Quem bate Sébastien Ogier no Rali da Argentina?
Depois do Vodafone Rally de Portugal e de três semanas de intervalo, o WRC está de regresso e agora ao exigente palco do Rali da Argentina, disputado num formato de semi-maratona.
Com pisos molhados ou secos, Sébastien Ogier e a Volkswagen voltam a ser os favoritos, num dos poucos cenários onde nunca ganharam e onde podem mesmo quebrar o recorde de vitórias consecutivas da Citroën, datado de 2011.
O ano passado, Ogier liderou mas saiu da estrada e terminou em segundo, enquanto Latvala se atrasou com um furo. Mas em 2014, o mais provável é que o francês some mesmo a sua quarta vitória em cinco possíveis, mesmo que se atrase no primeiro dia por abrir a estrada, a menos que Latvala volte a superar-se e faça uma exibição de luxo como fez na Suécia onde venceu. Quanto a Andreas Mikkelsen, dificilmente interferirá na luta pela vitória, mas será um piloto a ter em conta para discutir as posições seguintes.
A Citroën venceu o Rali da Argentina nos últimos nove anos, oito dos quais com Sébastien Loeb a guiar um dos seus carros! Foi, de resto, em solo argentino a derradeira vitória de Loeb no WRC e, curiosamente, também a de Carlos Sainz (26ª), inserido também na estrutura então comandada por Guy Fréquelin. Mas isso faz parte do passado e agora a equipa de Yves Matton enfrenta novos desafios e mais uma vez partirá com o objectivo de interromper a hegemonia da VW. Uma meta difícil mas não impossível, sobretudo, porque, de facto, os DS3 sempre se deram bem com as especificidades do terreno argentino. Resta saber, até que ponto a ‘culpa’ foi de Loeb.
Na M-Sport, a boa prestação de Hirvonen em Portugal fez com que o índice de confiança no Fiesta voltasse a aumentar e se o finlandês acertar nas escolhas de pneus poderá voltar a ser um importante foco de pressão para os homens da VW, enquanto a Elfyn Evans será mais difícil brilhar por se tratar da sua estreia nos troços argentinos. Expectante será a atuação de Rober Kubica que saiu de estrada nos últimos cinco ralis do WRC em que participou (desistindo em quatro deles) e que já anunciou que, na Argentina, abandonará a tática do ‘maximum attack’
Para a Hyundai trata-se de mais um desafio. Com alterações face ao plano inicialmente previsto, Dani Sordo ocupará o lugar de Juho Hanninen, naquela que deverá ser a última prova que a formação sul coreana abordará apenas com dois i20 mas é em Thierry Neuville que continuam a recair as esperanças num resultado de destaque, quem sabe inspirado pelas paisagens do outro lado do Atlântico, como aconteceu no México, onde obteve o quarto lugar, a melhor classificação do i20 WRC até agora.
Horário
8 de maio, quinta-feira
Assistência (Carlos Paz) 19h35
PE 1, Super Especial Fernet Branca 1 (6,04 km) 20h00
Parque Fechado 20h25
9 de maio, sexta-feira
Assistência A (Carlos Paz) 11h08
PE 2, Santa Catalina/La Pampa 1 (27,09 km) 13h08
PE 3, Ascochinga/Agua de Oro 1 (51,88 km) 13h51
Assistência B (Carlos Paz) 16h18
PE 4, Santa Catalina/La Pampa 2 (27,09 km) 18h41
PE 5, Asconchinga/Agua de Oro 2 (51,88 km) 19h24
Assistência C (Carlos Paz) 21h46
10 de maio, sábado
Assistência D (Carlos Paz) 10h25
PE 6, San Agustin – Villa del Dique 1 (39,99 km) 12h33
PE 7, Amboy – Yacanto 1 (39,16 km) 09h41
Assistência E (Carlos Paz) 16h36
PE 8, San Agustin – Villa del Dique 2 (39,99 km) 18h59
PE 9, Amboy – Yacanto 2 (39,16 km) 20h07
PE 10, Super Especial Fernet Branca 2 23h03
Flexi Assistência F (Carlos Paz) 23h38
11 de maio, domingo
Assistência G 10h48
PE 11, Giulio Cesare – Mina Clavero 1 (22,07 km) 12h56
PE 12, El Condor – Copina (16,32 km) 14h14
PE 13, Giulio Cesare – Mina Clavero 2 (22,07 km) (Power Stage) 15h17
Assistência H (Carlos Paz) 18h28
Nota: Hora portuguesa
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI