Oliver Solberg venceu WRC2 na Suécia

Por a 12 Fevereiro 2023 16:45

Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) asseguraram a sua primeira vitória no WRC2, concluindo uma prova quase perfeita, sem erros, batendo Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen (Volkswagen Polo R5) por 42.3s.

A fechar o pódio ficaram Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia RS Rally2), o seu primeiro pódio do WRC2, numa prova em que Emil Lindholm/Reeta Hamalainen (Skoda Fabia RS Rally2) atrasaram-se cedo devido a uma saída de estrada, depois de terem liderado a prova, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2) saíram de cena também cedo devido a problemas mecânicos no Hyundai e Jari Huttunen/Antti Linnaketo (Skoda Fabia Rally2) desistiu já perto do fim quando eram terceiros.

Desta forma, Georg Linnamae/James Morgan (Hyundai i20 N Rally2) terminaram em quarto, na frente de Marco bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia RS Rally2). Robert Virves/Hugo Magalhães (Ford Fiesta Rally2) foram nonos.

“É fantástico – que sensação fantástica!” Solberg exclamou. “Há muito tempo que não ganhava, e finalmente tudo funcionou bem e estou realmente feliz. O Elliott (Edmondson, co-piloto) fez um trabalho espantoso e foi um grande fim-de-semana, sem erros e realmente consistente”. Jari Huttunen liderou na PE1, Emil Linholm na 2, mas a partir daí, Solberg foi para a frente e não mais largou a posição.

No campeonato, Yohan Rossel e Oliver Solberg estão agora empatados com 28 pontos, mais oito que Nikolay Gryazin, com Ole Christian Veiby com menos um, 19, numa competição em que, para já, 19 pilotos somaram pontos.

Roope Korhonen venceu o WRC3

No WRC3, competição que se corre com os Ford Fiesta Rally3, o finlandês Roope Korhonen venceu aproveitando o facto do anterior líder, William Creighton ter caído na classificação quando o capot do seu carro se soltou no sábado à tarde. O irlandês liderou desde o primeiro troço, mas com Korhonen sempre por perto, com o finlandês a passar para a frente ainda na manhã de sexta-feira, construindo depois uma vantagem que chegou a ser de mais de 10 segundos. Creighton reagiu e recuperou, mantendo um ritmo elevado o que o jovem finlandês não conseguiu acompanhar.

O campeão Junior ERC, Laurent Pellier mantinha-se confortavelmente na terceira posição, 34.5s atrás de Creighton e 50.3s na frente do paraguaio Diego Dominguez.

No sábado, Korhonen ganhou o troço de abertura por 3,9s face a Pellier e voltou à frente de Creighton na frente do rali, mas o irlandês reagiu e regressou de novo à dianteira. Pouco depois o capot do seu Ford voou no início da tarde e o percalço custou-lhe mais de um minuto, deixando Korhonen no topo por mais de 50s para Pellier.

Apesar do incidente, Creighton ainda conseguiu manter-se na terceira posição, mais de 1m20s na frente de Diego Dominguez e ainda foi a tempo de ir buscar o segundo lugar, batendo Pellier por 0.6s.

Luta até ao fim no Júnior WRC

Os concorrentes do WRC3 e do Júnior WRC misturam-se, e nesta competição, depois de Laurent Pellier ter estado na senda da vitória, exatamente pelos mesmo motivos do WRC3, William Creighton teve problemas no sábado à tarde com o capot do seu Fiesta a soltar-se.

A verdade é que o irlandês não seu deu por vencido e na antepenúltima especial do rali, ‘deu’ 13.6s ao francês nos 26.48 Km de Vastervik e por isso foi para os últimos dois troços apenas a 6.1s do seu adversário, passou para a frente na penúltima especial com 2.7s de avanço antes da Power Stage, mas aí Pellier bateu-o por 2.1s, o que não chegou para vencer, ficando em segundo a 0.6s de Creighton.

O estreante do campeonato, Diego Dominguez subiu ao terceiro lugar da geral à custa de Grégoire Munster, que caiu para quarto depois de perder quase três minutos na PE12. Dominguez foi terceiro na frente de Munster, com os pilotos espanhóis Raul Hernández e Roberto Blach a completaram o top6, enquanto Tom Rensonnet e Hamza Anwar completaram a tabela.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado