Rali de Portugal poderá integrar IRC em 2008

Por a 24 Julho 2007 11:50

Apesar de exibir a melhor pontuação dos Observadores entre as oito primeiras provas já realizadas, a continuidade do Rali de Portugal no Campeonato do Mundo permanece ainda uma incógnita.

Embora confiante num desfecho positivo em relação à decisiva reunião do Conselho Mundial da FIA, em Outubro próximo, altura em que será finalmente divulgado o calendário do Mundial de 2008, a Organização do Rali de Portugal começou já a preparar o futuro, procurando uma alternativa ao WRC. Assim, aproveitando a presença dos responsáveis pelo Eurosport no Circuito da Boavista, aquando da visita do WTCC ao Porto, Carlos Barbosa, presidente do ACP, reuniu-se com os Organizadores do IRC para indagar custos e a possibilidade da sua prova integrar esta competição no próximo ano.

Embora receptivos a esta hipótese, os Organizadores do IRC manifestaram, porém, o desejo de alargar o possível contrato até 2010, de forma a garantirem alguma estabilidade no calendário. Só que este cenário não agrada naturalmente ao ACP Motorsport, que tem garantida uma vaga no Mundial de 2009.

Em todo o caso, o negócio estará sempre dependente do desfecho do próximo Conselho Mundial, razão pela qual estão já preparadas duas versões diferentes da prova: uma com formato WRC, mantendo 3 etapas, embora com ligeiras alterações ao figurino deste ano, e uma outra de apenas dois dias, semelhante ao esquema apresentado em 2005 e 2006.

Calendário discutido amanhã

Caso os piores receios se confirmem e o Rali de Portugal seja mesmo afastado do Mundial de 2008, então uma outra questão se coloca, na medida em que o Rali Vinho Madeira tem ainda mais um ano de contrato com o IRC, nunca podendo ser afastado do calendário em detrimento do Rali de Portugal. Caberá então ao Eurosport decidir se duas provas disputadas num mesmo país poderão integrar a competição em 2008, algo que poderá ser clarificado já na próxima quarta-feira, dia em que o Conselho Mundial da FIA se reunir em Paris para discutir a calendarização do IRC e WTCC, as duas competições tuteladas pelo canal televisivo.

Em relação ao IRC, a proposta que será levada ao Conselho prevê um alargamento de nove para 12 a 13 ralis (com as Astúrias e o México a constituírem as principais novidades), sendo que destes apenas contariam os oito melhores resultados.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado