WRC: FIA está a ser ‘didática’ nas falhas das zonas HEV

Por a 23 Janeiro 2022 09:36

Thierry Neuville recebeu uma reprimenda devido ao facto de ter ligado o motor de combustão interna do seu Hyundai i20 N Rally1 quando deixou a zona remota de montagem de pneus, no segundo dia do Rali de Monte Carlo.

O road-book especifica as zonas em que os novos Rally1 devem rodar em modo elétrico – zonas HEV – e o belga não o fez tal como Carlo Sébastien Ogier no palanque de partida da prova. No caso do francês escapou a sanção porque a entrevista foi demasiado extensa, e o piloto estava a consumir mais bateria do que devida e o belga também escapou a sanção maior, mas recebeu um reprimenda, porque a equipa explicou que o piloto precisou de carregar um pouco a bateria de modo a conseguir ‘engatar’ o modo EV e como a dupla perdeu muito tempo na reparação do amortecedor, estava muito ‘curta’ de tempo e por isso precisou de 45 segundos de motor de combustão.

Basicamente a FIA tem as suas novas regras, mas está a ser mais didática, preferindo ir dando avisos e reprimendas, até porque todos estão a aprender. Por exemplo no caso de Ogier, ninguém se lembrou que uma entrevista mais demorada gasta mais bateria do que o que seria normal, e todos sabemos que o sistema híbrido dos Rally1 não é um portento de energia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pascassio
Pascassio
2 anos atrás

Híbrido tecnicamente, mas na prática, não tanto.

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Ahahah! Se o Neuville estava na zona de assistência, porque não lhe puseram um jerrycan de 5 litros de electricidade? quanto ao Ogier, podia ter posto o motor eléctrico a pegar de esticão na descida do palanque, era só um empurrãozito. Todos sabemos que o Monte é provavelmente o rally mais traiçoeiro do mundial, mas resta saber nos próximos ralis, se não é o boost eléctrico que está a surpreender os pilotos e que poderá quasar acidentes graves como podia ter sido o do Formaux, cujo carro foi literalmente disparado por aceleração quando devia estar em desaceleração. Quanto a mim,… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by João Pereira
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado