Renault diz que o WRC deve tornar-se elétrico a partir de 2025

Por a 27 Setembro 2021 14:33

De acordo com o Racing Director da Renault Sport, Benoit Nogier, a marca francesa está a pensar em envolver-se no WRC se a competição se tornar elétrica e está a pressionar a FIA nesse sentido.

Como se sabe, a Renault tem presentemente nos ralis, Renault Clio Rally4 e Renault Clio Rally5.

Com o WRC perto de se tornar híbrido, com regulamentos ‘fechados’ a três anos, portanto até ao fim de 2024, a Renault entende que “a nossa visão a longo prazo é clara”, começou por dizer Benoit Nogier: “O futuro dos carros de rali nem sequer é híbrido. Para nós, a próxima geração de carros de rali será totalmente elétrica e penso que a FIA deveria ser um pouco mais visionária e mudar para carros totalmente elétricos.

É evidente que no futuro todos os carros desportivos serão elétricos. Estou muito surpreendido que a FIA tenha decidido ficar com carros 100% térmicos para os Rally2. Estou até muito surpreendido com a tecnologia que os Rally1 irão adotar no próximo ano.

Para mim não é suficiente, claramente. Iremos trabalhar com a FIA para preparar os próximos carros do WRC.

Mas de acordo com a nossa visão a próxima era é totalmente elétrica. É isto que pensamos. É essa a visão que temos na Renault”, disse Nogier, à Dirtfish, que admite a presença da Renault caso a mudança se dê no WRC. Para a Renault, a eletrificação deve ser muito mais ampla do que a FIA entendeu fazer para os próximos três anos.

Como se percebe, há pressão para que o WRC se torne totalmente elétrico em 2025, e se neste momento muito irão dizer que é impossível, tendo em conta como se desenrolam as provas, que os ralis sejam totalmente elétricos, porque as baterias não aguentam, a verdade é que segundo Nogier: “Num futuro próximo poderemos utilizar tecnologia standard nos ralis”, disse. Portanto, a ideia é que não se gaste dinheiro para a especificidade da competição, mas que se use o que existir de melhor para fazer competição: “Estamos neste momento a trabalhar para demonstrar o potencial da tecnologia padrão nos carros de rali, e como podemos utilizar essa tecnologia. Isso poderá abrir uma porta para a próxima geração de carros, e talvez a FIA repense a pirâmide dos ralis no futuro”.

Senhoras e Senhores, está aberta a “panela de pressão” para a FIA.

Está dado o primeiro aviso de um grande construtor relativamente ao que é preciso para o WRC.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kkk698
kkk698
2 anos atrás

Eu penso que a Renault, pode já retirar se dos ralis e da F1 tb

kkk698
kkk698
2 anos atrás

Fiquem com a vossa ideia, e façam um troféu Renault Zoe, aí em França, uma vez que a Renault já deixou o WRC a muito, e não tem que pressionar a FIA , até porque os actuais construtores que tanto investiram, podem dar uma debandada, e aí sim a FIA fica com a batata quente na mão. A Renault tb sabe que em breve, e começando para o ano, os combustíveis teram um índice de CO2 casa vez mais diminuto até ser zero carbono, assim como irá acontecer com a F1. Por aqui já se vê , para onde a… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis