Vodafone Rali de Portugal é já a seguir…

Por a 8 Abril 2013 10:53

Mais uma vez, o Campeonato do Mundo de Ralis visita Portugal depois de ter cumprido as três primeiras etapas em provas muito específicas, o que faz da prova portuguesa o centro de muitas emoções. As principais equipas encaram o terreno do Algarve (onde volta a concentrar-se a maior parte da acção), como o barómetro ideal para aferir da competitividade real do binómio carro/piloto das suas estruturas. A mistura de ‘aromas’ do Monte Carlo, a sempre seletiva neve da Suécia e a ‘asfixiante’ altitude do México podem não ter sido indicativas para que lado a balança do Mundial de Pilotos e de Construtores começa a desequilibrar. Mas, por outro lado, é difícil acreditar que o facto de Sébastien Ogier e do Polo R WRC, no seu ano de debute no WRC, terem conquistado duas das três vitórias possíveis (no México, o domínio foi mesmo desconcertante) tenha sido obra do acaso.

Para o Vodafone Rali de Portugal, o francês parte com 31 pontos de avanço sobre Sébastien Loeb – um dos grandes ausentes da prova portuguesa e que este ano está apenas no WRC em regime de ‘part time’ – e 44 sobre Mikko Hirvonen. Isto significa que, qualquer que seja o seu resultado, Ogier sairá sempre de Portugal na liderança do campeonato. Num terreno que conhece bem e onde nem sempre teve as melhores recordações, Jari-Matti Latvala estará na linha de defesa do piloto francês, um papel que Andreas Mikkelsen terá mais dificuldade em ‘vestir’ pois guiará pela primeira vez em Portugal o Polo R WRC.

Assim, não restam dúvidas que será do lado da Citroën e da M-Sport (Ford) que virá a maior oposição e qualquer uma das equipas oficiais poderá ter argumentos para discutir a vitória. Sem Loeb por perto, Hirvonen é o chefe de fila da marca do double chevron e por certo partirá com a desclassificação do ano passado ainda ‘entalada na garganta’, numa altura em que não pode perder mais terreno, caso queira ainda ter algumas pretensões à conquista do título de Pilotos. Já de Dani Sordo, é difícil esperar que lute pelo triunfo que, a acontecer, seria o seu primeiro na sua já longa carreira do WRC.

Com empreendorismo também prometem partir os Ford Fiesta WRC da M-Sport. Depois de ter ganho em 2012, Mads Ostberg aparece fortemente motivado para oferecer a primeira vitória do ano à M-Sport, a única equipa oficial que ainda não venceu esta temporada. Não faltam argumentos ao jovem norueguês para partir em busca do segundo triunfo consecutivo em Portugal, enquanto Evgeny Novikov, o seu companheiro de equipa, só terá que conseguir aliar a rapidez à maior consistência para aspirar a um resultado entre os primeiros. Na equipa Qatar WRT (a ‘equipa B’ da M-Sport), há ainda que contar com o raro talento de Thierry Neuville que pode muito bem voltar a causar uma surpresa como fez no México quando terminou no pódio.

Poucos portugueses

Favoritos à parte, a lista de participantes é preenchida por 71 equipas, tendo em Robert Kubica uma das que maiores atrações. O ex-piloto de F1 da Renault estrear-se-á em ralis de terra em Portugal, com o Citroën DS3 RRC e isso é suficiente para virar para si muitos holofotes.

Quanto aos portugueses, a ausência do mundialista Armindo Araújo (que parece ter fechado as portas do WRC e de qualquer outro campeonato de ralis) arruína as possibilidades do sonho de termos um português a lutar pelas posições de maior destaque, cabendo a Bruno Magalhães, no Peugeot 207 S2000, a responsabilidade de chamar a si o título de ‘melhor português’. Nos troços algarvios, contudo, Ricardo Moura (Lancer Evo 9), Pedro Meireles (Skoda Fabia S2000) e Miguel J. Barbosa (Lancer Evo IX) prometem não baixar os braços pois, para eles, mais importante que ser o melhor português, é colher o maior número de pontos para aquela que será a segunda prova do CPR e onde o vencedor da primeira, Bernardo Sousa, simplesmente não marca presença.

Mas Portugal e o Algarve também serão o palco da estreia de algumas competições paralelas do WRC. Será a entrada em cena do renovado FIA Junior WRC que sucede à WRC Academy e que voltará a usar os Ford Fiesta R2 como cavalo de batalha. Também as competições monomarca da Rally Class (com os Subaru Impreza), a Ralliart Italia Cup (com os Mitsubishi Lancer Evo X) e a Top Driver Citroën Cup (com os DS3 R3T) animarão o espectáculo.

Horário

Quinta-Feira, 11 de Abril

PE Nome Km Hora

Qualificação 4,98 10:40

Cerimónia Partida – Marina Vilamoura 20:30

Sexta-Feira, 12 de Abril

1 Mú 1 20,32 9:18

2 Ourique 1 18,32 10:25

3 Mú 2 20,32 11:48

4 Ourique 2 18,32 12:55

5 Lisboa 3,27 18:15

Parque Assistência (Estádio Algarve) 22:00

Sábado, 13 de Abril

6 Santana Serra 1 31,12 10:09

7 Vascão 1 25,37 11:36

8 Loulé 1 22,78 12:14

Parque Assistência (Estádio Algarve) 13:45

9 Santana Serra 2 31,12 15:09

10 Vascão 2 25,37 16:36

11 Loulé 2 22,78 17:14

Parque Assistência (Estádio Algarve) 17:40

Domingo, 14 de Abril

12 Silves 1 21,52 8:06

13 Almodôvar 1 52,3 9:06

14 Silves 2 21,52 12:31

15 Almodôvar 2 – Power Stage 52,3 13:38

Parque Assistência (Estádio Algarve) 15:27

Pódio Estádio Algarve 15:40

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado