WRC: Citroën Total Abu Dhabi WRT
Citroën DS3 WrC
Motor: Citroën Racing, 4 cilindros, 1.6 litros turbo, Inj. Direta, com 300 cv/6000 rpm e 350 Nm/3250 rpm. (Restritor de 33 mm)
Transmissão: Tração integral, caixa sequencial de 6 velocidades Sadev de comando manual. Diferencial dianteiro e traseiro
Travões: Alcon, discos ventilados à frente (355 mm asfalto e 300 mm terra) e discos ventilados atrás (300 mm asfalto e 300 mm terra). Pinças de quatro pistões e travão de mão hidráulico.
Suspensão: Tipo McPherson. Amortecedores Citroën Racing.
Rodas e Pneus: Jantes de 8x 18 polegadas (asfalto) e 7×15 polegadas (terra). Pneus Michelin
Upgrade 2015: Os Citroën DS3 WRC oficiais apresentarse-ão com uma nova decoração em 2015 que fica longe de revolucionar a
imagem do carro mas que celebra os 60 anos do modelo DS. Contudo, mais do que imagem interessam as verdadeiras evoluções de performance operadas nos
carros franceses que já a partir do Rali de Monte Carlo terão um motor mais desenvolvido, bem como upgrades na suspensão e, adotando já o novo sistema de transmissão que permite aos pilotos trocar de caixa através das patilhas. Sem ser um carro novo, é previsível
que os pilotos Citroën tenham acesso a material mais competitivo. A também ansiada revisão aerodinâmica do DS3 não acontecerá antes do Vodafone Rali
de Portugal.
A equipa
Kris Meeke e Mads Ostberg foram reconduzidos para voltarem a representar a equipa oficial da Citroën 2015 e tentarem fazer regressar o DS3 WRC às vitórias, quebrando um jejum de 17 ralis sem vencer.
Se tivermos em conta que a Citroën está a colocar muito mais peso no WTCC, a verdade é que nem sequer se pode exigir muito mais do que vitórias pontuais de Meeke e Ostberg, a menos que a marca gaulesa decida fazer regressar à base, Sébastien Loeb, o que não sendo muito provável, também não é totalmente descabido, apostando naquela que parece ser a única possibilidade realista de tentar ultrapassar o ‘deserto’ de títulos futuro que se adivinha.
Se isso não acontecer (que é o mais provável), Meeke e Ostberg mais do que lutarem por títulos ou vitórias, terão que se vigiar mutuamente pois é certo que aquele que mais erros cometer (sobretudo se forem grosseiros) poderá ter a sua ‘cabeça a prémio’ dentro da equipa no final da temporada.
Contudo, a avaliar pelo que espelho de 2014, o britânico e o norueguês trabalham bem juntos e estarão sempre mais fortes este ano não só porque terão um carro mais competitivo nas mãos, como estarão também mais entrosados na metodologia da equipa de liderança repartida entre Yves Matton e Marek Nawarecki.
Mads Ostberg
Dados
dade: 27 anos
País:Noruega
Navegador:Jonas
Andersson
Participações:78
(primeira na Suécia 2006)
Vitórias: 1
2ºs Lugares:3
3ºs Lugares7
Melhor classificação:1º (Portugal 2011)
Vitórias em troços47
Vitórias em Power Stage1
Desistências12
Títulos 0
Kris Meeke
Dados
Idade:26 anos
País:Grã-Bretanha
Navegador:Paul Nagle
Participações: 53
(primeira na Suécia 2006)
Vitórias:0
2ºs Lugares:0
3ºs Lugares4
Melhor classificação:3º (Monte Carlo,
Argentina, Finlândia e Alsácia)
Vitórias em troços11
Vitórias em Power Stage1
Desistências23
Títulos IRC(2009)
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI