Vai amanhã para a estrada a oitava prova do Mundial de Ralis de 2015, e uma das mais esperadas pelos pilotos todos os anos. Mais habituadas às altas velocidades depois do Rali da Polónia, as equipas que competem no WRC chegam ao Rali da Finlândia onde vão, novamente, andar muito depressa e desta feita têm ainda mais saltos impressionantes para dar.
Naquela que foi, anos a fio, a prova mais rápida do WRC, Jari-Matti Latvala chega como vencedor do ano passado, mas o campeão do mundo e líder do campeonato, Sébastien Ogier, quem detém o estatuto de favorito. O francês está concentrado em fechar as contas do título a seu favor o mais depressa possível e já garantiu que somará todos os pontos possíveis até alcançar tal feito. A prova começa já na quinta-feira com uma super-especial em Jyvaskyla e termina no domingo com uma classificativa disputada por duas vezes. O Rali da Finlândia pontua, ainda, para o WRC2, para o WRC3, para o JWRC e para o troféu DMack.
Citroën
Os dois pilotos da Citroën estão sob pressão. As recentes declarações do patrão da equipa, Yves Matton, foram claras. A marca não tem lugar para os dois em 2016 e procura quem lhe dê mais garantias de resultados. É neste contexto que Mads Ostberg e Kris Meeke vão para o Rali da Finlândia. Ambos sabem que têm disputar os lugares cimeiros e dar pontos à marca para que esta consolide o segundo lugar no campeonato de construtores. Só resultados que ajudem a alcançar esse objetivo podem fazer o responsável belga re-equacionar e dar nova oportunidade aos pilotos em 2016. Para além do norueguês e do britânico, a Citroën inscreve um terceiro DS3 WRC para Al-Qassimi que não esteve na Polónia.
Hyundai
Enquanto espera pela versão mais atual do Hyundai i20 WRC, Hayden Paddon tem conquistado as atenções no seio da formação sul-coreana. Os recentes bons resultados – foi o melhor dos Hyundai nas últimas três provas do campeonato – colocam-no em destaque mas o neozelandês rejeita que tenha passado a protagonista. O piloto do terceiro carro da Hyundai garante que Thierry Neuville continua a marcar o padrão a seguir na equipa e mantém o estatuto de principal piloto.
M-Sport
Motivado com o terceiro lugar no pódio, Ott Tanak chega à Finlândia com a noção de que pode voltar a destacar-se pela positiva. Depois de um início de temporada muito difícil, o estónio está, finalmente, a dar razão a quem confiou no seu valor, nomeadamente o patrão da M-Sport, Malcolm Wilson. O inglês acredita que o nível de confiança e a forma ‘descontraída’ como Tanak vive o atual momento só o vai ajudar a obter mais e melhores resultados. Por outro lado, Elfyn Evans continua à procura de resultados e de evitar os percalços vividos nas últimas provas.
Volkswagen
Campeão em título e líder do campeonato, Sébastien Ogier bateu o recorde de velocidade na tradicional especial Ouninpohja em 2013 e no ano em que esta classificativa volta ao itinerário do Rali da Finlândia, o francês quer alcançar a segunda vitória na prova depois do triunfo na mesma temporada em que quebrou o recorde mencionado. Mas pela frente tem o seu colega de equipa, Jari-Matti Latvala que já tem dois triunfos no currículo, 2010 e 2014. A Volkswagen garante que não há ordens de equipas e também Andreas Mikkelsen tem carta branca para procurar a vitória.
BREVES
O líder do WRC2, Jari Ketomaa vai falhar o rali do seu país. O finlandês foi aconselhado pelo oftalmologista a parar para recuperar de uma lesão no olho causada no acidente sofrido no último dia do Rali de Portugal. No seu lugar, vai competir Jarkko Nikara.
Juho Hanninen volta ao WRC. O piloto participa no Rali da Finlândia com um Ford Fiesta depois de no ano passado ter envergado as cores oficiais da Hyundai.
Os WRC andam, em média, 30 segundos no ar e dão 77 saltos no mítico troço de Ouninpohja, que está de regresso ao percurso do Rali da Finlândia. A velocidade média é superior a 130 km/h.
O percurso competitivo do Rali da Finlândia deste ano tem um total de 319 quilómetros.
São 88 os inscritos nesta prova pontuável para o campeonato do mundo de ralis. Destes, 18 são WRC.
Quentin Gilbert e Ole Christian Veiby chegam à Finlândia empatados no comando do WRC3. Ambos têm 50 pontos.
Na sexta-feira, as equipas fazem nove especiais sem qualquer assistência intermédia.
Momentos antes do início do rali, antigos campeões, ou os seus representantes, do mundo finlandeses vão plantar 11 árvores em sua homenagem. É a criação de uma pequena floresta que presta tributo a nomes como Ari Vatanen, Timo Salonen, Hannu Mikkola, Tommi Makinen, Juha Kankkunen, Marcus Grönholm, ou ainda Henri Toivonen ou Markku Alen.
Horário
Dia 1 (1ª parte) 5ª feira 30 de julho
Partida (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 16h42
PE1, Harju 1 (2,27km) 17h00
Assistência A (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 17h30
Dia 1 (2ª parte) 6ª feira 31 de julho
Assistência B (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 5h30
PE2, Pihlajakoski 1 (14,51 km) 7h28
PE3, Pa¨ija¨la¨ 1 (23,38 km) 8h36
PE4, Ouninpohja 1 (34,39 km) 9h29
PE5, Himos 1 (5,40 km) 10h42
PE6, Pihlajakoski 2 (14,51 km) 12h48
PE7, Pa¨ija¨la¨ 2 (23,38 km) 13h36
PE8, Ouninpohja 2 (34,39 km) 14h29
PE9, Himos 1 (5,40 km) 15h42
PE10, Harju 2 (2,27km) 17h00
Assistência C (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 17h30
Dia 2 sábado 1 de agosto
Assistência D (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 5h00
PE11, Mo¨kkipera¨ 1 (13,84 km) 6h08
PE12, Jukoja¨rvi 1 (21,25 km) 7h26
PE13, Surkee 1 (14,95 km) 9h03
PE14, Horkka 1 (15,30 km) 9h56
Assistência E (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 11h14
PE15, Mo¨kkipera¨ 2 (13,84 km) 12h37
PE16, Jukoja¨rvi 2 (21,25 km) 13h55
PE17, Surkee 2 (14,95 km) 15h32
PE18, Horkka 2 (15,30 km) 16h25
Assistência F (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 17h40
Dia 3 domingo 2 de agosto
Assistência G (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 6h45
PE19, Myhinpa¨a¨ 1 (14,40 km) 8h43
PE20, Myhinpa¨a¨ 2 Power Stager (14,40 km) 11h43
Assistência H (Jyva¨skyla¨ Paviljonki) 13h11
Nota: Hora portuguesa
Veja os vídeos em www.autosporttv.pt – CLIQUE AQUI
para aceder









