‘Renascimento da nova Lancia’ pode passar pelo regresso aos Ralis

Por a 4 Janeiro 2024 09:34

Não há muito tempo, foi em setembro, escrevemos que o WRC tem problemas, e uma das formas destes se começarem a resolver passava pela presença da Subaru, e especialmente a Lancia.

Da Subaru, ciclicamente fala-se que pode vir para o WRC, Akio Toyota até já ‘ofereceu’ a sua base de carro, o Toyota Yaris GR Rally1, à Subaru, mas depois do que a marca conseguiu nos anos 90, é muito difícil replicar algo semelhante atualmente, para além de que, muito provavelmente, o dinheiro que há para gastar na Subaru, é bem mais preciso noutras áreas, do que nos ralis.

Quanto à Lancia, a ‘conversa’ é muito diferente, e tudo o que fomos vendo da marca apoiado no ‘Renascimento da nova Lancia’, um trabalho que está a ser feito. Há cerca de um ano escrevemos “É verdade que a Lancia tem uma história incrível nos ralis, que merece um documentário, mas e se tudo isto não for coincidência? Imaginemos, por alguns momentos, que a Lancia quer voltar aos ralis e este novo documentário da Sky é um…teaser?”

O que sabemos é que a Lancia está a renascer. E se viesse para o WRC seria um forte contributo para também fazer renascer os ralis…

Agora, a italiana Autosprint escreve que a Stellantis planeia trazer a marca de volta ao WRC após mais de 30 anos de espera. Tal como nós pensámos, a Autosprint escreve que “algo estava a ferver na panela”.

Não temos dúvidas que, a Stellantis e Carlos Tavares sabem que o ‘Renascimento da Lancia’ pode levar um grande impulso se o projeto for fazê-lo também através dos Ralis.

Imaginem o que seria para o marketing da marca, trabalhar sobre um passado tão forte, fazer essa ligação ao presente, empurrando o ‘Renascimento da Lancia’, uma espécie do que fez a Subaru nos anos 90, com uma grande diferença: a Subaru começou quase do zero e a Lancia recomeça sobre uma passado estrondoso

Ainda hoje a Lancia é a quartas marca com mais triunfos no WRC, 73, atrás da Citroën, Ford e Toyota. A Lancia é ainda a marca com mais títulos de Construtores, 10, e o último foi há 32 anos.

A Lancia tem a par da Subaru os modelos que mais vezes venceram no WRC, respetivamente o Delta e o Impreza.

Recordamos que a FIA está agora a trabalhar para decidir o futuro da especialidade, já se falando num recuo dos Rally 1 por troca de uns Rally2 Plus em 2026.

Certo é que de uma maneira ou de outra a Stellantis vai-se manter atenta aos ralis, e não há marca melhor para o fazer do que com a Lancia. O carro deve ser o Ypsilon, produzido numa configuração de Rally2, num programa que a confirmar-se, terá que arrancar este ano com o projeto, e eventualmente já testes com um protótipo, como fez a Toyota dois anos antes de vir novamente para o WRC.

Há outro pormenor que aponta para 2026: é que a Lancia nasceu em 1906 e faz 120 anos em 2026…

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Emanuel Formiga
Emanuel Formiga
3 meses atrás

Lancia é sinônimo de êxito, se for verdade o seu regresso aos ralis é uma notícia fantástica e á muito desejada pelos amantes da modalidade , caso contrário o WRC actual continua muito curto nas marcas representadas .

Scirocco
Scirocco
3 meses atrás

Seria um boost enorme para o WRC que tão precisado está.
Não espero um Stratos ou um 037, mas espero sinceramente algo mais vistoso do que agora lá anda.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado