OPINIÃO: “Não vim aqui para falar sobre tácticas…”

Por a 13 Fevereiro 2023 15:32

Um mea culpa, da parte que me toca! Na conferência de imprensa do Rali da Suécia, Becs Williams, que conduzia a sessão, a primeira pergunta que fez a Thierry Neuville, foi sobre a tática e o piloto não gostou: “Não vim aqui para falar sobre táticas, queria falar sobre o nosso grande fim-de-semana que tivemos e que não esperávamos”. E tem razão, muitas vezes nós jornalistas, damos mais ênfase aos aspetos negativos, e neste caso houve falta de sensibilidade pois é verdade que se tinha que tocar na questão da tática, mas não era preciso ser o tema dominante, pois é verdade que o belga fez um grande rali depois de ter tido uma forte gripe, e faltado a um teste pré-prova.

Viram-se as vezes que tossiu nas entrevistas, a dificuldade que teve no primeiro dia, o grande rali que fez daí para a frente.

É óbvio que o erro na Power Stage não podia ser escamoteado, pois trocou as voltas à decisão da equipa em mandar Craig Breen penalizar. Quanto a isso, nada a dizer, o irlandês faz apenas cinco provas e o belga poderia precisar dos pontos.

Nós jornalistas, não devemos deixar passar em claro as explicações que os pilotos precisam de dar, mas também não temos que lhes ‘cair em cima’ só pelos maus motivos.

Por fim, os adeptos: não há qualquer necessidade de chamar cobarde a um piloto como vi escrito, por aceitar penalizar. É néscio, porque os pilotos estão às ordens das equipas e quando não gostam, fazem o que fez Ott Tanak. Mudou de equipa.

E este nem sequer era um pedido anormal. Fazia todo o sentido. Poucos gostam de ver, mas é assim mesmo. E se no fim do ano Neuville perdesse o título por três pontos? Chamavam o quê a Cyril Abiteboul?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
1 ano atrás

Pois mas só é pena que para uns pilotos seja considerado normal o “sacrifício” dos colegas de equipa em seu beneficio, no entanto se forem outros cai o Carmo e a Trindade… enfim deve ser uma questão de cor das camisolas…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado