WRC: As vitórias mais marcantes de Sébastien Loeb

Por a 29 Março 2020 15:54

Para além dos cinco títulos consecutivos de Pilotos, feito nunca antes alcançado no Mundial de Ralis, Sébastien Loeb é também o atual detentor do recorde de vitórias, com o impressionante número de 79 passagens pelo lugar mais alto do pódio. Por isso, não admira que entre tantas garrafas de champanhe abertas, umas tenham sido mais saborosas que outras: vitórias de puro talento, de estratégia ou até de sorte; triunfos com princípio, meio e fim ou só… no fim; vitórias por um piscar de olhos ou tão esclarecedoras como a conhecida superioridade do alsaciano no asfalto. Enfim, um reportório de luxo que Loeb dificilmente apagará da sua memória e da dos aficionados dos ralis.

Após 28 vitórias ao volante do Citroën Xsara WRC, 34 do Citroën C4 WRC, 16 do Citroën DS3 WRC e uma com o Citroën C3 WRC, sempre com Daniel Elena sentado no banco do lado direito, o “Asterix dos ralis” traz ainda consigo triunfos morais onde teve um pé no degrau mais elevado do pódio, mas que, por uma ou outra razão, nunca conseguiu pôr os dois! Onde está, afinal, o segredo? Esse é a pergunta que todos gostavam de saber responder, sobretudo os seus mais directos adversários. E se teorias há muitas, a verdadeira resposta guarda-a Sébastien, o penúltimo dos sobredotados do Mundial de Ralis. O último é Sébastien Ogier… até ver.

Vitória nº 1 – Alemanha 2002

Até tinha “ameaçado” no início da época, em Monte Carlo, mas seria na Alemanha que Sébastien Loeb daria início ao impressionante registo de vitórias construído nos seis anos seguintes. Apesar de ter liderado quase todo o rali, a diferença final para Richard Burns foi inferior a 25 segundos. A Citroën começou aqui a sua invencibilidade “oficial” na Alemanha, onde já antes tinha vencido por Philippe Bugalski, quando a prova ainda não fazia parte do Mundial.

Vitória nº 4 – Itália 2003

Pela primeira vez na respectiva carreira em conjunto, Sébastien Loeb e Daniel Helena lideraram uma prova do Campeonato do Mundo do princípio ao fim. Aconteceu na última edição do Rali de Itália disputada nos troços de asfalto do continente, antes da mudança insular para a Sardenha. Apesar da vitória de Loeb, Markko Märtin foi o mais rápido na maioria das classificativas.

Vitória nº 6 – Suécia 2004

Aquele que é, provavelmente, o maior talento do asfalto na história do WRC provou a abrangência das suas capacidades ao tornar-se primeiro e único não-nórdico a vencer o Rali da Suécia, a única prova totalmente “de Inverno” no calendário. Foi a primeira vitória de Loeb fora da sua superfície de eleição, mas não sem uma “ajudinha” da sorte… Markko Märtin bateu numa rocha e danificou a suspensão do seu Ford Focus, transferindo a liderança definitiva para um histórico Loeb.

Vitória nº 7 – Chipre 2004

Esta foi uma vitória estranha porque foi obtida algum tempo após o final da prova, quando os Peugeot 307 WRC foram desclassificados devido a uma irregularidade na bomba de água.

Mesmo não tendo ganho na estrada, o currículo de Loeb assinala a data como a primeira vitória num rali em piso de terra.

Vitória nº 8 – Turquia 2004

Problemas desesperados exigem medidas desesperadas. O Xsara de Loeb tinha um problema numa roda no final da última especial e o francês percebeu tinha de arrancar a jante e o pneu para chegar ao final. A imagem de Loeb a guiar em três rodas e escoltado pela polícia é hoje um clássico. Mas seria demasiado cruel perder daquela forma uma prova que se tinha dominado desde a segunda especial.

Vitória nº 17 – Argentina 2005

Apesar de já ter batido antes, na Acrópole, o recorde de Timo Salonen de quatro vitórias consecutivas, foi na Argentina que Loeb elevou a fasquia até aos seis triunfos. Na ronda seguinte, na Finlândia, o arqui-rival Marcus Grönholm interromperia a histórica marcha do alsaciano.

Vitória nº 19 – Córsega 2005

Loeb ganhou todas as especiais (até uma onde sofreu um furo!) e sagrou-se Campeão do Mundo pela segunda vez, ainda com duas provas para disputar. Foi também a sua primeira vitória em solo pátrio. Uma rara e impressionante demonstração de perfeição ao volante.

Vitória nº 20 – Catalunha 2005

Mais um recorde para Loeb – dez vitórias uma só época. O anterior máximo – seis – tinha sido estabelecido pelo compatriota Didier Auriol em 1992, com o Lancia Delta Integrale. Loeb vinha dilatando sucessivamente o recorde ao longo da época, terminando a marcha num rali que dominou do início ao fim. Foi também a primeira vez que um piloto ganhou ralis do Mundial em fins-de-semana consecutivos.

Vitória nº 27 – Japão 2006

Foi nesta prova que Loeb passou à História como o piloto mais bem sucedido do Campeonato do Mundo de Ralis. Numa época onde guiou um Xsara semi-oficial da Kronos, Loeb passou a deter o recorde de vitórias em ralis do Mundial, numa prova onde aproveitou alguns erros de Grönholm para passar para a frente e vencer por apenas 5,6s.

Vitória nº 29 – Monte Carlo 2007

Um rali especial por duas razões: não só Loeb ganhou na estreia do Citroën C4 WRC, como este foi o primeiro rali após o sério acidente de BTT onde o francês deslocou um ombro. Mais uma exibição demolidora de “Seb”, com o companheiro Dani Sordo em segundo.

Vitória nº 42 – Finlândia 2008

Após 41 vitórias, bem poderia ser mais uma no currículo… mas não para Loeb. A Finlândia era o rali que Loeb ainda desejava ganhar, por achar que este era o maior desafio de todo o Mundial, mesmo se outros pilotos oriundos da Europa Central já ali tivessem triunfado antes. Foi o 17º país diferente onde Loeb venceu um evento do WRC, algo que nenhum outro piloto conseguiu.

Vitória nº 43 – Alemanha 2008

Antes de cada Rali da Alemanha começar, está “escrito” que este é o território da Citroën e de Loeb. Em 2008, ambos venceram a prova germânica pelo sétimo ano consecutivo. Nova exibição irresistível logo a partir do primeiro troço, afastando-se da concorrência sob condições traiçoeiras no primeiro dia e acertando em pleno nas escolhas de pneus.

Vitória nº 47 – Grã-Bretanha 2008

Tal como nas histórias de encantar também a Citroen construiu em Gales um final feliz! Chegou ao ceptro de Marcas e viu Loeb vencer depois de um duelo de gigantes com uma das estrelas em ascenção, Jari-Matti Latvala. Sébastien Loeb foi uma vez mais o principal responsável pela Citroen conquistar o título de Marcas que lhe fugia por entre as mãos desde 2005. Num Rali de Gales impróprio para cardíacos tal o grau de indefinição, suspense e espectacularidade que alimentou a família do Mundial de Ralis até ao último metro da derradeira classificativa sendo que esta 47ª vitória do francês foi uma das mais saborosas pois para além do título que pôde oferecer à Citroen, Loeb associou mais um recorde ao seu “Guiness exclusivo” ao averbar o 11º triunfo numa temporada, sem esquecer que se tratou da primeira vitórias em Gales, a única prova das cinco mais emblemáticas (Monte Carlo, Suécia, Finlândia, Córsega e Gales) que lhe faltava colocar no currículo. Nesta altura, Loeb tinha 47 vitórias, apenas menos uma que Sébastien Ogier tem hoje em dia (29/03/2020), sendo que o ‘veterano’ francês, ainda acrescentou mais 32 ao seu currículo.

Vitória nº 79 – Rali da Catalunha/Espanha 2018

A última! 5 anos e 178 dias deposi de ter vencido o Rali da Argentina de 2013. El Rei D. ‘Sebastião’ Loeb venceu o Rali da Catalunha, cinco anos depois do seu último triunfo no WRC, naquele que foi o seu terceiro rali do ano. Se algum bom argumentista de Hollywood estivesse a escrever os capítulos do livro de ouro desta competição, estes não seriam muito diferentes do que a realidade nos tem oferecido. Num ano em que as lutas nos ralis foram entusiasmantes, Sébastien Loeb juntou finalmente todas peças e triunfou no Rali da Catalunha, numa vitória que só ficou assegurada nos derradeiros metros da PowerStage.

A exemplo de Kimi Raikkonen, que venceu nos EUA cinco anos depois do seu último triunfo na F1, Sébastien Loeb foi ainda mais longe, e depois de algumas aparições esporádicas, enquanto competia regularmente noutras disciplinas, venceu pela 79ª vez na sua carreira, num triunfo que teve tanto de inesperado, como de merecido, já que depois do atraso de Ott Tanak, que perdeu a liderança do rali devido a um furo, quando já se tinha percebido que estava com um ritmo demasiado forte para que a sua vitória fosse contestada, eis que a sua queda na classificação abriu uma janela de oportunidade que o nove vezes Campeão do Mundo de Ralis não desperdiçou. Mas ainda teve que trabalhar muito para isso, misturando pelo meio uma pitada de sorte e muito ‘tempero’ de saber e experiência. Não estando na luta pelo campeonato pode dar-se ao luxo de fazer uma aposta arriscada de pneus, escolhendo o composto duro quando existia a possibilidade de chover. Se isso sucedesse perdia muito. Mas não choveu, e com isso assumiu a liderança do rali.

Ficou com um avanço de 7.1s, ainda cometeu um erro numa rotunda, deixando o motor do C3 WRC ir abaixo, mas apesar de rumar ao último troço com 3.6s de avanço e tendo um ‘monstro’ como Sébastien Ogier no seu encalce, não vacilou e venceu o rali por 2.9s.

A Catalunha passou a ser, a par do Rali da Alemanha o rali que Loeb mais vezes venceu, nove.

Sébastien Loeb é também o piloto que venceu em mais ralis diferentes, 23, mais seis que sébasitne Ogier: Acrópole, Alsácia, Argentina, Austrália, Bulgária, Catalunha, Córsega, Chipre, Alemanha, Finlândia, Grã-Bretanha, Irlanda, Japão, Jordânia, México, Monte Carlo, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Remo, Sardenha, Suécia e Turquia.

As vitórias “morais”

Monte Carlo 2002

O jovem Loeb liderou o rali até final da segunda etapa e depois veio o desastre. A sua equipa infringe inadvertidamente as regras da assistência e Loeb é penalizado em dois minutos. Isso custa a descida ao segundo lugar, atrás do Subaru de Tommi Mäkinen e, pior de tudo, a primeira vitória do promissor gaulês.

Gales/GB 2005

Após saber da morte de Michael Park, o navegador de Markko Märtin, Loeb penaliza dois minutos de forma voluntária para descer do primeiro ao terceiro lugar e assim evitar ser campeão nessa prova, em respeito pela memória do malogrado britânico. O título ficaria adiado para o evento seguinte, no Japão.

AS VITÓRIAS

1 Alemanha Citroen Xsara WRC 2002 Alemanha

2 Monte Carlo Citroen Xsara WRC 2003 Monte Carlo

3 Alemanha Citroen Xsara WRC 2003 Alemanha

4 São Remo Citroen Xsara WRC 2003 São Remo

5 Monte Carlo Citroen Xsara WRC 2004 Monte Carlo

6 Suécia Citroen Xsara WRC 2004 Suécia

7 Chipre Citroen Xsara WRC 2004 Chipre

8 Turquia Citroen Xsara WRC 2004 Turquia

9 Alemanha Citroen Xsara WRC 2004 Alemanha

10 Austrália Citroen Xsara WRC 2004 Austrália

11 Monte Carlo Citroen Xsara WRC 2005 Monte Carlo

12 Nova Zelândia Citroen Xsara WRC 2005 Nova Zelândia

13 Sardenha Citroen Xsara WRC 2005 Sardenha

14 Chipre Citroen Xsara WRC 2005 Chipre

15 Turquia Citroen Xsara WRC 2005 Turquia

16 Acrópole Citroen Xsara WRC 2005 Acrópole

17 Argentina Citroen Xsara WRC 2005 Argentina

18 Alemanha Citroen Xsara WRC 2005 Alemanha

19 Córsega Citroen Xsara WRC 2005 Córsega

20 Catalunha Citroen Xsara WRC 2005 Catalunha

21 México Citroen Xsara WRC 2006 México

22 Catalunha Citroen Xsara WRC 2006 Catalunha

23 Córsega Citroen Xsara WRC 2006 Córsega

24 Argentina Citroen Xsara WRC 2006 Argentina

25 Sardenha Citroen Xsara WRC 2006 Sardenha

26 Alemanha Citroen Xsara WRC 2006 Alemanha

27 Japão Citroen Xsara WRC 2006 Japão

28 Chipre Citroen Xsara WRC 2006 Chipre

29 Monte Carlo Citroen C4 WRC 2007 Monte Carlo

30 México Citroen C4 WRC 2007 México

31 Portugal Citroen C4 WRC 2007 Portugal

32 Argentina Citroen C4 WRC 2007 Argentina

33 Alemanha Citroen C4 WRC 2007 Alemanha

34 Catalunha Citroen C4 WRC 2007 Catalunha

35 Córsega Citroen C4 WRC 2007 Córsega

36 Irlanda Citroen C4 WRC 2007 Irlanda

37 Monte Carlo Citroen C4 WRC 2008 Monte Carlo

38 México Citroen C4 WRC 2008 México

39 Argentina Citroen C4 WRC 2008 Argentina

40 Sardenha Citroen C4 WRC 2008 Sardenha

41 Acrópole Citroen C4 WRC 2008 Acrópole

42 Finlândia Citroen C4 WRC 2008 Finlândia

43 Alemanha Citroen C4 WRC 2008 Alemanha

44 Nova Zelândia Citroen C4 WRC 2008 Nova Zelândia

45 Catalunha Citroen C4 WRC 2008 Catalunha

46 Córsega Citroen C4 WRC 2008 Córsega

47 Grã-Bretanha Citroen C4 WRC 2008 Grã-Bretanha

48 Irlanda Citroen C4 WRC 2009 Irlanda

49 Noruega Citroen C4 WRC 2009 Noruega

50 Chipre Citroen C4 WRC 2009 Chipre

51 Portugal Citroen C4 WRC 2009 Portugal

52 Argentina Citroen C4 WRC 2009 Argentina

53 Catalunha Citroen C4 WRC 2009 Catalunha

54 Grã-Bretanha Citroen C4 WRC 2009 Grã-Bretanha

55 México Citroen C4 WRC 2010 México

56 Jordânia Citroen C4 WRC 2010 Jordânia

57 Turquia Citroen C4 WRC 2010 Turquia

58 Bulgária Citroen C4 WRC 2010 Bulgária

59 Alemanha Citroen C4 WRC 2010 Alemanha

60 Alsácia Citroen C4 WRC 2010 Alsácia

61 Catalunha Citroen C4 WRC 2010 Catalunha

62 Grã-Bretanha Citroen C4 WRC 2010 Grã-Bretanha

63 México Citroen DS3 WRC 2011 México

64 Sardenha Citroen DS3 WRC 2011 Sardenha

65 Argentina Citroen DS3 WRC 2011 Argentina

66 Finlândia Citroen DS3 WRC 2011 Finlândia

67 Catalunha Citroen DS3 WRC 2011 Catalunha

68 Monte Carlo Citroen DS3 WRC 2012 Monte Carlo

69 México Citroen DS3 WRC 2012 México

70 Argentina Citroen DS3 WRC 2012 Argentina

71 Acrópole Citroen DS3 WRC 2012 Acrópole

72 Nova Zelândia Citroen DS3 WRC 2012 Nova Zelândia

73 Finlândia Citroen DS3 WRC 2012 Finlândia

74 Alemanha Citroen DS3 WRC 2012 Alemanha

75 Alsácia Citroen DS3 WRC 2012 Alsácia

76 Catalunha Citroen DS3 WRC 2012 Catalunha

77 Monte Carlo Citroen DS3 WRC 2013 Monte Carlo

78 Argentina Citroen DS3 WRC 2013 Argentina

79 Catalunha Citroen C3 WRC 2018 Catalunha

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo