Presidente da Toyota perspetiva WRC talvez já em 2014

Por a 23 Junho 2012 19:22

Há algum tempo que se fala num projeto em desenvolvimento dum Yaris WRC, mas tudo está ainda no segredo dos deuses: “O nosso objetivo é o WRC, e esperamos que seja possível já em 2014. Precisamos de entrar no jogo, desenvolver motores e homologar um carro. O futuro é para já desconhecido mas temos de colocar um projeto nos ralis em marcha. Temos conversado com a FIA, mas para chegar ao WRC são precisos vários passos. Recordo que ao parar em 1999 a Toyota perdeu pessoas e ‘know how’ a esse nível. Portanto, temos de ‘reconstruir’ isso tudo.”, referiu Kinoshita, presidente duma marca com grande história na modalidade.

Recorde-se que a herança da Toyota nos ralis remonta aos anos 70, as vitórias surgiram nos anos 80, mas a marca só se tornou numa super potência dos ralis nos anos 90, com o Toyota Celica GT-Four e Carlos Sainz.

O Toyota japonês nos ralis

Recentemente, a Toyota regressou aos ralis no japão, no Tour de Kyushu com o seu modelo GT 86, um carro de tração traseira e um motor de dois litros de cilindrada, atmosférico. O piloto, Tatsuhiko Tsutsui, não é conhecido, mas a preparação do carro foi feita pela Gazoo Racing Team, que pertence ao… presidente da Toyota. Este projeto faz parte duma parceria entre a Toyota, Subaru e Scion (Subaru BRZ e Toyota 86 são iguais, a Scion é a marca para jovens nos EUA).

Entretanto, e a preceito do projeto WRC, tem-se falado do anúncio feito pela Toyota Alemanha, relativo ao desenvolvimento dum motor global, 1.6 litros turbo de injeção direta, o que levou de imediato à assunção que a Toyota se prepara para regressar ao Mundial de Ralis, o que agora ganhou ainda mais força com estas declarações de Yoshiaki Kinoshita.

Contudo, há questões que estão longe de ser claras, como por exemplo o carro que vai servir de base já que o Yaris não tem as medidas mínimas para o WRC (há uns anos a Peugeot ultrapassou essa questão no 206 WRC com o aumento dos para-choques). Será que as conversas com a FIA referidas por Yoshiaki Kinoshita têm também a ver com esta questão? Há muitas outras coisas para saber, como por exemplo se a Toyota se vai registar como Construtor, pois só dessa forma poderá homologar um World Rally Car. Questões a clarificar nos próximos tempos, pois a FIA continua ‘escaldada’ com a questão BMW/Prodrive.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado