PWRC 2007: Os protagonistas

Por a 8 Fevereiro 2007 16:38
PWRC 2007: Os protagonistas

O Campeonato de Mundo de Produção (PWRC) disputa-se em paralelo com o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e está aberto a veículos de Grupo N, que na realidade são carros quase de série, cujas principais modificações face a estes estão relacionadas com aspectos de segurança.

O PWRC foi lançado em 2002, como o sucessor do campeonato FIA de Grupo N, e atrai condutores de nações de todo o mundo. Nos últimos 3 anos esteve inscrita uma selecção de diferentes nacionalidades, chegando a representar 14 países numa só época cobrindo a Ásia Pacífico, a Europa, o Médio Oriente e as Américas.

Os condutores de PWRC enfrentam as mesmas classificativas que as equipas do WRC disputando 8 dos 16 ralis que constituem o campeonato do mundo. No entanto, para a classificação final do PWRC apenas pontuam os resultados obtidos nas 6 provas nomeadas no inicio da época.

O campeonato de PWRC tem sido dominado pelos Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza de Grupo N, que têm travado algumas batalhas épicas pela vitória. No entanto, em 2007, os veículos da nova categoria S2000 também pontuam no PWRC.

A Fiat e a Peugeot foram as primeiras marcas a construir carros nesta categoria. Os regulamentos técnicos da categoria S2000 foram construídos por forma garantir igualdade de performances face aos carros de Grupo N e um comité de peritos terá o poder para alterar o peso mínimo dos carros ou outras variáveis, para manter o equilíbrio em termos de performance.

Para o PWRC de 2007 estão inscritas 23 equipas em representação de 14 países, num campeonato que promete ser o mais disputado e competitivo dos últimos anos.

A lista de inscritos inclui pilotos já com larga experiência em Ralis do Campeonato do Mundo, tanto ao volante de carros de Grupo N, como de veículos WRC. Entre os estes destaque para:

Nº 39 – Nasser AL-ATTYIAH – Subaru Impreza Spec-C
Nacionalidade: Qatar
Idade: 36
Actual campeão do mundo de PWRC
Piloto oficial BMW no último Lisboa-Dakar, tendo vencido uma etapa e terminado no 6º Lugar

Nº 34 – Mark HIGGINS – Mitsubishi Lancer EVO IX
Nacionalidade: Inglaterra
Idade: 35 Anos
Campeão de Inglaterra de Ralis 1997 & 2005

Nº 36 – Juho HÄNNINEN –
Nacionalidade: Finlândia
Idade: 26 Anos
Vencedor Rali Suécia 2006 em Grupo N
Vencedor Rali Sardenha 2006 em Grupo N

Nº 38 – Kristian SOHLBERG – Subaru Impreza WRX STI
Nacionalidade: Finlândia
Idade: 28 Anos
Piloto Oficial Mitsubishi WRC em 2004
6º lugar Absoluto Rali Sardenha 2006 em Subaru Impreza WRC

Armindo Araújo/Miguel Ramalho disputarão o PWRC com o número 46, numa aposta única de conquistar o título máximo logo no primeiro ano de participação. Dispondo do Mitsubishi Lancer Evolution IX com que foram campeões nacionais de Ralis em 2006, a Equipa portuguesa irá tentar contrariar o favoritismo das equipas mais experientes do PWRC sendo o desconhecimento dos troços o seu maior ‘handicap’.

Calendário PWRC

1ª Prova 9-11 Fevereiro Uddeholm Rally da Suécia (.*)
2ª Prova 9-11 Março Corona Rally do México
3ª Prova 4- 6 Maio Rally da Argentina
4ª Prova 1 -3 Junho Acropolis Rally da Grécia (.*)
5ª Prova 31-Ago – 2 Set Propecia Rally da Nova Zelândia (.*)
6ª Prova 26 – 28 Outubro Rally do Japão (.*)
7ª Prova 16 – 18 Novembro Rally da Irlanda (.*)
8ª Prova 30 Nov- 2 Dez Rally da Grã-Bretanha (.*)

(.*) Provas em que Armindo Araújo estará presente

últimas Ralis
últimas Autosport