Rali da Sardenha: WRC de regresso

Por a 12 Junho 2019 11:44

Depois de Rali de Portugal, o Mundial de Ralis segue para Itália, com a ilha mediterrânica da Sardenha a receber a oitava prova do calendário.

Entre os destaques do Rali de Itália/Sardenha deste ano (14-16 de junho) está o facto de serem 94 os inscritos para o evento, a maior lista no WRC desde os Ralis de Monte Carlo e Portugal, em 2014, quando 94 carros arrancaram para esses dois eventos. Para além disso, um recorde de trinta e nove R5. Dezoito deles são Skoda Fabia, nove Ford Fiesta, cinco Hyundai i20s, três em VW Polo GTI R5 e Citroën C3. Por fim, ainda um Peugeot 208 T16 R5.

Entre os concorrentes principais contam-se 12 World Rally Cars, incluindo uma quarta inscrição oficial da Toyota para o seu antigo piloto, Juho Hanninen. Para além disso temos um regresso para o popular privado, o checo Martin Prokop, que está a faz uma participação anual naquele que é o seu evento favorito, onde vai correr num antigo Ford Fiesta RS WRC.

A prova italiana conta com cinco participações no WRC2 Pro, incluindo os dois novos Skoda, já estreados em Portugal, enquanto temos 11 participações no JWRC. Seis inscrições foram aceites ao abrigo das regras nacionais transalpinas.

A Sardenha é a oitava ronda do campeonato WRC de 2019 e o evento de abertura na segunda metade do Mundial de Ralis de 2019.

O Rali da Sardenha é um rali em pisos de terra com zonas muito curtas de asfalto, com a reputação de ser dura para os pneus, devido a superfícies altamente abrasivas e quentes, juntando-se a isso pistas estreitas que são ‘forradas’ por rochas afiadas ‘cravadas’ no piso.

A opção principal nos pneus foi para o composto duro da Michelin.

O percurso é muito semelhante ao do ano passado, com apenas três troços alterados. A sede fica em Alghero com o parque de assistência no porto.

Este ano a prova está ligada ao Rally Portugal, realizado duas semanas antes, sendo o factor mais importante que a regra diz que o mesmo chassis deve ser utilizado pelas equipas de topo. Mas ao contrário do que sucedeu na ligação entre os ralis da Argentina e Chile, as equipas têm a oportunidade de enviar os seus carros de volta às suas bases, para se prepararem novamente.

No final da primeira metade da temporada, a Hyundai lidera o Campeonato de Construtores, 20 pontos na frente da Toyota, enquanto Sebastien Ogier lidera o Mundial de Pilotos, dois pontos na frente de Ott Tanak, os ‘tais’ que o estónio perdeu propositadamente na PowerStage de Fafe. Este facto é um enorme problema para Ogier, pois isso significa que será o primeiro na estrada, na importante etapa de sexta-feira.

Tradicionalmente, a ordem na estrada tem sido muito relevante para eventuais posições finais neste rali.

Depois das duas primeiras, das cinco etapas do campeonato Junior, Tom Kristensson lidera na frente de Jan Solans. Este será o primeiro evento de terra da competição. A última notícia da Sardenha é que duas inscrições importantes foram retiradas: a inscrição do carro da M-Sport para Lukasz Pieniazek no WRC2 Pro e a inscrição do amador WRC2, o piloto sueco do Fiesta Emil Bergkvist. A boa notícia é que Ole Christian Veiby é esperado aos comandos de um Volkswagen Polo GTI R5 que tinha sido muito danificado num incêndio, em Portugal.

Tradicionalmente, o Rally da Sardenha é uma prova muito quente, mas não se sabe se as temperaturas atingirão os trinta graus, como em Portugal.

HORÁRIO

5ª Feira, 13 de Junho

Shakedown (Olmedo) 3.92 km 08:00

PE1 Ittiri Arena Show 2.00 km 16:00

6ª Feira, 14 de Junho 1. etapa

PE2 Tula 1 22.25 km 07:03

PE3 Castelsardo 1 14.72 km 08:20

PE4 Tergu – Osilo 1 14.14 km 09:09

PE5 Monte Baranta 1 10.99 km 10:18

Assistência B – 40 min 11:14

PE6 Tula 2 22.25 km 14:42

PE7 Castelsardo 2 14.72 km 14:59

PE8 Tergu – Osilo 2 14.14 km 15:48

PE9 Monte Baranta 2 10.99 km 16:57

Sábado, 15 de Junho 2. etapa

PE10 Coiluna – Loelle 1 14.97 km 07:08

PE11 Monti di Alà 1 28.21 km 08:11

PE12 Monte Lerno 1 28.03 km 09:03

Assistência E – 40 min 11:55

PE13 Coiluna – Loelle 2 14.97 km 15:08

PE14 Monti di Alà 2 28.21 km 16:11

PE15 Monte Lerno 2 28.03 km 17:03

Flexi Assistência F – 45 min 18:45

Domingo, 16 de Junho 3. etapa

PE16 Cala Flumini 1 14.06 km 07:15

PE17 Sassari – Argentiera 1 6.89 km 08:08

PE18 Cala Flumini 2 14.06 km 10:15

PE19 Sassari – Argentiera 2 (Power Stage) 6.89 km 11:18

Nota: Hora de Portugal Continental

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis