A super-especial de Salou fechou o segundo dia competitivo no Rali da Catalunha. Sébastien Ogier foi quem venceu esta classificativa espectáculo e consolidou o segundo posto logo atrás de Kris Meeke. Ao volante de um Citroën C3 WRC, o britânico procura a segunda vitória do ano (ganhou no México, ndr) e para já tem uma vantagem de 13 segundos para o campeão do Mundo.
Ogier foi o mais rápido nos 2,24 km da super-especial e deixou Jan Kopecky, ao volante de um Skoda Fabia R5, a 0,6 segundos. O terceiro mais rápido foi o líder da prova que cedeu apenas 0,9 segundos. No final da classificativa de Salou, o líder do campeonato sentia-se aliviado. “Estou contente porque este troço está feito. É traiçoeiro e estou contente por ter cruzado a linha final. Estou pronto para dar o máximo amanhã”, disse o piloto do Ford Fiesta WRC da M-Sport.
Por sua vez, Kris Meeke, não escondeu que está a ter muito prazer por pilotar o C3 WRC em Espanha. “Sempre gostei do carro neste troço. Vamos ver o que acontece amanhã”, afirmou o piloto da Irlanda do Norte.
Terceiro na classificação geral a 14,5 segundos de Meeke, Ott Tanak fez toda a tarde com um Fiesta WRC com caixa de velocidades para pisos de terra. O estónio perdeu para Ogier ao longo da secção mas mantém-se na luta. Os dois companheiros de equipa estão separados por apenas 1,5 segundos. “Vamos ver o que é possível fazer amanhã. Mas vou dar o máximo”, afirmou.
Juho Hanninen obteve apenas a 12ª marca na super-especial mas está em quarto ao fim de dois dias de rali. “Foi um dia muito bom. Estou feliz. Foi pena o dia de ontem. Não fosse isso e estávamos a lutar com os outros pilotos da frente. Ainda não desisti de chegar ao pódio”, disse o finlandês da Toyota.
Depois do descalabro do troço anterior, a Hyundai tem em Thierry Neuville o melhor representante e, neste momento, o único em competição. O belga está em quinto depois de ter perdido muito tempo durante a manhã. De qualquer forma, não se dá por vencido. “Vou tentar apanhar o Juho (Hanninen para quem perde 19,2s). Ainda não desisti deste título (de campeão)”, disse.
No WRC2, Teemu Suninen está em excelentes condições para ganhar. Apesar da recuperação de Jan Kopecky (Skoda), o piloto do Ford Fiesta R5 parte para a última etapa com uma vantagem de 44,4 segundos. Benito Guerra, também em Skoda, é terceiro nesta classificação particular.
Amanhã realizam-se mais seis troços. O primeiro tem partida marcada para as seis horas de Portugal Continental. Pela frente, as equipas têm, ainda, mais de 50 quilómetros contra o cronómetro, com destaque para a Power Stage que se realiza a partir das 11h18.









