Rali da Catalunha: Primeiro os incidentes, agora as cheias

Por a 23 Outubro 2019 13:14

Não está fácil a vida para os lados da Catalunha e com a prova espanhola na estrada. Desde ontem que decorrem os reconhecimentos, e com a parte competitiva a arrancar amanhã, não vão ser dias fáceis, especialmente a primeira etapa em terra… lama, ou pior, como se vê pela foto!

Naquele que é o único rali verdadeiramente misto do calendário do WRC, esta penúltima ronda da temporada vai obrigar a que o primeiro dia seja mais de sobrevivência que outra coisa qualquer e as condições da estrada podem ‘dinamitar’ o rali de qualquer um.

O Rali da Catalunha/Espanha exige às equipas que saibam fazer a gestão, adaptação e transição entre pisos de terra e de asfalto, num curto espaço de tempo. Obriga, também, a que os carros sejam tão rápidos nos troços de terra do primeiro dia como nas especiais em asfalto dos dois dias seguintes, enquanto os mecânicos e engenheiros lutam por alcançar um equilíbrio nas mudanças de configurações de diferentes pisos.

O único evento genuinamente misto do calendário desde que este mudou de formato em 2010, o Rali da Catalunha/Espanha 2019 sai para a estrada na sexta-feira, compondo-se de uma etapa de troços de terra com 129,7 quilómetros cronometrados, sendo a mais longa do fim de semana. Nestas estradas variadas, que tendem a ficar mais limpas sob tempo seco, a ordem de partida tem sempre um papel crucial, e neste caso, até aí Ott Tanak terá alguma vantagem, já que com lama – o que se espera para o primeiro dia – é melhor sair à frente do que mais atrás.

Em destaque nesta etapa estará, como no passado, a especial anteriormente conhecida como Terra Alta, entretanto rebatizada de La Fatarella-Vilalba (38,85 km), troço maioritariamente em terra mas em que as equipas se deparam com algumas secções muito técnicas em asfalto, feitas com pneus de terra, fatores que pode levar a diferenças significativas no quadro de tempos. Já as Etapas de sábado e de domingo correr-se-ão em asfalto, em estradas lisas e fluídas da Catalunha que se assemelham a traçados de circuitos, com distâncias competitivas de 121,72 e de 74,14 quilómetros, respetivamente.

O itinerário desenhado para a presente edição do rali é praticamente uma cópia do evento do ano passado. As únicas alterações são o facto de se ter abdicado, no primeiro dia, da Super Especial das ruas de Barcelona e, no domingo, se ter substituído o troço de Santa Marina pela especial de Mussara (20,72 km), classificativa usada pela última vez em 2014 e então feita na direção oposta. Será aqui palco da Power Stage.

Retomando a questão de se tratar de um rali com pisos mistos, tal significa uma mudança nas configurações dos carros, obrigando os mecânicos das equipas a converter os carros das versões de terra para os set-ups de asfalto, processo que decorrerá após o final da 1ª Etapa. O período da Assistência de sexta-feira à noite vê-se, portanto, alargado dos habituais 45 minutos para uma 1h15. Embora as equipas de mecânicos e seus coordenadores tenham simulado este exercício nas suas oficinas, mantém-se um enorme desafio para as equipas técnicas, ao mesmo tempo que dá aos muitos espectadores presentes nos Parques de Assistência a possibilidade de assistir a uma rotina impressionantemente orquestrada.

FOTO João Costa

QUINTA-FEIRA, 24 OUTUBRO

08h01: Shakedown (2 km, em terra)

18h00: Cerimónia de Partida (Salou)

SEXTA-FEIRA, 25 OUTUBRO

07h00: Partida do Parque de Assistência (Port Aventura)

08h23: ES 1 – Gandesa 1 (7,00 km)

09h03: ES 2 – Horta-Bot 1 (19,00 km)

10h13: ES 3 – La Fatarella – Vilalba 1 (38,85 km)

12h23: Assistência A (Port Aventura – 40’)

14h26: ES 4 – Gandesa 2 (7,00 km)

15h06: ES 5 – Horta-Bot 2 (19,00 km)

16h16: ES 6 – La Fatarella – Vilalba 2 (38,85 km)

18h51: Flexi Assistência B (Port Aventura – 1h15’)

SÁBADO, 26 OUTUBRO

06h30: Partida e Assistência C (Port Aventura – 15’)

08h00: ES 7 – Savallà 1 (14,08 km)

08h41: ES 8 – Querol 1 (21,26 km)

10h38: ES 9 – El Montmell 1 (24,40 km)

11h10: Assistência D (Port Aventura – 40’)

13h01: ES 10 – Savallà 2 (14,08 km)

13h42: ES 11 – Querol 2 (21,26 km)

14h38: ES 12 – El Montmell 2 (24,40 km)

16h30: ES 13 – Salou (2,24 km)

17h00: Flexi Assistência E (Port Aventura – 45’)

DOMINGO, 27 SETEMBRO

05h45: Partida e Assistência F (Port Aventura – 15’)

06h41: ES 14 – Riudecanyes 1 (16,35 km)

07h38: ES 15 – La Mussara 1 (20,72 km)

08h48: Assistência G (Port Aventura – 30’)

09h54: ES 16 – Riudecanyes 2 (16,35 km)

11h18: ES 17 – La Mussara 2 Power Stage (20,72 km)

12h41: Assistência H (Port Aventura – 10’)

13h01: Pódio (Salou)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado