/ralis/wrc/wrc-kalle-rovanpera-nao-sentia-grande-pressao-quando-tivesse-que-vir-vinha/
WRC, Kalle Rovanperä: “Não sentia grande pressão, quando tivesse que vir, vinha…” | AutoSport

WRC, Kalle Rovanperä: “Não sentia grande pressão, quando tivesse que vir, vinha…”

Por a 19 Julho 2021 13:56

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) venceram o Rali da Estónia, dominando a prova quase por completo, com o jovem piloto a bater largamente o recorde que pertencia a Jari-Matti Latvala, tornando-se no mais jovem vencedor de sempre no WRC

Kalle, parabéns, a tua primeira vitória no WRC, tornaste-te no piloto mais jovem de sempre a pisar o degrau mais alto do pódio. Como te sentes?
“A sensação é muito, muito boa. Penso que temos trabalhado muito para estar nesta posição, e este fim-de-semana tivemos uma luta muito agradável. Devo dizer que o Craig (Breen) estava a forçar muito, foi muito duro na sexta-feira, por isso foi bom esta vitória este fim-de-semana”.

Tiveste um ritmo incrível na manhã de sábado, foi no primeiro troço que reforçaste muito a tua liderança. Fala-nos desse troço, como te sentiste. Apercebeste-te nessa altura de que talvez já tivesses feito o suficiente em termos de estender a tua vantagem, para ganhar?
“Sim. Na sexta-feira foi equilibrado, mas no sábado de manhã conseguimos uma margem maior logo no primeiro troço e depois disso, tínhamos uma margem bastante boa para que pudéssemos começar a geri-la”.

Como foi gerir este último dia?
“Penso que se tratou apenas de manter algum ritmo e não cometer erros parvos se abrandasse demasiado. Correu bastante bem. A sensação foi agradável no carro, foi surpreendente, mas não senti uma pressão grande. Estive sempre bastante calmo no carro, por isso foi agradável”.

És uma pessoa bastante calma, para a idade que tens, qual foi a sensação que tiveste quando terminaste o último troço?
“Foi um grande alívio, quando finalmente consegui a vitória. Senti a pressão a libertar-se. É claro que é uma sensação muito agradável, é uma sensação boa. Foi bom essa libertação da pressão”.

Esta vitória dá-te um bom impulso de confiança para avançar?
“Claro que sim, mas ainda assim há um longo caminho a percorrer, pois falta-nos experiência em muitas provas. Penso que temos de continuar da mesma forma, conduzindo bem e tendo ralis limpos, e mais pódios”.

És uma pessoa calma, estavas ansioso com esta vitória, ou sabias que ela viria naturalmente?
“Sentia que podíamos realmente lutar pela vitória em algumas provas, mas não sentia nenhuma grande pressão. Só queria pilotar e também apontar para o melhor lugar possível e para a vitória, e deixar que ela viesse, quando tivesse que vir. Agora, é bom tê-la”.

O que significa para ti ser o mais jovem vencedor de sempre no WRC, é um feito especial?
“Sim, com certeza é algo especial, mas não é algo em que eu realmente pense muito, nem todos os recordes. Eu realmente não penso muito neles. Mas claro que foi bom quando o Jari-Matti veio ter comigo e disse que queria que eu fosse o tipo que lhe iria tirar o recorde. Com certeza que isso significou algo para mim”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis