Robert Kubica cabeça de cartaz no Rali da Polónia
O ERC prossegue esta semana com o Rali da Polónia, evento que, ao que tudo indica, está de partida para o WRC 2014. Disputado em bons pisos de terra, a prova sediada em Mikolajki trará, em princípio, alguma emoção de volta a este campeonato e promete ser um verdadeiro confronto de gerações ao opor equipas com os ‘velhos’ S2000 aos mais recentes RRC ou R5.
Grande favorito à vitória, Robert Kubica regressa à série proposta pelo Eurosport na prova realizada no seu país e é também o líder do grupo de pilotos com RRC. Enquanto o antigo piloto de F1 tripula o seu habitual Citroën DS3, os seus conterrâneos Krzysztof Holowczyc e Michal Solowow, que interrompe a sua ‘reforma’ da modalidade, surgem ao volante de Ford Fiesta RRC. Já o atual campeão polaco, Kajetan Kajetanowicz, Michal Kosciuszko e Martin Kangur recorrem aos mais recentes Ford Fiesta R5.
Mais numeroso é o grupo de pilotos com os tradicionais S2000. É também nesta ‘classe’ que se irão defrontar novamente os dois primeiros classificados do campeonato. Depois das vitórias na Bélgica e Rep. Checa, Jan Kopecky tudo fará para, com o Skoda Fabia S2000, evitar uma eventual recuperação de Craig Breen que regressa à competição após quase três meses de inatividade com o Peugeot 207 S2000 em que ouvirá as notas de andamento de Lara Vanneste.
Também com carros da marca gaulesa poderão brilhar Bryan Bouffier, um especialista das classificativas locais após vários anos de presença assídua no campeonato do país, e Jeremi Ancian, que faz equipa com Breen na Peugeot Rally Academy. Após muito tempo de ausência em provas internacionais, Yagiz Avci estará na Polónia com um Ford Fiesta S2000 enquanto Antonin Tlustak pretende levar o Skoda Fabia S2000 de novo aos lugares pontuáveis.
Neste rali, também pontuável para o campeonato polaco e lituano, surgem grandes reservas quanto ao comportamento do público. Várias vezes apelidados de ‘hooligans de leste’, os espetadores polacos poderão causar, à semelhança do que aconteceu há duas semanas na Rep. Checa, vários problemas aos organizadores num evento cuja popularidade surge acrescida pela primeira presença de Robert Kubica na sua nova abordagem ao desporto automóvel.
HORÁRIO
DIA 1, Sábado, 14 de setembro
Partida 07h30
PE 1, Talty 1 (14,54 km) 07h48
PE 2, Baranowo 1 (17,51 km) 08h40
Reagrupamento 09h53
PE 3, Mragowo 1 (25,16 km) 10h36
Reagrupamento 11h52
Assistência A 12h22
PE 4, Talty 2 13h10
PE 5, Baranowo 2 14h02
Reagrupamento 14h38
PE 6, Mikolajki (2,50 km) 15h11
Assistência B 15h14
Reagrupamento 16h23
PE 7, Mragowo 2 17h06
Reagrupamento 18h22
Assistência C 18h32
DIA 2, Domingo, 15 de setembro
Assistência D 04h50
PE 8, Biskupiec 1 (15,58 km) 06h05
PE 9, Uzranki 1 (15,14 km) 07h17
Reagrupamento 08h53
PE 10, Mateuszek1 (26,02 km) 09h06
Reagrupamento 10h25
Assistência E 12h35
PE 11, Biskupiec 2 14h05
PE 12, Uzranki 2 15h17
Reagrupamento 16h53
PE 13, Mateuszek 2 17h06
Reagrupamento 18h25
Pódio 18h40
Nota: Hora portuguesa
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI