Rally2 Plus podem ‘nascer’ para 2025, mas isso pode prejudicar o ‘negócio’ Rally2?

Por a 31 Janeiro 2024 12:51

A FIA pode banir os Rally1 e criar os novos Rally2 Plus, mas o que for feito não deve prejudicar o ‘negócio’ Rally2, porque no que está bem não se mexe…

Como se sabe, há muito que se fala da possibilidade dos Rally2 ‘assumirem’ as rédeas da classe principal do WRC, numa medida que anda a ser ponderada pela FIA, Grupo de Trabalho e Equipas, com resolução aprazada para 24 de fevereiro próximo, mas esta é uma questão que não se sabe para que lado cairá, ficar tudo a mesma até 2026, mudar já no fim deste ano para Rally2 Plus.

Decisão difícil tem a FIA para tomar, pois no fim da linha é a FIA e o seu Conselho Mundial que chancelam ou negam a mudança. Não queremos, agora aqui, esmiuçar as vantagens e desvantagens da possível mudança, já o fizemos noutros lados: AQUI e AQUI .

A questão para já é: como fica o ‘negócio’ dos Rally2? Se a FIA decidir impor um Kit Rally2 Plus, ou seja os atuais Rally2 com mais potência e um kit que lhes permita andar mais que os ‘outros’ Rally2, isso pode fazer que alguns pilotos e equipas queiram ‘evoluir’ para o Rally2 Plus e lutar na eventual classe principal em 2025 e daí para a frente.

Como se sabe, os Rally2 são uma fantástica competição cliente com uma enormidade de carros a correr em todo o mundo. O negócio é bom para as marcas que lá estão – melhor para uns do que para outros – mas não é mau para nenhuma, porque mesmo os que vendem pouco, vendem bem.

É óbvio que se passar a haver Rally2 Plus, serão bem mais caros, mas será que mudava muito o negócio dos Rally2 ‘normais’? Será que estes podem encarecer, porque com o Kit, passam a poder correr no topo da pirâmide?

A FIA tem várias formas de fazer isto, mas sendo verdade que a fórmula dos Grupo A foi um sucesso, porque havia muitos privados, algumas vezes a lutar com os ‘oficiais’, o que eventualmente for escolhido, deve ser qualquer coisa que permita isso, mas que mantenha sempre o negócio dos Rally2 cliente fluido como está e deveria também balizar bem quem poderia aceder à classe principal de não fazer algo que não só banalize a classe principal, como piore os Rally2 competição cliente.

A ideia é melhorar e dar mais competitividade à classe principal, não acabar com o que de bom tem a ‘segunda classe’. Ter muito mais ‘gente’ a correr na classe principal é imperativo, mas complicar a vida ao negócio dos rally2, não.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Raul Nunes
Raul Nunes
3 meses atrás

Mais tiros nos pés da FIA. No que ta bom não se mexe, os rally 1 são do melhor desde os grupo B! Tem sido sempre o mesmo ciclo, regride-se, depois existe o forcing para evoluir os carros, porque e pra isso também que as marcas la estão, e volta tudo a aumentar. A desculpa de dar mais acesso a privados é uma treta. Por mim Rally 1 e para marcas, ponto. Para os resto há os rally 2. O que daria mais visibilidade aos construtores, a equipa Toyota GR WRT ganhar o campeonato ou uma equipa “coca cola tónica… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado