Rali Barum Zlin: Quem bate Kopecky?
Arranca hoje ao fim da tarde o Barum Czech Rally Zlin, sétima prova do ERC, um evento em que marcam presença cerca de 140 concorrentes, entre eles o português Diogo Gago, que luta pelo vice-campeonato no ERC Júnior.
Depois do seu domínio entre os RC2 no Rali da Alemanha, Jan Kopecky arranca novamente como favorito pois o checo que traz de volta a Skoda oficial a este campeonato é um perfeito conhecedor das estradas do sul da Morávia em que já triunfou por diversas vezes. Com bom ritmo da última prova do WRC, em que perdeu o segundo posto no grupo devido a um furo, irá também Craig Breen com um 208 T16 da Peugeot Rally Academy com que pretende recuperar a liderança do campeonato perdida na Estónia.
A defender o comando estará o polaco Kajetan Kajetanowicz com o habitual Ford Fiesta R5 com que já testou este ano na Rep. Checa e que terá um forte apoio dos seus conterrâneos pois este rali disputa-se a apenas 90 km da fronteira com o seu país. A prova de Zlin será apenas o segundo rali em asfalto de Alexey Lukyanuk que regressa aos comandos dum Ford Fiesta R5 com que já surpreendeu e pretende manter o terceiro posto nesta série. Numa lista com 22 concorrentes em R5 e S2000 destacam-se ainda Robert Consani num Citroën DS3 R5, Charles Martin em Peugeot 208 T16, Sepp Wiegand num Skoda Fabia S2000, Hermann Neubauer com o Ford Fiesta S2000, Raul Jeets num Ford Fiesta R5 e Hermen Kobus com Skoda Fabia R5.
O que todos eles terão que ter em conta é o forte contingente de pilotos locais, sempre muito fortes nesta prova, que inclui Vaclav Pech, vencedor em 2014 com um Mini JCW RRC, Jaromir Tarabus que estreia um Skoda Fabia R5, modelo também usado por Tomas Kostka, Miroslav Jakes num Citroën DS3 R5, Roman Odlozilik em Ford Fiesta R5 e ainda Pavel Valousek, Jan Cerny, Martin Vicek, Jan Jelinek, Antonin Tlustak e Martin Hudec, todos em Skoda Fabia S2000.
O painel do ERC3 é muito forte com 19 inscritos, 14 dos quais integrados no ERC Junior, competição que tem na Rep. Checa o último evento pontuável do ano. Com Emil Bergkvist já campeão, cinco pilotos lutam para ser vice-campeão, Ralfs Sirmacis, Steve Rokland, Chris Ingram, Marijan Griebel e Diogo Gago. Naquela que deverá ser a sua última prova deste ano, o algarvio está consciente das “inúmeras dificuldades que vou encontrar num rali muito difícil. Vou tentar dar o meu melhor e, conforme estiver classificado, estabelecer metas ou objetivos”.
Na qualificação, Kopecky foi o mais rápido e ganhou o direito de ser o piloto que escolhe em primeiro lugar a sua ordem de partida. Eis os tempos da qualificação:
1. Jan Kopecky 2:51,7 s.
2. Aleksiej Lukjaniuk + 0,1 s.
3. Waclaw Pech jr. + 0,6 s.
4. Kajetan Kajetanowicz + 0,8 s.
5. Robert Consani + 1,5 s.
6. Craig Breen + 1,8 s.
7. Tomas Kostka + 2,4 s.
8. Jaromir Tarabus + 2,8 s.
9. Pawel Valousek + 3,8 s.
10. Hermen Kobus + 4,1 s.
HORÁRIO
DIA 1 SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO
Qualifying Stage 08h15
Cerimónia de Partida 16h00
PE 1, SSS Zlin (9,51 km) 20h15
DIA 2 SÁBADO, 29 DE AGOSTO
Partida 07h00
Reagrupamento 07h25
Assistência A 07h28
PE 2, Slusovice 1 (16,05 km) 08h46
PE 3, Pindula 1 (18,43 km) 09h24
PE 4, Majak 1 (13,72 km) 10h17
Reagrupamento 10h47
Assistência B 11h37
PE 5, Kudlovice 1 (17,97 km) 12h40
PE 6, Slusovice 2 14h13
PE 7, Pindula 2 14h51
Reagrupamento 15h46
Assistência C 16h16
PE 8, Majak 2 17h19
PE 9, Kudlovice 2 17h57
Assistência D 18h47
DIA 3 DOMINGO, 30 DE AGOSTO
Assistência E 06h20
PE 10, Semetin 1 (11,74 km) 07h38
PE 11, Trojak 1 (23,01 km) 08h11
PE 12, Zlutava 1 (8,93 km) 09h14
Reagrupamento 09h39
Assistência F 10h19
PE 13, Semetin 2 11h52
PE 14, Trojak 2 12h25
PE 15, Zlutava 2 13h28
Reagrupamento 13h53
Assistência G 13h56
Reagrupamento 14h41
Pódio 15h00
Nota: Hora de Portugal Continental
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI