SATA Rali Açores: Ricardo Moura super favorito no CNR

Por a 3 Junho 2015 14:02

Se o Vodafone Rally de Portugal não contou para as contas do Campeonato Nacional de Ralis, no SATA/Rally Açores todos os principais candidatos ao título de 2015 voltam a ter encontro marcado. Neste lote não está incluído um dos favoritos ao lugar de melhor português, Bruno Magalhães, cuja a aposta está do lado do ERC pelo que nem sequer se inscreveu no ‘Nacional’, significando, por isso, que nunca roubará pontos aos seus compatriotas. Pode – tal como sucedeu no Rali Vinho Madeira do ano passado – ser o melhor entre os portugueses, e ver o seu nome como o vencedor da prova, mas não ‘rouba’ pontos.

Com três ralis do campeonato português disputados, José Pedro Fontes, João Barros e Ricardo Moura são assumidamente os três mais sérios candidatos a conquistarem o cetro no final do ano, partindo para a prova do Europeu com apenas nove pontos a separá-los entre si. Mas, dos três, Moura é, claramente, visto como o mais forte pretendente a conquistar o lugar mais elevado do pódio (podendo mesmo imiscuir-se na luta pela vitória absoluta) conhece o terreno como ninguém e moralmente precisa do triunfo para ‘virar o jogo’ e ganhar fôlego para a segunda parte do campeonato depois de dois ralis de asfalto onde esteve abaixo das expetativas, após ter entrado em grande no campeonato, depois da vitória de Serras de Fafe.

Para José Pedro Fontes, que estreará o DS3 R5 por paragens açorianas, a tarefa de somar mais pontos que todos os adversários do ‘Nacional’ não se afigurará fácil pois apesar de já ter participado na prova oito vezes, passaram já sete anos desde a sua última visita competitiva à ilha. Não obstante e por liderar o campeonato, o piloto do DS3 Vodafone Team está em posição de gerir o seu ritmo da forma que mais lhe convier, sendo quase certo que se vir que não tem ritmo para segurar Moura, o mais provável é pensar no campeonato em termos estratégicos.

Já João Barros, chegará aos Açores à procura da sua primeira vitória este ano, algo que não é impossível de acontecer na ilha açoriana pelo ritmo que o piloto tem demonstrado. Contudo e não estando no seu terreno de eleição, o piloto da Fiesta R5 da Fibromade também terá que pensar nas contas do campeonato e se valerá a pena arriscar tudo numa prova tão exigente e desgastante e onde só participou uma vez.

Em todo o caso, é bem possível que a jornada do SATA/Rally Açores traga alterações importantes ao campeonato, não sendo de excluir uma mudança de líder, após a disputa das 17 classificativas previstas, num rali onde Pedro Meireles chegou a estar inscrito mas onde não tomará parte com o novo Skoda Fabia R5 que ainda não conseguiu estrear competitivamente. À espreita de um azar dos homens da frente, partirão Carlos Martins e Joaquim Alves, nos Skoda Fabia S2000, principalmente o piloto de Serpa que já conseguiu um pódio este ano.

Adruzilo Lopes, com o Subaru Impreza R4 (excluído do ERC) pretende dar cartas entre os homens do RC2N, onde Manuel Castro, Herlander Trindade e Luís Mota partem à espreita de um deslize do pluri-campeão.

Mais animada é previsivelmente a luta pelo campeonato 2 R/ 2 L que não contará com três dos habituais protagonistas: João Ruivo, Gil Antunes e Ricardo Marques. Assim, Marco Cid (Clio S1600) e Paulo Neto (DS3 R3T) deverão estar sozinhos na corrida pela vitória, com Miguel Carvalho (C2 R2 Max) e Renato Pita (208 R2) atentos ao que à sua frente de se passará e medindo forças na categoria RC4. FPM

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado