/ralis/wrc/ha-15-anos-no-rali-de-portugal-mikkelsen-e-bernardo-sousa-eram-os-putos-do-pelotao/
Há 15 anos no Rali de Portugal: Mikkelsen e Bernardo Sousa eram os ‘putos’ do pelotão | AutoSport

Há 15 anos no Rali de Portugal: Mikkelsen e Bernardo Sousa eram os ‘putos’ do pelotão

Por a 24 Julho 2022 10:47

O tempo permite-nos olhar para as coisas com uma perspetiva diferente. Andreas Mikkelsen e Bernardo Sousa era, há 15 anos, pouco menos que dois jovens com grandes sonhos a começar nos ralis.
Calculamos quais eram na altura esses sonhos e se bem que provavelmente nenhum dos dois os alcançou na plenitude, de modo nenhum podem lamentar as carreiras que tiveram e têm. Ambos foram campeões, cado um dos quais no seu contexto, ambos prometeram muito, e também ambos ainda procuram mais para as suas carreiras. É engraçado olhar para o que se disse deles, e revisitá-lo. Aqui fica, de março de 2007. Por alturas do Rali de Portugal.

É provável que Bernardo Sousa e Andreas Mikkelsen nunca tenham ouvido falar um do outro antes deste rali. As semelhanças entre ambos só começam quando olhamos para o bilhete de identidade e reparamos que, em conjunto, os dois totalizam 36 anos de idade, e que possivelmente se terão cruzado no paddock com a “jovem” estrela Marcus Grönholm e os seus 39 anos…
O madeirense não podia ter chegado ao Rali de Portugal mais motivado, depois de na semana anterior ter obtido a primeira vitória da sua curta carreira, no Rali Porto Santo Line. Aos 19 anos, Bernardo disputa a sua segunda época nos ralis depois de uma passagem bem sucedida pelo karting onde chegou a vice-campeão nacional. «Para já não posso pedir muito mais», afirma. «Cheguei aqui tranquilo e disposto a aprender o mais
possível. Tentei-me abstrair do facto de ter ganho o meu primeiro rali». O piloto do Lancer Evolution IX é um caso raro no automobilismo português, pois consegue aliar um inegável talento natural para a competição, a um sólido apoio de um grupo empresas da Madeira que lhe permitem manter um programa a “full-time” tanto no Regional da Madeira como no Nacional.
Já o norueguês Andreas Mikkelsen é o mais recente “teenager” nórdico a ser lançado na alta roda dos ralis mundiais, um pouco à imagem do que aconteceu com Jari-Matti Latvala, quando este tinha 17 anos. O que impressiona em Mikkelsen é que, com a mesma idade, já apresenta um andamento e uma consistência notáveis ao volante de um Ford Focus WRC de 2004, rodando bem na frente dos Focus de 2006 de Matthew Wilson e Gareth MacHale…

Recorde-se que o norueguês ganhou o primeiro rali em que participou, o Quinton Stages Rally em Inglaterra, para além de ter estado em destaque no último Rali da Noruega, onde assinou um décimo lugar na sua estreia no Mundial. Antigo campeão norueguês de slalom gigante (esqui) e membro da equipa nacional de motocross, Mikkelsen estuda atualmente num colégio para jovens desportistas de alto rendimento.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR