Ralis perdidos do WRC: Estados Unidos, como fazê-los regressar?

Por a 13 Fevereiro 2023 15:19

Toda a gente sabe que os ‘States’ não são conhecidos pelas suas provas de estrada – talvez, hoje, com exceção das Bajas, mas estas não são a mesma coisa. Por acaso o WRC anda a ‘namorar’ e este ano há a possibilidade de haver uma prova candidata a entrar no WRC em 2024. O WRC precisa muito dos EUA, muito mais do que os EUA precisam do WRC.

Até aqui, embora os ‘States’ sejam um dos grandes colossos da indústria automóvel, os ralis nunca tiveram grande expressão no WRC.

Na verdade, apenas por cinco vezes lá estiveram representados – duas nos anos 70 e três na década seguinte. Porém, numa prova de como o país não vivia apenas da velocidade pura das ovais e dos ‘dragsters’, fez parte do primeiro calendário do WRC, em 1973.

A prova chamava-se Press-on-Regardless, nome que manteve no ano seguinte e foi ganha por Walter Boyce, um canadiano que, então, era o maior piloto deste tipo de provas na América do Norte. Nesse ano, não teve grande representatividade junto do núcleo duro dos ralis mas, em 1974, acolheu os principais nomes e marca da indústria… europeia.

Mesmo assim, foi um Renault 17 Gordini, carro com pouca expressão, que dominou a prova – pilotado, isso sim, por um grande nome, Jean-Luc Thérier.

Nesse ano, a prova saiu do WRC e as competições em estrada nos ‘States’ também. Contudo, é preciso que se explique que o Press-on-Regardless, que tinha a região de Detroit (claro!) por palco e se realizava desde 1949, ainda hoje existe.

Durante mais de dez anos, o WRC manteve-se longe da pátria da GM e da Ford. Regressou apenas em 1986 – com o Olympus Rally, uma prova que existia desde 1973 e fazia parte do campeonato SCCA Pro Rally. Em 1985, quando a FIA decidiu voltar, o Olympus funcionou com prova de ensaio e, nos três anos seguintes, pontuou para o WRC.

Depois de 1988, a prova deixou de ser organizada, voltando apenas em 2006 e mantendo-se, até hoje, no calendário de ralis do principal campeonato norte-americano, embora com outro nome.

PALMARÉS

31/10 – 04/11/1973 – 25. Press-on-Regardless Rally

Pódio – 1º Walter Boyce/Doug Woods (Toyota Corolla), 6h58m28,2s; 2º Jim Walker/Terry Palmer (Volvo 142 S), a 24m15s; 3º John Smiskol/Carol Smiskol (Datsun 240 Z), a 35m07,8s

30/10 – 03/11/1974 – 26, Press-on-Regardless Rally

Pódio – 1º Jean-Luc Thérier/Christian Delferrier (Renault 17 Gordini), 5h29m47s; 2º Markku Alén/Atso Aho (FIAT 124 Abarth Rally), a 5m23s; 3º Jean-Pierre Nicolas/Geraint Phillips (Renault 17 Gordini), a 6m02s

04 – 07/12/1986 – 14. Toyota Olympus Rally

Pódio – 1º Markku Alén/Ilkka Kivimäki (Lancia Delta S4), 5h26m10s; 2º Juha Kankkunen/Juha Piironen (Peugeot 205 Turbo 16 E2), a 3m26s; 3º John Buffum/Neil Wilson (Audi Sport Quattro), a 24m14s

26 – 29/06/1987 – 15. Toyota Olympus Rally

Pódio – 1º Juha Kankkunen/Juha Piironen (Lancia Delta HF 4WD), 5h59m24s; 2º Miki Biasion/Tiziano Siviero (Lancia Delta HF 4WD), a 12s; 3º Markku Alén/Ilkka Kivimäki (Lancia Delta HF 4WD), a 42s

23 – 26/06/1988 – 16. Olympus Rally

Pódio – 1º Miki Biasion/Tiziano Siviero (Lancia Delta Integrale), 5h28m44s; 2º Alessandro Fiorio/Luigi Pirollo (Lancia Delta Integrale), a 5m23s; 3º John Buffum/John Bellefleur (Audi Coupé Quattro), a 16m15s

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