Os ralis esquecidos do WRC: China (1999): a apalpar o terreno

Por a 20 Fevereiro 2023 09:23

A China é hoje a maior potência económica em crescimento – e um dos maiores mercados mundiais (se não mesmo o maior). No entanto, pouca ou nenhuma história tem em termos de desporto automóvel.

E só por causa das primeiras considerações (dinheiro, muito dinheiro… e milhões de espetadores potenciais) se percebe porque, 23 anos após a primeira e única edição do Rali da China com honras de WRC, se voltar a falar em semelhante coisa.

A primeira edição do Rali da China teve lugar em 1997, integrando o calendário do campeonato da Ásia Pacífico (ASPR).

Colin McRae foi o vencedor, façanha que repetiu no ano seguinte, sempre com um Subaru Impreza WRC. E terá talvez sido esse elã o despoletar da FIA para a importância de levar a caravana do WRC àquele imenso país.

Foi um fiasco: depressa se percebeu outra coisa, a que a FIA costuma dar uma enorme importância: a falta de experiência organizativa dos homens da incipiente federação chinesa e a falta de condições logísticas (alojamento, estradas, segurança, aeroportos) para acolher as exigências de uma tão grande responsabilidade.

Pode agora pensar-se, com ou sem razão que, ao longo dos anos, com a prova a realizar-se sem interrupção e sempre pontuando para o APRC, os homens locais tenham aprendido alguma coisa.

Quiçá ao ponto de a FIA lhes renovar a confiança, colocando-lhe novamente a responsabilidade de levarem por diante uma prova mundialista. O Promotor do WRC bem continua a tentar, mas pelo exemplo que os chineses devolvem da Fórmula 1, cujo Grande Prémio é cancelado há quatro anos consecutivos, não devem ter muita sorte.

Sem dúvida que seria importante para o WRC uma prova na China, certamente que com o passar dos anos, as coisas podem ter melhorado um pouco por aquelas bandas, mas os chineses continuam a ser um pouco estranhos a este nível. Veja-se o caso da F1, enquanto todos os restantes países foram tentando arranjar soluções para receber a corrida, os chineses são muito mais terra-a-terra: cancela-se!

Regressando ao único Rali da China do WRC, o de 1999. Com duas classificativas canceladas por razões de segurança, a prova foi liderada por Didier Auriol, numa primeira fase, antes de ser ‘substituído’ primeiro por Tommi Mäkinen (até este se atrasar e acabar por desistir, vítima de problemas de suspensão já na parte final da prova) 4 por Richard Burns. Mas, na fase final, o piloto do Toyota Corolla WRC desfechou um ataque demolidor, assumindo o comando a partir da PEC 14 e mantendo em sentido os seus adversários ao longo do derradeiro dia. No final, bateu Burns por 55,8s, com o seu colega de equipa, Carlos Sainz, a mais de 2m19s. No ano seguinte, ‘castigada’ pela avaliação dos observadores da FIA, a prova perdeu o seu lugar, sendo substituído pelo Rali de Chipre.

PALMARÉS

17 a 19 de setembro – 3º 555 China Rally

Pódio – 1º Didier Auriol/Denis Giraudet (Toyota Corolla WRC), 3h38m36,6s; 2º Richard Burns/Robert Reid (Subaru Impreza S5 WRC’99), a 55,8s; 3º Carlos Sainz/Luis Moya (Toyota Corolla WRC), a 2m19,4s

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