WRC, Dani Sordo: “Penso que os carros são bastante iguais…”
Dani Sordo é de opinião que os atuais Rally1 estão muito semelhantes uns aos outros em termos de competitividade, e é bem capaz de ter razão, ainda que a perceção que fica face ao que se vê nos resultados da época, oito vitórias da Toyota face a uma cada, da Ford e Hyundai, é que o Toyota Yaris GR Rally1 é muito melhor.
O que sucede, é que para lá da competitividade dos carros, há muita coisa de grande importância a começar no piloto, continuando no navegador, no engenheiro, os mecânicos, o funcionamento da equipa, a fiabilidade dos carros, o controlo de qualidade das peças, etc, há um sem número de detalhes que são muito importantes e nesse aspeto, a Toyota destaca-se a começar logo pelos pilotos, pois não é por acaso que Sebastien Ogier e Kalle Rovanpera têm três triunfos cada, Elfyn Evans, dois e Thierry Neuville e Ott Tanak, um cada: “Acho que a Hyundai tem de melhorar um pouco, talvez o Toyota esteja um pouco [à frente], mas, no geral, acho que os carros estão bastante iguais. Por vezes, são os pilotos que fazem um pouco a diferença. “A velocidade é incrível: se levantarmos um pouco em algumas curvas ou hesitarmos, ou algo do género, são dois segundos! Agora o rali é como os circuitos: toda a gente vai a toda a velocidade, todo o tempo”, disse Sordo.
Resumindo, se os pilotos estivessem noutra equipa, provavelmente nenhuma delas teria vencido oito vezes e as outras duas uma vez cada. Tudo estaria mais equilibrado. Quanto, nunca saberemos…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até esteticamente são parecidos, infelizmente! São estes e outros fatores que têm levado o WRC a descer uns degraus na popularidade.
Discordo.
2021 12 provas – 9 Vit.
2022 13 provas – 7 Vit.
2023 10 provas* – 8 Vit.
O GR Yaris é desde já há mt tempo, o melhor carro de Ralis do Mundo.
Na fiabilidade nem se discute, superior e em rapidez os números são lhe tb muito, muito favoráveis.
Uma afirmação discutível de Sordo que o coloca tb num lugar de clara inferioridade, a ele, a Neuville a Tanak, a Lappi.
Coloquem Ogier num Hyundai pra tirar as dúvidas e já agora Pierre-Louis Loubet num Yaris, seguramente teria mais de 28 pontos em 10 Ralis.
O Dani Sordo lá saberá do que fala, mas para quem está de fora não parece!
Também não deixa de ser verdade que (pelo menos na minha opinião) tem o melhor conjunto de pilotos e juntando as duas coisas…
Refiro-me à Toyota claro!