Sébastien Ogier foi o mais rápido na especial de abertura do Rali de Monte Carlo, mas Kris Meeke ficou apenas a 4.1s apesar de fazer um pião…
O arranque da época de 2016 do Mundial de Ralis começou exatamente como terminou a anterior, com Sébastien Ogier na frente, seguido por Kris Meeke e Andreas Mikkelsen. O francês da Volkswagen bateu o seu adversário mais direto por 4.1s, mas com uma nunce. Enquanto Ogier confessou que foi cauteloso, Meeke não teve cautelas nenhumas e fez um pião de 360º, confessando ter perdido sete segundos. Em teoria, ter-lhe -ia dado a liderança nesta especial, mas isso são apenas conjeturas: “Fui cauteloso, as condições estão boas, mas há locais escorregadios. Podia ter andado mais depressa, mas preferi ter cautela” disse Sébastien Ogier no final. Já Kris Meeke, que foi 4.1s mais lento “O carro está bom mas fiz um pião de 360º num gancho perto do início e terei perdido cerca de sete segundos”.
Andreas Mikkelsen, noutro Volkswagen Polo R WRC foi terceiro, a 9.4s do seu colega de equipa: “Foi um bom início. Considerando que o ano passado por esta altura já tinha perdido 50 segundos, melhorei bastante”, disse. Quarto tempo para Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R WRC) que terminou a 11.2s de Ogier: “O Seb pilotou muito bem, eu não quis correr qualquer risco. Podia ter andado mais, não estava muito escorregadio. Estou contente com o meu arranque”.
Thierry Neuville foi o melhor dos novos Hyundai i20 WRC, terminando a 11.7 de Ogier: “Fiquei com muita terra no para brisas e foi difícil de ver. Havia muita coisa no piso de asfalto e estava escorregadio em alguns locais. A primeira especial com o novo carro foi boa.” Mads Ostberg foi sexto e sofre com o novo co-piloto e sistema de notas: “As condições são difíceis, as notas não estavam boas, por isso perdi um pouco. Em ritmo de corrida estranhei um pouco a estreia das notas e vou demorar um pouco a habituar-me”, disse.
Dani Sordo perdeu 26.4s para Ogier, e mostrava-se muito desapontado no final da especial: “Muito escorregadio, não pude atacar muito. Não senti que tenha guiado bem…” disse o espanhol que foi batido por Hayden Paddon que corre ainda com o i20 WRC antigo: “Andei com calma, tentei ver como estou nestas condições. Não tenho ainda total confiança.” Robert kubica foi oitavo: “tive alguns problemas com o diferencial, mas é o que é…”
Em atualização…









