Jari-Matti-Latvala entrou para o ‘Guiness’… há 10 anos

Cumprem-se por esta altura 10 anos que Jari-Matti Latvala bateu um recorde que ainda perdura, tornando-se no mais jovem piloto de sempre a vencer uma prova do Mundial de Ralis. No Rali da Suécia de 2008, aos 22 Anos, Jari-Matti Latvala tornou-se no 68º piloto diferente a ganhar uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis e também no mais jovem de sempre a fazê-lo.

Por isso, o finlandês, nascido na cidade de Toysa, passou a poder ostentar o seu nome na galeria dos recordes do Guiness, uma vez que destronou o anterior feito de Henri Toivonen que, com 24 anos e 86 dias, conquistou a até então mais jovem vitória numa prova do Mundial, precisamente no Rali da Grã-Bretanha de 1980.

Hoje em dia é bem mais difícil bater esse recorde, este ano dificilmente será, a não ser que Kalle Rovanpera passe já para o WRC, e mesmo assim duvidamos que o conseguisse este ano, mas num futuro próximo, e a cada ano que passa, vai-se tornando mais provável que o jovem finlandês o consiga. Como se sabe, tem apenas 17 anos, e tempo de sobra para bater o recorde de Latvala. Não será grande surpresa que o consiga nos próximos cinco anos, assim como não foi surpresa o recorde de Latvala há 10 anos.

Para quem acompanhou a sua carreira, bastou ver que entre a sua primeira participação numa prova do Mundial (Grã-Bretanha 2002), a conquista do primeiro ponto (Austrália 2006), o primeiro triunfo em especiais (Noruega 2007) e a primeira vez que liderou (Sardenha 2007), passaram menos de seis anos. Portanto, era inevitável que a vitória chegasse, mais dia, menos dia.

Realizando no Rali da Suécia a sua 54ª participação no Mundial, o jovem finlandês, acabou por dominar a prova a seu bel-prazer e, evidentemente, não conseguiu, à chegada a Karlstad, disfarçar a sua alegria por aquela que, pela sua tenra idade, promete ser a primeira de muitas vitórias, que hoje se sabe não serem assim tantas quanto isso, mas os ‘Sébastien’ não o permitiram:

“O Henri Toivonen era o meu grande herói e, por isso, queria bater esse recorde que significava muito para mim. Não esperava ganhar no meu segundo rali como piloto de fábrica, sobretudo depois de um começo tão mau na prova anterior em Monte Carlo”, disse.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado