Sébastien Ogier vence e convence na Finlândia

Por a 3 Agosto 2013 16:55

Mesmo só conseguindo somar dois pontos na Power Stage, Sébastien Ogier levou para casa a quinta vitória do ano (em oito possíveis) e a primeira na sempre especial Finlândia. O francês da Volkswagen começou a construir o seu triunfo a meio da segunda etapa, quando atacou nos pisos mais deteriorados das segundas passagens e cavou um fosso para os dois Ford Fiesta WRC de Thierry Neuville e Mads Ostberg, numa luta onde até então estava também ativo Mikko Hirvonen.

Com um domínio notável que lhe permitiu vencer 12 dos 23 troços, Ogier terminou o rali com 36,6s segundos de vantagem sobre Neuville que é agora também o seu principal adversário no campeonato já que o belga está empatado com Jari-Matti Latvala na segunda posição, com menos 64 pontos.

Depois de uma primeira etapa muito emotiva, o segundo dia levou então Ogier para a frente, deixando todos os focos de atenção virados para a luta pelo segundo lugar. Neuville e Ostberg entregaram-se a um duelo sem tréguas e depois de trocarem várias vezes de posição coube ao belga solidificar o segundo lugar na penúltima classificativa quando Ostberg cometeu um deslize e saiu momentaneamente de estrada, numa altura em que dizia que o seu rival da M-Sport estava a arriscar mais do que ele.

Na prova onde teria mais hipóteses de vencer esta temporada, Hirvonen acabou por desiludir, não indo além da quarta posição depois de um furo e um pião lhe roubarem preciosos segundos na luta pelo segundo lugar e de também ser prejudicado por ter apanhado, antes disso, mais chuva que os seus adversários. A operação pontual para a Citroën, de resto, só não foi ainda mais magra porque Dani Sordo chegou ao quinto posto com muito mais sorte do mérito, beneficiando das desistências no segundo dia de Juho Hanninen (despiste), e no terceiro de Kris Meeke (despiste com capotamento) e Jarkko Nikara (suspensão partida).

Qualquer destes três pilotos teve sempre mais andamento que o segundo piloto oficial da equipa Citroën, merecendo particulares elogios a atuação de Meeke que provou poder ser muito rápido mesmo sem ritmo de prova e de Nikara que por pouco não colocou um MINI no Top 5 depois de até ter realizado um segundo tempo absoluto.

Nota negativa recebem as provas de Evgeny Novikov que estragou o fim de semana com um acidente na oitava especial, mas conseguiu ainda recuperar até ao sexto posto e também Jari-Matti Latvala que, fora da luta pela vitória logo na segunda especial, recuperou 78 posições (terminando em 12º), mas foi incapaz de ganhar qualquer troço, o que demonstra que nunca esteve ao melhor nível, num rali onde se esperava que pudesse ser o maior adversário de Ogier.

Destaque vai para o comportamento do novo Ford Fiesta R5 que o endiabrado Jari Ketomaa levou com facilidade à vitória no WRC2 perante um Robert Kubica que só pode ter ficado satisfeito com o segundo lugar da categoria pois não é todos os dias que um piloto que nunca participou neste rali, obtenha tamanha façanha.

Classificação

1º S. Ogier/J. Ingrassia (VW Polo R WRC)                                          2h43,10,4s

2º T. Neuville/N. Gilsoul  (Ford Fiesta WRC)                                              a 36,6s

3º M. Ostberg/J. Andersson (Ford Fiesta WRC)                                          a 57,6s

4º M. Hirvonen/J. Lehtinen (Citroën DS3 WRC)                                      a 1m21,6s

5º D. Sordo/C. del Barrio (Citroën DS3 WRC)                                         a 6m08,5s

6º E. Novikov/I. Minor (Ford Fiesta WRC)                                               a 8m39,7s

7º J. Ketomaa/M. Sallinen (Ford Fiesta R5) (1º WRC2)                          a 11m19,2s

8º P. Andersson/E. Axelsson (Ford Fiesta WRC)                                    a 11m41,5s

9º R. Kubica/M. Baran (Citroën DS3 RRC)                                             a 12m48,1s

10º A. Mikkelsen/M. Markkula (VW Polo R WRC)                                    a 13m42,0s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado