WRC: Kalle Rovanpera na Toyota em 2020

Por a 10 Outubro 2019 10:52

19 anos e 9 dias! É esta a idade com que Kalle Rovanpera é dado como piloto oficial da Toyota para 2020, o que, caso se confirme (porque a informação não é ainda oficial), fará dele o mais jovem piloto de fábrica a tempo inteiro numa equipa do WRC.

Nunca na história da modalidade um piloto chegou tão jovem ao pináculo dos ralis, e mesmo que já tenham existido participações esporádicas de jovens pilotos em provas do WRC com carros de ponta, nenhum deles o fez tão jovem.

Só mesmo o russo Evgeny Novikov, que aos 18 anos 4 meses e 24 dias arrancou em 2009, no Rali da Noruega, para a primeira de várias provas na Citroën Junior Team, que era uma espécie de equipa satélite, não oficial, ficando famoso nesse ano devido a um salto na Finlândia, onde quase fez um ‘flip’ ao carro.

Em equipas oficiais lado a lado com os pilotos de topo não há memória.

O mais jovem vencedor de sempre duma prova do WRC, continua a ser Jari-Matti Latvala, que aos 22 anos e 313 dias venceu o Rali da Suécia de 2008, mas o jovem Kalle Rovanpera deverá ter agora a oportunidade de, nos próximos três anos, bater esse recorde. Por quanto? Logo se vê. E se o vai fazer, ainda que esta seja apenas uma frase ‘à cautela’…

Os gestores de carreira do jovem finlandês vão invocar uma cláusula do seu contrato de dois anos com a Skoda, que tem uma opção para sair da equipa caso lhe surja um convite duma equipa oficial.

Em declarações ao Autosport inglês, o manager de Rovanpera, Timo Jouhki, é de opinião que o jovem está pronto: “A Skoda tem sido muito, muito boa para o Kalle, ele em feito muitos testes, mas mas agora chegou a altura. Queríamos ver como ele está a progredir com as notas, a trabalhar com a equipa, a sua forma física, a trabalhar com os media e tudo isso, e ele está a progredir em todas as áreas. É provável que tenha progredido mais do que pensávamos. O objetivo era que ele adquirisse experiência em todas as provas, e no final deste ano, terá competido em todos os ralis”, disse.

Tommi Makinen esquiva-se a acrescentar algo, porque ainda tem dois campeonatos para ganhar com os pilotos que tem, mas ao que tudo indica, será Jar-Matii Latvala o ‘sacrificado’. Kris Meeke tem vindo a melhorar e está a fazer melhor do que Latvala que já está na equipa desde 2017.

7
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
more666
Membro
more666

Notável.

mcrae
Membro
mcrae

Mais um piloto que deverá entrar nas lutas pelo campeonato. Desejo-lhe a maior das sortes e que o WRC continue competitivo como tem sido ultimamente.

seven
Membro
seven

Incrível, o talento do “miúdo” Kalle Rovanperä e a forma estruturada e consistente como a sua carreira tem evoluído!
Ironia do destino, que a confirmar-se, seja Jari-Matii o sacrificado, quando este ainda detém o record do mais jovem a vencer uma prova do WEC…

Lugar aos novos
Membro
Lugar aos novos

Sem dúvida, parece claro que tem tudo o que é preciso para ser um vencedor.
Ainda por cima a começar na melhor equipa, e provavelmente a campeã do mundo, pode fazer desta dupla algo muito muito forte!
Lugar aos novos!!!!

fastuga
Membro
fastuga

Tannak na MSport? Wilson merecia.

hlc
Membro
hlc

Merecer, merecia. Se Wilson não tivesse apostado sempre em Tannak, mesmo quanso este “partia” ou afundava os carros, provavelmente agora não estaríamos a falar dele e com todas as possibilidades de ser campeão do mundo do WRC.
O problema da M-Sport é dinheiro, seja para pagar a pilotos de topo, como estar em constsnte desenvolvimento do Ford Fiesta WRC. Posto isto, e com o estatuto que neste momento Tannak tem na Toyota eu não me acredito que troque de equipa.
Pelo menos que exista uma boa amizade e cordialidade entre os dois.

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Expectável, mas muito merecido!
O percurso deste miúdo tem sido fantástico e espera se muito dele.
Quanto a bater recordes não será de admirar se muitos caírem a seus pés.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport