/ralis/wrc/wrc-m-sport-malcolm-wilson-o-ott-tanak-fez-uma-prova-inteligente/
WRC, M-Sport, Malcolm Wilson: “O Ott (Tanak) fez uma prova inteligente…” | AutoSport

WRC, M-Sport, Malcolm Wilson: “O Ott (Tanak) fez uma prova inteligente…”

Por a 25 Janeiro 2023 16:44

Esperava-se um pouco mais de Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally 1) mas já se percebeu que o estónio precisa de tempo para se adaptar ao carro e trabalhar nele com a equipa. Para além disso, alguns problemas mecânicos, com a direção assistida, levaram a que não conseguisse fazer melhor, por isso manteve-se sem grandes ondas no quinto posto desde que para aí caiu na PE10 por troca com Elfyn Evans.
Cedo começaram a perder mais que o esperado, tinha passado o shakedown a testar afinações bem diferentes de modo a perceber melhor o carro, o mais rapidamente possível. Era terceiro no fim do 1º dia, logo a seguir caiu para a quinta posição, mas depressa recuperaram para o quarto lugar, e só cederam a Evans, aquando dos problemas com a direção assistida no seu Ford Puma Rally1, gerindo depois a avaria que era intermitente.
Tudo isto condicionou o seu andamento, e é um mau sinal por parte da M-Sport/Ford ter problemas com os dois carros logo na primeira prova. Vamos ver se tudo estabiliza de modo a perceber até onde pode ir Tanak.
Seja como for, a equipa gostou do seu top5. O director executivo da M-Sport, Malcolm Wilson, fez eco desses sentimentos, dizendo: “Ott fez uma prova inteligente”. Sabemos que temos trabalho a fazer, mas o que me agrada é que ele não vem dizer à equipa que precisamos de mais potência. Muito do que temos de fazer são coisas de preparação”.
Já o chefe de equipa, Richard Millener também elogiou esse esforço: “A Power Stage foi um grande sinal do potencial que está para vir”, disse Millener. “Claro que teria sido bom ter conseguido um pódio, mas não era para ser. Podemos estar muito satisfeitos com o feedback e o desempenho que vimos aqui”.
O foco de Tänak muda agora para o seu teste pré-Suécia, antes da segunda ronda. O estónio irá disputar o Rally Otepää em preparação para o evento baseado em Umeå.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
lemans1969
lemans1969
8 dias atrás

Outro factor a ter em conta é que além de Tanak ainda não estar totalmente familiarizado como Puma, o Rali de Monte Carlo tem sido a prova madrasta para ele e além de um acidente espectacular – se bem que sem consequências físicas para a equipa – em 2019, os resultados que ele tem obtido no Mónaco reflectem o pouco à vontade que o estónio se sente nos Alpes franceses.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis