WRC: Ott Tänak vai regressar à Hyundai MotorSport
Ott Tänak vai regressar à Hyundai na próxima época, numa mudança que já se esperava. O anúncio oficial deve ser feito ainda esta semana. O estónio volta a ser colega de equipa de Thierry Neuville com quem já teve alguns ‘qui pro quo’ quando foram colegas de equipa, num line up muito interessante, ficando agora por saber o que vai suceder com Esapekka Lappi, Dani Sordo e Teemu Suninen. Provavelmente Lappi e Suninen vão partilhar o terceiro carro. E Sordo?
Neste particular, resta esperar pelas decisões do Promotor e da FIA quanto à possibilidade de haver quatro carros por equipa em 2024, sendo que para já não há novidades nesse particular.
Quanto à M-Sport, perde o seu ponta de lança, depois de uma época em que o estónio esperava mais da M-Sport e do carro.
Quanto a Tanak, depois de ter saído da Toyota e rumado à Hyundai, regressa agora a Alzenau sendo bem interessante como vai ser gerida a ligação de Neuville e Tanak por pate de Cyril Abiteboul.
É fácil perceber as razões da troca, a M-Sport/Ford está definitivamente na mó de baixo, mas a verdade é que três anos de Tanak em Alzenau só lhe valeram cinco triunfos, embora agora a equipa esteja mais consistente – mas não perfeita – do que naquela altura. Sem dúvida que a Hyundai está melhor, tem uma liderança forte, e o trabalho de FX Demaison, diretor técnico está a começar a notar-se.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Mário Oliveira
3 Outubro, 2023 at 20:13
Tenho pena que esta noticia se confirme. Não desejo mal ao Tanak, mas se a Hyundai não lhe abrisse a porta, possivelmente era forçado a permanecer mais 1 ano na M-Sport e os resultados poderiam aparecer.
Os problemas técnicos que a M-Sport teve este ano não são a regra desta equipa e uma segunda chance poderia dar uma ideia mais real do potencial do binómio Tanak/Puma.
Luis Filipe
3 Outubro, 2023 at 21:34
Acho que a Msport ou melhor o Malcom não merecia isto. É verdade que a equipa não tem os meios financeiros da Toyota ou da Hyundai mas tem dado imenso aos ralis e lançado muito dos pilotos dd hoje inclusive Tänak. Não desejo mal ao piloto embora não acredite que vá ter vida fácil neste retorno até pela convivência com Neuville. Quanto a MSport que consiga encontrar um piloto que nos surpreenda a todos pois por tudo o que Malcom já deu merecia isso acontecer
Vasco Morgado
4 Outubro, 2023 at 22:38
Concordo inteiramente contigo, Filipe.
Luis Filipe
5 Outubro, 2023 at 15:27
Obrigado Vasco
jgama25
4 Outubro, 2023 at 0:38
Será que é desta que a M-Sport vai chamar o Mikkelsen? E porque não com o Oliver Solberg para segundo piloto com o apoio da Monster??
Jose Marques
4 Outubro, 2023 at 8:11
Seria fantástico ver isso mesmo!
Tenho um amigo mecânico na M-Sport, vou já indicar isso! Lol
PS: não estou a brincar!
[email protected]
4 Outubro, 2023 at 10:29
Uma péssima noticia, por outro lado vai ser muito giro ver o circo a pegar fogo na Hyundai, estou curioso para ver se o Cyril Abiteboul vai ter capacidade para gerir os egos quando se sabe o protecionismo que é dado ao Neuville e que já foi a causa da saída do Tanak. Era importante saber-se rapidamente se vai haver 4 carros por equipa para se saber que pilotos vão ficar disponíveis, é que com a chegada do Tanak começa a faltar espaço para tantos pilotos na Hyundai e tanto Lappi como Suninen poderiam ser ótimas opções para a M-Sport. É uma pena, mas o Malcolm Wilson já está habituado a correr sempre atrás do prejuizo, descobre e forma os pilotos para depois ficar sem eles, Tanak é um deles. Vamos esperar para ver.
Homem do Leme
4 Outubro, 2023 at 12:41
Uma má noticia para o campeonato! Vamos ver se não acelera mesmo o desinteresse da Ford na disciplina e acabamos mesmo só com 2 equipas no mundial…
Não deixo contudo de perceber a atitude do Tanak pois têm existido demasiados problemas de fiabilidade que o têm afastado da luta pelos primeiros lugares muitas vezes.
Resta saber como vai ser o convivio com Neuville pois da outra vez não correu lá muito bem e não sei se a Hyundai irá alinhar numa politica tipo Toyota, deixando os pilotos lutar livremente entre si!
Vasco Morgado
4 Outubro, 2023 at 22:37
Embora não concorde com o ditado que diz que “não se deve voltar ao local onde fomos felizes”, neste caso creio que o Tanak ao regressar a Alzenau e continuando Thierry Neuville na equipa, talvez não tenha optado pela melhor solução a não ser que tenha negociado com a Hyundai um estatuto em que não tenha de ceder posições para o eterno filho da casa (Neuville) poder aspirar a melhores lugares na classificação do WRC. De outro modo, estaremos perante um dejá vu o que não seria nada agradável nem gratificante para a equipa, os pilotos e o WRC.
Por outro lado e reconhecendo que a MSport tem estado uns furos abaixo do esperado, muito pelo desinvestimento e desinteresse que a Ford tem devotado aos ralis, tenho imensa pena que o Malcolm Wilson – que já tanto deu à Ford e ao WRC – esteja a passar por esta situação.
Se há alguém que não mereceria isto, esse alguém é, sem dúvida, Malcolm Wilson.
Mas o que dizer sobre o WRC quando uma alta figura – ou será figurão – da FIA ainda na passada semana dizia que seis marcas a competir com carros Rally 1 no WRC, seria prejudicial à modalidade, creio que está tudo dito em termos da mentalidade reinante nalgumas mentes pouco ‘iluminadas’ que habitam os corredores da praça da Concórdia em Paris e o mesmo se passa com o promotor do WRC que embora passe a vida a alterar as coisas, pouco acerta nas mudanças efectuadas.