WRC, Rali da Finlândia: Luta a quatro

Por a 3 Agosto 2019 00:47

Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) chegou ao final do primeiro dia na liderança do Rali da Finlândia, depois de uma fantástica etapa de abertura que terminou com os quatro homens da frente em apenas 2.6 segundos.

O herói da ‘casa’. Jari-Matti Latvala venceu seis dos 10 troços do dia realizados nas florestas perto de Jyväskylä, mas o ritmo foi elevado em diversos pilotos, que se mantiveram sempre muito juntos.

O companheiro de equipa de Latvala na Toyota Gazoo Racing, Kris Meeke, terminou o dia 1.2s atrás do finlandês. Esapekka Lappi, num Citroën C3 WRC, mostrou bom andamento para manter a terceira posição, uma margem semelhante atrás e dois décimos à frente do líder do Campeonato do Mundo de Ralis, Ott Tänak.

Apesar de ter começado em primeiro nos troços de terra escorregadios, Tänak superou alguma falta de aderência para liderar ao longo da manhã, embora a vantagem do estónio nunca tenha ultrapassado os 5.4s.

A sua causa foi ajudada por furos em pneus dos Yaris WRC de Latvala e Meeke.

À medida que os troços se tornavam mais duros e ainda mais desafiantes, de tarde, Tänak cedeu a sua vantagem a Latvala, que tinha a melhor posição de partida do quarteto. Algo que em nada o prejudica, já que tem para hoje melhor posição na estrada…

A batalha foi tão equilibrada que em determinada altura Latvala liderou por apenas seis décimos, com os três perseguidores empatados em segundo!

Mas os presságios são bons para o Latvala. Em 15 dos últimos 16 anos, o líder da noite de sexta-feira ganhou a prova.

“Houve dois troços em que eu estive um pouco em baixo, mas de forma geral consegui manter o desempenho. Quando se está a lutar o tempo todo, há uma grande pressão, e ser capaz de continuar na luta é o principal. O resto do rali será uma grande batalha”, disse.

O melhor dos outros foi Craig Breen. O irlandês esteve impressionante na sua primeira participação num Hyundai i20 no WRC. Ele ‘entregou’ uma série de segundos tempos mais rápidos, mas também perdeu segundos valiosos, quando o capot do seu Hyundai se soltou e lhe condicionou a visibilidade.

Terminou a 14.2s do líder e 0.4 segundos à frente do seu companheiro de equipa, Andreas Mikkelsen, que também venceu um troço.

O segundo classificado do campeonato, Sébastien Ogier, foi sétimo num C3 WRC, o francês apenas 0.5s atrás de Mikkelsen, admitindo que não conseguia igualar o ritmo de Tänak.

Thierry Neuville, o terceiro do trio de candidatos ao título, foi oitavo. O teste de pré-evento do belga foi realizado à chuva e a sua configuração original para este rali revelou-se demasiado suave para as condições. Fez alterações no meio do dia, mas acabou a mais de meio minuto da frente.

Teemu Suninen foi um desanimado nono classificado. O finlandês nunca recuperou depois de ter partido o ‘splitter’ da frente do Ford Fiesta WRC no início da prova e foi cedendo uma média de 0.3s por quilómetro só pela falta dessa peça aerodinâmica no seu carro. O seu companheiro de equipa na M-Sport Ford, Gus Greensmith, foi 10º.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado