas que fazem muito a beleza dos ralis, que são muito mais do que acelerar sempre o máximo possível…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado