WRC: Hyundai Motorsport
Hyundai i20 WRC
Motor: Hyundai Motorsport, 4 cilindros, 1.6 litros turbo, Inj. Direta, com 300 cv/6000 rpm e 400 Nm/5000 rpm. (Restritor de 33 mm)
Transmissão: Tração integral, cx. sequencial de 6 vel. de comando manual. Diferencial mecânico dianteiro e traseiro. Embraiagem de duplo prato cerâmicometálica.
Travões: Brembo, discos ventilados à frente e atrás (355 mm asfalto e 300 mm terra). Pinças de quatro pistões refrigeradas e travão de mão hidráulico.
Suspensão: Tipo McPherson à frente e atrás. Amortecedores ajustáveis.
Rodas e Pneus: Jantes de 8 x 18 polegadas (asfalto) e 7 x 15 polegadas (terra). Pneus Michelin
Upgrade 2015: Tecnicamente falando, a maior surpresa da equipa Hyundai prende-se com o facto de não dispôr ainda do sistema de transmissão com patilhas na coluna de direção no arranque do Mundial de Ralis.
A formação sedeada em Alzenau, agora com o comando técnico assegurado por Nino Frison em vez de Carles Deffontaines, deu prioridade ao desenvolvimento do motor e do chassis que deverá acoplar à carroçaria do novo i20 Coupé, a arma em que equipa deposita fortes esperanças para assegurar mais vitórias.
A data de estreia do novo carro, de que Kevin Abbring será agora o principal piloto de desenvolvimento, ainda não está marcada mas, se não houver atrasos, o Coupé será homologado ainda antes de meio da temporada. Não obstante e até lá, o i20 WRC recebeu melhorias no motor e noutros componentes não revelados que a equipa garante se traduziram em melhores performances globais depois de aturados testes de inverno.
A equipa
Depois de um ano de estreia onde a Hyundai conseguiu uma surpreendente vitória no Rali da Alemanha, a última equipa a chegar ao Mundial de Ralis prefere continuar com os ‘pés bem assentes na Terra’ e manter a trajetória ascendente que desenhou para o seu projeto, ao invés de entrar em voos mais altos.
Assim, a aposta para 2015 foi na consolidação da equipa, mantendo Thierry Neuville e dando a Dani Sordo a possibilidade de fazer um programa completo (inicialmente tinha sido apenas confirmando em 10 provas), mantendo Hayden Paddon na estrutura ‘N’, como terceiro piloto (mas com um programa de apenas nove ralis).
Os meios humanos dentro da estrutura também foram reforçados (são agora 120 os elementos que trabalham no quartel-general da equipa, em Alzenau) e, para já, a equipa preparou apenas algumas evoluções de chassis e motor para o i20 WRC, enquanto se aguarda pela data de estreia do novo carro, que será um Coupé e deverá ficar pronto até meio do ano.
Neuville volta a ser o piloto ‘nº 1’ e dele se espera que consiga brilhar tanto como em 2013 conseguiu com um Fiesta da M-Sport nas mãos. Mas para isso terá que cometer menos erros que em 2014 e contar com superior fiabilidade e rapidez por parte do seu i20 WRC.
Quanto a Sordo, que tem nos ralis de asfalto a sua mais forte arma, bateu pilotos como Juho Hanninen e Bryan Bouffier na corrida a ‘nº2’ da equipa, mas também lhe trouxe mais carga sobre os ombros que facilmente sacudirá se conseguir ultrapassar o seu maior desafio pessoal que será bater Neuville.
Apesar da menor experiência, Hayden Paddon é bem capaz de surpreender nalguns ralis e é, por isso também, que Sordo terá sempre que manter o neo-zelandês debaixo de olho.
Thierry Neuville
Dados
Idade: 26 anos
País: Bélgica
Navegador:
Nicolas Gilsoul
Participações:45
(primeira em Catalunha 2009)
Vitórias:1
2ºs Lugares:4
3ºs Lugares5
Melhor classificação:1º (Alemanha
2014)
Vitórias em troços39
Vitórias em Power Stages3
Desistências8
Títulos0
Escolhas
Ídolo de juventude: “Cresci como o meu compatriota Bruno Thiry como ídolo mas também fui fã do Schumacher na F1”
Clássico de Ralis favorito:“O Ford Focus WRC sempre tem sido sempre o carro que eu quis guiar mas também o MG Metro 6R4 que gostaria de um dia poder comprar”
Melhor carro que já guiou:“Já tive a oportunidade de guiar vários supercarros mas, apesar de tudo, ainda prefiro o meu i20 WRC”
Hobbies:“Fitness, guiar o meu buggy, Quad e kart”
País ideal para viver:“Sinto-me muito bem onde vivo atualmente mas claro que é sempre bom estar perto do mar”
Destino de férias ideal:“Maldivas está no topo da lista!”
Filme favorito:“O Lobo de Wall Street”
Dani Sordo
Dados
Idade: 32 anos
País:Espanha
Navegador:Marc Marti
Participações:116
(primeira Catalunha
2013)
Vitórias: 1
2ºs Lugares:22
3ºs Lugares14
Melhor classificação:1º (Alemanha 2013)
Vitórias em troços:141
Vitórias em Power Stages:2
Desistências19
TítulosJWRC (2005)
Escolhas
Ídolo de juventude:“Ayrton Senna”
Clássico de Ralis favorito:“Audi Quattro”
Melhor carro que já guiou:“Hyundai Genesis pelo conforto e Audi RS4 pelas prestações”
Hobbies:“Desporto em geral, especialmente bicicleta”
País ideal para viver:“EUA (Miami)”
Destino de férias ideal:“Gostava de ir a Nova Iorque onde nunca fui e a um sítio quente como as Seychelles”
Filme favorito:“Não vejo muitos filmes e não tenho nenhum preferido”
Hayden Paddon
Dados
Idade: 28 anos
País:Nova Zelândia
Navegador:John
Kennard
Participações: 35
(primeira Nova Zelândia 2007)
Vitórias:0
2ºs Lugares:0
3ºs Lugares:0
Melhor classificação:6º (Austrália 2011
e 2014)
Vitórias em troços:1
Vitórias em Power Stages:0
Desistências:19
TítulosPWRC (2011)
Escolhas
Ídolo de juventude:“Colin McRae e Possum Bourne, não só devido à condução como à personalidades”
Clássico de Ralis favorito:“Subaru Impreza de Grupo A de 1995. É um carro que sempre se destacou e que é icónico pelo ‘crepitar’ do sistema anti-lag”
Melhor carro que já guiou:“Recentemente guiei o novo Hyundai Genesis e oferece uma condução incrível. Gosto de gadgets e de botões e o Genesis está recheado deles”
Hobbies:“Divirto-me a jogar golfe e cricket e quando não estou no ginásio, também a treinar Enduro”
País ideal para viver: “Nova Zelândia que é o melhor sítio para viver por não ter população excessiva e tudo ser perto. Num mundo perfeito, viveria na Nova Zelândia mas enquanto estiver no WRC, não é logisticamente possível”.
Destino de férias ideal:“Qualquer lugar com água, sem muita gente, com sol e jet ski!”
Filme favorito:“World’s Fastest Indian é um
filme antigo que gostei bastante. Gosto de filmes com histórias verídicas”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI