WRC, Rali da Catalunha: Muito equilíbrio, quatro em 6.0s…

Por a 21 Outubro 2022 12:54

O duplo vencedor do Rali da Catalunha, Thierry Neuville, agora acompanhado por Martijn Wydaeghe, no Hyundai i20 N Rally1, lidera a prova com 0.5s de avanço para Sébastien Ogier numa prova em que apenas seis segundos separam o quarteto da frente, após quatro exigentes troços, realizados a norte da base do rali, em Salou.

Tem sido um rali em que apesar de a estada estar a seca, o asfalto está maioritariamente cheio de lama e erva devido aos muitos cortes, algo menos habitual na Catalunha, que costumava ser um rali com um asfalto mais limpo, mas com os novos troços, as coisas mudaram um pouco. Com os pisos assim as coisas ficaram muito mais complicadas, uma vez que o asfalto tem pouca aderência e com a sujidade, fica bem pior.

Neuville foi segundo nas três primeiras especiais, mas atacou na quarta, depois de colocar dois pneus duros no carro, e isso resultou, passando para a frente do rali, ainda que com uma pequena margem: “tentámos manter um ritmo bom, era possível andar mais depressa, mas era arriscado. Os dois últimos estavam mais limpos, forçamos mais, depois na última coloquei dois pneus duros e resultou. Não é mau começo de rali, a base carro está boa, vamos ver…”, disse Neuville.,

Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) são segundos a 0.5s da frente: “sabia que ia ser difícil por causa dos cortes na estrada e de sermos sétimos a passar, mas estamos perto da liderança, estou contente.”

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) são terceiro a 4.2s da frente, depois de vencerem e liderarem os dois primeiros troços, que foram ficando mais sujos para quem vinha mais atrás, mas quando estes melhoraram, caíram para o terceiro lugar: “lutámos um pouco com o carro no troço mais longo”, disse.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) terminaram a manhã no quarto lugar a 6.0s da frente, tiveram um problema com o alternador, e ficaram sem sistema híbrido a funcionar nas duas primeiras especiais.

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) são quintos a 10.9s, não tiveram problemas, simplesmente foram cuidadosos nas zonais mais difíceis: “o carro está bom, mas falta-nos um bocadinho de andamento”, disse.

Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) são sextos já a 24.8s da frente. A dupla, que nunca rodou em asfalto em prova com este carro está a demorar um pouco mais a lá chegar, mas também foram muito cuidadosos, pois apanharam os troços ainda piores que as duplas à sua frente. Este rali tem muitos cortes, o que é pouco habitual na Catalunha, troços sempre muito sujos, para além de que a sua escolha pneus não foi perfeita.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são sétimos a 37.3s, com o piloto a revelar que tem hesitado demais em algumas zonas.

Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) estão a readquirir confiança e andar com segurança pois não se podem dar ao luxo de voltar a sair de estrada. Seja como for, não faziam este rali há cinco anos, sendo que o último foi à chuva, o que tem tornado tudo mais difícil “ainda assim, devia ter andado um pouco mais depressa…”, disse.

O mesmo se aplica a Adrien Fourmaux/Alex Coria (Ford Puma Rally1) que depois de terem ficado de fora desde o Rali da Bélgica, têm agora que tudo fazer para levar o carro até ao fim. Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) são décimos, na frente de Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) que sofreram um furo perdendo quase um minuto, isto quando estavam apenas a 2.2s de Breen, e bem na frente de Fourmaux e Greensmith.

De tarde os torços vão estar mais sujos, mas pelo menos é igual para todos, sendo agora mais fácil de perceber onde a estrada estará suja, o que ajuda mais as equipas.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

https://www.ewrc-results.com/results/73368-rallyracc-catalunya-costa-daurada-2022/?s=370563

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado