Sebastien Loeb despede-se com vitória no Rali da Catalunha

Por a 11 Novembro 2012 12:57

Sebastien Loeb venceu na Catalunha e assegurou em Espanha a 76ª vitória da sua carreira no WRC, ganhando a prova espanhola pela oitava vez. Aos comandos do Citroen DS3 WRC, o francês bateu Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta RS WRC), com Mikko Hirvonen a reservar para si o lugar mais baixo do pódio. A prova sediada em Salou marca a derradeira aparição de Loeb como piloto do WRC a tempo inteiro, já que na próxima época está previsto participar apenas em algumas provas selecionadas, enquanto prepara a entrada da Citroen no WTCC provavelmente já disputando algumas provas em 2013.

Com a vitória de Jari-Matti Latvala na Power Stage,  o piloto finlandês reduziu para apenas 9.1s a margem para Loeb a uma especial do fim da prova, mas no derradeiro troço, Loeb cedeu somente mais 2.1s, mais do que suficiente para assegurar a oitava vitória na Catalunha. Com este resultado, Latvala, que também se despede da Ford, rumando à Volkswagen, assegura a terceira posição do campeonato na frente de Mads Ostberg, que ficou classificado logo a seguir a Mikko Hirvonen.

O facto mais saliente deste último dia de prova foi o abandono de Ott Tänak, que saiu de estrada na 16ª especial. Dessa forma o finlandês Jarkko Nikara foi quinto classificado, na frente de Craig Breen, que venceu o SWRC e foi o campeão desta competição. Chris Atkinson foi sétimo, terminando a três minutos do MINI de Nikara, o que diz bem não só do andamento do finlandês como deixa perceber que nem um piloto como Chris Atkinson consegue fazer vir ao de cima a sua grande experiência, aos comandos do MINI da Motorsport Italia. O australiano, o melhor resultado que conseguiu em especiais foi um nono lugar, ainda no primeiro dia, enquanto o jovem Nikara ‘fez’ um sétimo e um oitavo sem nunca ter guiado antes o MINI. Só isto diz bem da diferença dos MINI da Prodrive para os da Motorpsort Italia.

No final do dia de ontem, Evgeniy Novikov foi penalizado em dez minutos devido aos pneus do seu Ford Fiesta RS WRC estarem demasiado desgastados, pois as regras obrigam a que tenham pelo menos 1.6mm de profundidade de piso. Hans Weijs Jr. capotou o seu Citroen DS3 WRC quando era sexto. A única ‘batalha’ do dia opôs Ott Tanak a Mads Ostberg, mas terminou quando o estónio bateu forte de traseira. Latvala venceu a Power Stage e Dani Sordo venceu a derradeira especial, o seu sexto melhor tempo neste rali, tornando-o no piloto que mais troços venceu. 

CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado